Mekong Bobtail | CachorroGato

Guia de Raças

Mekong Bobtail

Quero esta raça

Ficha do Mekong Bobtail

Mekong Bobtail

O Mekong Bobtail apresenta cauda bem curta, ou em alguns casos inexistente, devido uma mutação genética natural – característica que gera bastante debate entre os criadores de gatos. A sua pelagem curta geralmente apresenta o mesmo padrão da raça Siamês, sendo, portanto, colourpoint sem a presença da cor branca. O Mekong Bobtail é muitas vezes comparado ao Thai (conhecido como Siamês clássico), mas difere muito dessa segunda raça e não é permitido o cruzamento entre ambas.

Apesar de uma grande preocupação com raças de cauda curta, como o próprio Mekong Bobtail e raças como o Manx, não existe qualquer vinculo comprovado de que essa característica gere problemas de saúde ao gato portador do gene. O Mekong Bobtail é um felino de família, companheiro e com comportamento bastante comparado a de um cachorro.

 

Origem

A origem do Mekong Bobtail é muitas vezes relacionada à Tailândia, na época do reino de Siam, assim como muitas outras raças felinas – como o Siamese e o Burmese. Essa raça seria composta por felinos protetores dos templos, palácios e tesouros do reino, descrita nas lendas como um felino de olhos azuis intensos, cauda curta e pelagem na mesma coloração da raça Siamês. O gato Mekong Bobtail atual é originário da Rússia – país para o qual foi exportado e primeiramente reconhecido -, sendo resultante de uma mutação natural que leva a formação de cauda curta ou ausência de cauda, tendo sua história iniciada em 1883.

A raça Mekong Bobtail é amplamente distribuída em países asiáticos como o Vietnã, China, Irã, Iraque, entre outros, além de estar se espalhando por vários países da Europa, apesar de ser ainda considerada rara. As grandes associações felinas, principalmente as americanas, não reconhecem a raça. Atualmente apenas a World Cat Federation (WCF) possui padrão aprovado para o Mekong Bobtail. O nome Mekong é proveniente

 

Comportamento

Por ser um felino bastante amigável, o Mekong Bobtail costuma ser bom companheiro para crianças e outros animais de estimação, além de ser bastante ligado e afetuoso com humanos, sendo muito descrito como um gato de família. Esse bichano é leal e devotado ao seu dono, sem ser um gato de colo, combinando esse aspecto mais ligado a sua família humana com seu lado independente.

Sua personalidade é muitas vezes descrita como a de um cachorro, uma vez que ele é suficientemente inteligente para aprender a andar de coleira e brincar de pegar/perseguir, adorando brincadeiras. Muitas vezes os felinos dessa raça preferem morder a arranhar ao demonstrar raiva, ao contrário do que é comum nos felinos domésticos. O gato Mekong Bobtail é ativo e ágil, mas mantém um lado relaxado, sendo pouco comunicativo vocalmente.

 

Aspecto

O gato Mekong Bobtail é de médio porte, pesando geralmente entre 3,5 e 4,5 quilos. O corpo da raça é retangular, musculoso, se mantendo esguio e elegante em sua aparência. A cabeça apresenta contornos levemente arredondados, perfil curvo, o nariz é do tipo romano e existe uma ligeira quebra logo abaixo dos olhos, queixo firme. Os olhos são grandes e de formato oval e geralmente de cor azul intensa. As orelhas são grandes e largas, inseridas altas, apresentando as pontas levemente arredondadas.

A pelagem desse felino é curta, lustrosa e macia ao toque, possuindo pouco subpelo, sendo bem rente ao corpo. A coloração é bastante relacionada com a raça felina Siamese, ou seja, o Mekong Bobtail pode apresentar qualquer cor de ponto sem a presença de branco. Suas pernas são esbeltas, sendo as traseiras mais longas e musculosas do que as anteriores, os pés são ovais. Devido à mutação genética, os gatos Mekong Bobtail apresentam cauda bastante curta ou inexistente – ela não é visível, mas pode ser sentida ao toque -, nunca sendo igual para dois exemplares diferentes da raça pela presença de nós e curvas. A cauda deve possuir no mínimo três vertebras e nunca deve ultrapassar um quarto do comprimento do corpo do felino em questão.

 

Cuidados específicos

A pelagem curta e com pouco subpelo do Mekong Bobtail necessita de poucos cuidados, sendo a escovação semanal suficiente para remover possíveis pelos mortos e manter a pelagem lustrosa e macia ao toque, contribuindo para a aparência saudável do gato.

 

Saúde

Devido a sua cauda curta é bastante indicado que a raça felina Mekong Bobtail seja acompanhada pelo risco de problemas de deformidade em sua coluna e problemas neurológicos, apesar de ainda não ter sido relacionado qualquer doença a sua genética – ao contrário do que acontece com a raça Manx, proveniente de um gene diferente. A raça vive uma média de 15 a 20 anos, sendo considerada bastante saudável.

 

Imagem: Alex Opryatin


História do Mekong Bobtail

A raça é Mekong Bobtail é uma das diversas raças que já surgiram na Tailândia e possuem uma história bastante antiga, iniciada na época que o país era conhecido como Reino de Siam. Esse gato era descrito por protetor de tesouros, dos palácios e templos da época, possuindo os olhos azuis e a pelagem com coloração colourpoint muito apreciada em outra raça também da antiga Siam, o Siamês.

O Mekong Bobtail é mais difundido em países do sudeste asiático, mas tem apresentado uma maior distribuição em vários países da Europa, sendo ainda considerado um felino raro. Seu primeiro reconhecimento ocorreu na Rússia, país para o qual foi primeiramente exportado, por volta de 1883. Atualmente nenhuma associação felina americana reconhece a raça, apenas a WCF possui um padrão para o Mekong Bobtail.


Características do Mekong Bobtail

O Mekong Bobtail é um felino com pelagem curta, nas cores esperadas na raça Siamese, ou seja, todas as cores colourpoint desde que não haja presença da cor branca em qualquer proporção. Sua característica mais marcante é, no entanto, sua cauda curta que deve possuir ao menos três vertebras e não ser maior do que um quarto do comprimento do gato Mekong Bobtail, apresentando nós e curvas, nunca sendo igual para dois exemplares da mesma raça.

O Mekong Bobtail é muitas vezes descrito como um felino de comportamento parecido com de um cachorro, podendo ser ensinado a andar de coleira e brincar de pegar. Ele é ativo, gosta de brincadeiras e ao mesmo tempo é relaxado, pouco comunicativo e muito ligado as pessoas.

 

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais