Manx | CachorroGato

Guia de Raças

Manx

Quero esta raça

Ficha do Manx

Manx

O Manx é uma das sete raças oficialmente reconhecidas de gatos que não tem cauda – total ou parcialmente. A raça possui algumas variedades, como é caso sos “Stumpy” cuja cauda é muito pequena e não deve passar de 3cm e dos “Rumpy” que não tem cauda nenhuma e possuem um orifício no final da coluna vertebral.

A criação do Manx é delicada e alguns cuidados devem ser tomados, pois alguns cruzamentos geram um gene letal que mata o filhote no útero da mãe. Seu temperamento faz com que ele seja um bom gato para diversos tipos de donos, pessoas com outros pets, famílias com crianças, solteiros, pessoas que nunca tiveram um gato, não importa, é muito provável que ele vá se adaptar a sua nova família sem problemas.

 

Origem

O Manx provavelmente veio da ilha de Man, uma ilha localizada no Mar da Irlanda. A origem dessa raça é incerta. Existem numerosas lendas, algumas improváveis, como a que fala da união de gatos com coelhos ou as que o relacionam com tempos remotos, com os antigos fenícios ou, inclusive com relatos bíblicos, como a mais popular, que conta que o primeiro Manx perdeu sua cauda quando a porta da Arca de Noé se fechou. O mais aceitável entre isso tudo é que a carência de cauda longa se deve a uma mutação ocasionada por um gene dominante que afeta toda a coluna vertebral.

Um gato de aparência parecida foi descrito por Russos, chineses e japoneses, levando a crença de que teve sua origem no Oriente Médio e a raça Manx teria chego ao Europa através de navegadores espanhóis. Sua popularidade na Inglaterra começou por volta do século XIX, no entanto a raça não é aceita para shows no país. Tanto a federação Internacional Felina (FIFe) como a Cat Fancier Association (CFA) reconheceram a raça oficialmente nos anos 30.

 

Comportamento

O Manx é um gato tranquilo e equilibrado. Geralmente descarrega sua afeição a um só dono, ainda que se dê muito bem com os outros membros da família, especialmente com as crianças, já que, nas raras ocasiões que perde a paciência, prefere se retirar tranquilamente ao invés de usar as garras.Outro aspecto para levar em conta é sua natureza caçadora, consequência direta de sua alimentação que, durante séculos, foi à base de roedores. O Manx gosta de brincar e é muito inteligente, aprendendo com facilidade a ter acesso aos locais que possuem algo que o atrai.

É um gato que se adapta com facilidade a mudanças no seu estilo de vida. Aceita bem a convivência com outros animais. O gato Manx gosta de observar tudo do alto, então se não conseguir encontra-lo procure em cima de prateleiras e armários, existe grandes chances de ele estar por ali. Se você tornar a pessoa preferida de um gato dessa raça é muito provável que você ganhe uma sombra extra toda vez que se mover. São gatos quietos, mas que podem se tornar bastante vocais quando desejam.

 

Aspecto

O Manx é um gato de aspecto compacto, volumoso e arredondado, lhe dando uma aparência rechonchuda. A cabeça é larga, redonda e robusta. Seus bigodes são grandes, seu nariz é médio, não sendo arrebitado e também não apresenta quebra. Os olhos são grandes, redondos e levemente oblíquos, em tons de acordo com a pelagem, brilhantes. As orelhas são médias, inseridas bem separadas e com pontas arredondadas. Gatos dessa raça demoram cerca de cinco anos para atingirem sua maturidade completa.

A cauda (ou a falta dela) é sua grande marca registrada.São aceitos cinco tamanhos, apesar de que em concursos só sejam aceitos três:Rumpy com ausência total de cauda com uma concavidade na região;Riser com três vértebras coccídeas e nenhuma caudal;Stumpy com uma, duas ou três vértebras móveis, formando uma cauda em forma de nó;Longy com cauda curta, apesar de normal; Tailed com cauda normal.Outra característica importante do gato da raça Manx é a assimetria de suas extremidades, as patas posteriores são mais longas que as anteriores. Este feito lhe dá um movimento característico quando corre, lembrando a corrida de um coelho.Possuem pelagem curta, densa e dupla, com bastante buço, basicamente em qualquer cor e padrão. Existe ainda a variação com pelagem semi-longa que recebe o nome de Cymric, sendo uma raça individual.

 

Cuidados específicos

Não necessita de um cuidado muito escrupuloso, por seu pelo curto bastará escová-lo de vez em quando para evitar o acumulo de pelo morto.

 

Saúde

Nos cruzamentos de Manx existe um grande risco de que ocorra algum gene mortal. A consanguinidade pode causar má formações muito graves e irreversíveis em gatos.  O aconselhável é cruzar o Manx com gatos de raças que possuam cauda, como o American Shorthair. De resto, deve-se destacar que são gatos que vivem muito, com uma genética favorável, gozando de uma saúde excepcional.


História do Manx

A origem misteriosa dessa raça não é nada entediante. Um mito popular interessante é que o Manx chegou atrasado a Arca de Noé e acidentalmente perdeu a cauda quando bateram a porta. Outra lenda popular diz que eles nadaram para a costa de um navio naufragado da Armada Espanhola em 1588, mas a teoria mais aceita é que essa raça surgiu na Ilha de Man, localizada na costa da Inglaterra, centenas de anos atrás.

Descrita como uma das raças mais antigas do mundo, o Manx vem competindo por um lugar de honra na Cat Fanciers Association desde 1920. No entanto, apesar de adquirir popularidade na Grã Bretanha desde 1870, o Manx não é reconhecido em mostras felinas oficiais.


Características do Manx

O Manx normalmente não vai recusar um convite para brincar de pegar com você. Essa raça tende a seguir a pessoa favorita em todos os cantos da casa.É considerada uma raça destemida, sem ser atingida por muitos problemas genéticos.

Exemplares com pelo curto não precisam ser muito arrumados, mas os de pelo longo agradecem se forem escovados duas ou três vezes por semana.De estatura robusta, o Manx tem um dos menores torsos de qualquer raça felina, tendo também seu pescoço grosso e curto.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas