LaPerm Shorthair | CachorroGato

Guia de Raças

LaPerm Shorthair

Quero esta raça

Ficha do LaPerm Shorthair

LaPerm Shorthair

O gato LaPerm é um felino que normalmente apresenta pelagem longa e cacheada, com espirais lembrando um saca-rolhas, apesar dessa raça também possuir exemplares de pelos curtos, conhecidos como LaPerm Shorthair. Apresenta comportamento bastante interativo e é um gato muito procurado por pessoas que gostam de animais que se adaptem aos costumes do lar.

Sua personalidade marcante faz com que o LaPerm Shorthair desenvolva uma forte ligação afetiva com os donos e esteja sempre pronto para brincadeiras, até mesmo com estranhos. É uma boa raça para aposentados, pessoas que querem um gato de colo e famílias com crianças em idade escolar.

 

Origem

O gato LaPerm Shorthair é tido como uma raça nova. De origem americana, foi encontrada pela primeira vez em Oregon, em 1982, por Linda Koehl. Em uma ninhada, Linda observou que um dos gatos havia nascido careca e depois de algumas semanas, começaram a crescer pelos enrolados no gatinho. A partir de então Linda Koehl se dedicou a criação desses gatinhos. O nome LaPerm foi dado por Linda Koehl devido ao tipo de pelagem dessa raça. Aliás, a Sra. Koehl foi essencial para o reconhecimento e criação da raça.

Apesar dos pelos diferentes, não foi dada atenção a esse gato. Apenas 10 anos depois que começaram a prestar mais atenção a essa característica e iniciaram o acasalamento apenas entre gatos com essas mesmas peculiaridades. O primeiro exemplar provavelmente era descendente de um gato de celeiro, que gerou as novas particularidades. O gato LaPerm Shorthair é resultante de uma mutação genética de um gene dominante.

 

Comportamento

O LaPerm é um gato inteligente e curioso, que pensa em como conseguir e obter o que quer, usando as patas e a boca para alcançar e apanhar tudo que deseja. Eles vão muitas vezes seguir a sua liderança, isto é, se eles estão brincando ou ocupados com outras coisas e você decide se sentar e relaxar, basta pegar o seu LaPerm e sentar com ele, e ele vai ficar no seu colo devorando a atenção que você estiver disposto a dá-lo. É alegre e um excelente caçador. Não costuma miar muito, apresentando sua voz é doce.

São gatos ativos, a raça LaPerm Shorthair gosta de estar com você e participar de tudo o que você estiver fazendo, ficando envolvido em tudo que acontece por aí. Eles querem estar perto de você e irão segui-lo como um cão, passear em seus ombros e sentar ao seu lado no sofá enquanto você vê televisão. Eles vão chegar perto, e esfregar o rosto e as patas contra a sua cabeça, pescoço e rosto, mas sempre com muito carinho, gostando muito do contato olho com olho. O gato LaPerm Shorthair é gentil e afetuoso, com desejo pelo contato humano.

 

Aspecto

Corpo com comprimento médio a longo, musculatura bem desenvolvida, pesando 3,5 a 4,5 quilos os machos e 3 a 4 quilos as fêmeas. Cabeça em forma de cunha com contornos suaves e arredondados, de perfil é possível ver um ligeiro stop. Grandes orelhas em forma de concha com pelos encaracolados em torno da base que é larga, as pontas são levemente arredondadas. Olhos grandes em formato de amêndoa, ligeiramente afastados; a cor dos olhos não tem relação com a cor da pelagem e todas as cores dos olhos são aceitas.

Possuem pelos encaracolados, flexíveis, leves, arejados de tamanhos variados, desde pelo curto até pelo longo. No gato da raça LaPerm Shorthair o pelo é sedoso, macio e ondulado na região do abdômen e no dorso. Todos os padrões de tamanho e cores são permitidos. O pelo não embaraça facilmente. Como há pouco sub-pelo, o pelo com formato encaracolado mantém grande parte da pelagem morta presa ao corpo, ao invés de cair no chão e nos móveis. Tornam-se adultos em média com três anos, a pelagem enrolada começa a aparecer entre os 3 e 4 meses. Patas finas e longas, sendo as traseiras ligeiramente maiores que as dianteiras, pés redondos. A cauda é longa e fina em proporção ao tamanho do corpo, geralmente encaracolada e emplumada quando o animal possui pelo longo e em formato de escova quando o animal tem pelo curto.

 

Cuidados específicos

Não precisam de muitos cuidados, apenas banhos ocasionais e não necessitam de escovação diária. É necessário que o pelo do La Perm Shorthair seja escovado pelo menos uma vez na semana, para remover os pelos antigos. A pelagem encaracolada, só surge aos dois meses de idade, por isso, não se espante se o filhote não apresentar nenhum pelo.

Outra curiosidade interessante do gato LaPerm Shorthair é que ao menos uma vez na vida, eles ficam totalmente sem pelos. Essa ocorrência normalmente é observada quando ainda são filhotes ou quando as fêmeas estão no cio. Quando a pelagem cresce novamente, é mais bonita e vistosa.

 

Saúde

O LaPerm Shorthairé um gato com saúde excelente, e sem nenhuma predisposição a doenças.


História do LaPerm Shorthair

No verão de 1982, nos Estados Unidos da América, em um grande pomar de cerejas de uma fazenda localizada perto de Oregon, uma gata parda chamada Speedy, deu a luz a seis gatinhos. Os proprietários, Richard e Linda Koehl, notaram que um dos filhotes, uma fêmea, nasceu totalmente sem pelo, e pesava menos que seus irmãos de ninhada, mas tinha um corpo mais longo e orelhas maiores. O gatinho se desenvolveu, e em cerca de oito semanas de idade os pelos macios e encaracolados começaram a aparecer em seu corpo. Ela foi apropriadamente batizada Curly (ondulada, em inglês) e sua dona descobriu que ela não só tinha uma pelagem única, mas também tinha uma personalidade encantadora.

Quando a gatinha Curly alcançou a idade reprodutiva, produziu sua própria ninhada de cinco machos malhados, sendo que todos nasceram sem pelo e, como em sua mãe, aos oito meses, nasceram pelos encaracolado em todo corpo. Embora os Koehls não soubessem disso na época, o pelo encaracolado do LaPerm Shorthair é regido por um gene dominante, portanto, apenas um dos pais precisa do gene para produzir descendentes com pelos encaracolados. Ao longo dos próximos cinco anos, a familia Koehls não fez nenhum esforço para evitar o cruzamento de Curly e de suas ninhadas, apenas deixou a natureza seguir seu curso. E já que a natureza dita que os gatos domésticos se reproduzem em um ritmo incrivelmente rápido, os Koehls logo tiveram uma colônia grande e diversificada, em uma infinidade de cores e padrões. Infelizmente, Curly desapareceu uma noite e nunca mais voltou, mas seu legado continua.

Depois de ler sobre raças de gato, Linda Koehl percebeu que seus gatos tinham padrões únicos, e decidiu apresentá-los em uma exposição de gatos. Ela nomeou a raça de LaPermque significa "ondulado" em várias línguas. Em 1992, ela levou quatro LaPerms a um show CFA em Portland, Oregon. Sua caixa de transporte com diversos LaPerm, foi logo cercada por uma multidão de curiosos e cativou amantes de gatos. Linda Koehl, motivada pelo entusiasmo dos amantes de gatos, começou a frequentar exposições regularmente. Com a ajuda de geneticistas e outros criadores que também estavam fascinados, ela fundou o Gatil Kloshe, começando um programa de melhoramento, e o processo longo e complicado de ganhar reconhecimento para o LaPerm Shorthair e Longhair. A CFA reconheceu a raça, e em 1995 a TICA também.


Características do LaPerm Shorthair

Quanto ao comportamento, o exemplar da raça LaPerm Shorthair é muito dócil e carinhoso, sendo muito apegado ao dono e um ótimo gato para companhia. Por ser dócil, consegue se adaptar a diferentes ambientes, sendo altamente recomendado pra viver em apartamentos e conviver com outros animais.

A principal característica física do LaPerm Shorthair é a pelagem cacheada. Esses gatos são conhecidos pela forte ligação com os seres humanos. Da mesma forma como os cães, podem escolher uma ou duas pessoas da casa para serem fiéis. Porém, são carinhosos com todos da família.

 O LaPerm Shorthair é um animal muito afetuoso, companheiro e se dá muito bem com outros animais e crianças. Com uma personalidade dócil, adoram brincar com seus donos e têm grande respeito por eles. Diferentemente de outras raças, os LaPerm gostam de água e caçam muito bem.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas