Munchkin Longhair | CachorroGato

Guia de Raças

Munchkin Longhair

Quero esta raça

Ficha do Munchkin Longhair

Munchkin Longhair

O Munchkin é conhecido por suas pernas curtas, o que muitas vezes faz com que esse felino receba o apelido de “gato basset”. O nome da raça é provavelmente proveniente do povo anão Munchkin descrito na obra de L. Frank Baum, O Mágico de Oz. A mutação responsável pelas pernas curtas é espontânea e dominante. O Munchkin se apresenta nas variações Shorthair e Longhair, além disso. Seu corpo apresenta uma constituição normal com exceção das patas.

Com temperamento fácil, o Munchkin Longhair é um bom companheiro para pessoas que nunca tiveram um gato, solteiros, idosos e famílias com crianças. Inteligentes e ativos, o Munchkin não deixa suas pernas curtas limitarem seus saltos e seu alcance aos móveis mais altos. Aliás, os saltos são a única limitação da raça, pois sua locomoção é a mesma de qualquer raça de gato normal.

 

Origem

Gatos com as características do Munchkin foram observados na Inglaterra durante a década de 1930, no entanto os mesmos “desapareceram” durante a Segunda Guerra Mundial, sendo ocasionalmente citados após esse período na Rússia, onde recebeu o nome de “Stalingrad Kangaroo cat” por causa do seu jeito de sentar. A raça como conhecemos hoje foi apresenta no ano de 1991, no Madison Square Garden em Nova York. Esse Munchkin atual é proveniente de uma gata negra do estado da Louisiana, tendo sua história datada de 1982.

O reconhecimento da raça Munchkin veio pela TICA em 1995. A raça é bastante controversa, pois alguns criadores acreditam que o Munchkin não devia ser aceito como uma raça. Por este motivo algumas associações felinas, como a CFA e a ACFA, não aceitam o Munchkin. Esse gato é raro até mesmo nos Estados Unidos.

 

Comportamento

Sociável, esse gato é bastante ligado ao seu dono, com quem apresenta um lado carinhoso. É ativo e gosta de brincadeiras, não deixando as pernas curtas limitarem suas peripécias, usando moveis mais baixos para alcançar os mais altos – as pernas curtas não atrapalham sua locomoção, mas impedem saltos altos. Seu temperamento costuma variar de exemplar para exemplar por causa do grande número de raças envolvidas em sua criação.

Os gatos da raça Munchkin Longhair costumam exigir atenção, não gostando de ficar longos períodos sozinhos. São ágeis e fazem o mesmo que a maioria dos gatos sem problemas, correndo rápido e escalando locais com habilidade, duas atividades que adoram praticar. São bons companheiros para crianças, cachorros e outros animais de estimação. Curioso, esse felino costuma sentar como um coelho e observar tudo o que acontece a sua volta, além de explorar cada canto que consegue chegar.  Sua personalidade se mantém como de um filhote por toda sua vida, sendo mais adequado o manter dentro de casa.

 

Aspecto

Apesar das pernas curtas, o gato Munchkin apresenta corpo médio, com ossatura mediana e musculatura desenvolvida, pesando entre 2,2 e 4 quilos. A cabeça possui formato de triangulo equilátero com contornos arredondados e é proporcional ao gato, o focinho é curto, com leve quebra e nariz é médio, as bochechas são proeminentes. As orelhas são levemente largas, de formato triangular, terminando em pontas arredondadas, os pelos do tipo Lince são aceitos apenas em exemplares Munchkin Longhair. Os olhos em formato de noz são grandes, inseridos um pouco afastados, a expressão é alerta e a cor não está relacionada com a pelagem do exemplar.

Tanto o Munchkin Longhair quanto o Munchkin Shorthair apresenta pelagem sedosa, em todas as cores e padrões e com subpelo, variando apenas o comprimento da pelagem e a presença de colar no gato Longhair. As patas são curtas, apresentando 1/3 do comprimento esperado para gatos normais, geralmente sendo iguais em comprimento, mas alguns casos as pernas traseiras são levemente maiores do que as dianteiras, as patas possuem músculos e ossos fortes e seus pés são medianos e redondos. A cauda é grossa e se afila em direção a ponta arredondada, bem guarnecida de pelo, em formato de pluma, fica portada ereta e alta quando o gato Munchkin Longhair se movimenta.

 

Cuidados específicos

Sua manutenção é mais simples na variação de pelagem curta, ainda assim o Munchkin Longhair exige apenas escovação frequente para manter sua pelagem sedosa e livre de pelos mortos.

 

Saúde

Mesmo possuindo as patas curtas, o gato da raça Munchkin Longhair não apresenta problemas em sua locomoção, sua única limitação causada por tal característica é sua habilidade de saltar, sendo assim, o gato dessa raça não salta tão alto quanto exemplares de outras raças. Há ainda quem defenda que essa característica leve a uma série de problemas de saúde, no entanto nenhum dos problemas foi confirmado até o momento, de maneira que o Munchkin é considerado saudável, não apresentando os mesmos problemas de espinha esperados em raças de cachorros como o Corgi e o Dachshund.


História do Munchkin Longhair

A raça Munchkin como se conhece hoje apresenta um origem recente, no entanto gatos de pernas curtas são descritos desde a década de 1930 na Inglaterra. Nessa época um veterinário registrou quatro gerações de gatos com essas características, mas essa linhagem se perdeu durante a Segunda Guerra Mundial. Na década de 1950, gatos com o mesmo aspecto foram registrados em Stalingrado, na Rússia, e receberam o nome de “Stanligrado Kangoroo Cat”, por sua forma de sentar, que lembrava um coelho. Já o Munchkin visto hoje em dia teve seu ancestral numa gata da Louisiana no inicio da década de 1980. Logo se notou que a raça era resultante de uma mutação genética dominante e espontânea.

O Munchkin Longhair e o Munchkin Shorthair são iguais, com exceção do comprimento de sua pelagem, e ambos são raros mesmo nos Estados Unidos. A raça é aceita pela TICA e apesar de se mostrar saudável apresenta muitas controversas devido suas patas curtas, de maneira que muitas associações felinas e criadores não a reconhecem. Essa é a única raça felina de pernas curtas.


Características do Munchkin Longhair

As patas do Munchkin correspondem a 1/3 do comprimento das patas de um felino de outra raça, mas tirando essa característica, sua aparência geral é igual à de outros gatos domésticos. As patas curtas não comprometem a mobilidade e habilidade deste gato, apenas o deixando menos capaz de dar saltos altos como outras raças. Isso não é um problema para o pequeno Munchkin, que utiliza sua inteligência e agilidade para usar moveis que alcança para chegar aos pontos mais altos da raça. As patas curtas também não geram qualquer problema de saúde.

O Munchkin Longhair é um felino carinhoso e bastante ligado ao dono, sempre tentando obter atenção com brincadeiras. Sociável, é um bom companheiro para outros animais de estimação e crianças. Sua manutenção envolve escovação mais frequente do que no Munchkin Shorthair, mas ainda assim é tranquila.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas