LaPerm Longhair | CachorroGato

Guia de Raças

LaPerm Longhair

Quero esta raça

Ficha do LaPerm Longhair

LaPerm Longhair

A pelagem frisada é a marca registrado do LaPerm, que existe nas variações Shorthair e Longhair. Essa característica é resultante de um gene dominante que sofreu uma mutação espontânea. Acredita-se que o termo “LaPerm” seja proveniente da palavra “permanente”, nome do método usado em salões de beleza para deixar cabelos com cachos.

O LaPerm Longhair possui temperamento é incrivelmente doce e é um excelente companheiro, gostando de colo e se mostrando carinhoso com seu dono. A raça é uma boa opção para aposentados, pessoas que desejam um gato de colo e famílias com crianças em idade escolar.

 

Origem

A raça LaPerm surgiu nos Estados Unidos em 1982, no estado do Oregon. Uma gata teve uma ninhada com 6 filhotes e entre eles estava a “Curly”, uma fêmea que nasceu sem pelagem, mas em dois meses possuía uma pelagem frisada e sedosa. Linda Koehl, a dona de Curly, passou então a trabalhar na criação dessa raça, logo notando que o gene responsável pela pelagem frisada era dominante. Por um longo período acreditou-se que um gato proveniente dessa raça que possuísse pelos lisos ficaria com os pelos lisos para sempre, mas logo se descobriu que isso não é verdade e exemplares de pelagem lisa também pode apresentar o padrão encaracolado no futuro.

Linda Koehl apresentou a raça LaPerm Longhair em uma das exposições da Cat Fanciers Association (CFA), que aceitou seu padrão em 1992. A TICA também aceita, desde 1995, a raça e ambas as associações permite o cruzamento entre exemplares Longhair e Shorthair.

 

Comportamento

O gato dessa raça possui uma voz doce que pouco usa – ao menos que queira chamar atenção -, forte instinto de caça e é um bom companheiro. É um bichano curioso e alegre, mas que adora ficar no colo de seu dono sempre que tem chance. Seu temperamento é calmo, sociável e carinhoso, sendo conhecido como uma raça extremamente doce. O lado inquisitivo do LaPerm faz com que ele sempre esteja explorando os arredores, tentando se envolver em todas as atividades da casa e se empoleirando nos ombros das pessoas para manter os olhos em tudo.

Inteligente, o gato LaPerm Longhair pensa com calma em como conseguir as coisas que quer, mesmo que elas estejam fora de se alcance e costuma usar suas patas para pegar objetos. Muito ligado aos humanos, tenta atrair sua atenção de diversas maneiras e estar por perto o máximo que pode, seja deitando em seu colo para receber carinho, chamando para brincadeiras ou tentando entrar em alguma atividade humana. Seu comportamento faz com que ele seja um ótimo gato para família, convivendo bem com crianças e com outros animais de estimação. A raça é também uma boa opção para quem vive em apartamento.

 

Aspecto

Gato de médio porte que se apresenta mais pesado que aparenta ser - pesa entre 3,5 e 5,5 kg. Possui corpo do tipo semi-estrangeiro com músculos e ossos medianos, sendo um felino sem extremos em sua aparência. A cabeça do LaPerm é triangular com contornos arredondados, o nariz é de tamanho médio, assim como o focinho, e o local de inserção do bigode é redondo e cheio, podendo os bigodes e sobrancelhas serem encaracolados como sua pelagem. Seus olhos são grandes, amendoados e a cor não apresenta qualquer relação com sua pelagem, se apresentando expressivos e mais redondos quando o gato está em alerta. As orelhas são médias, largas na base e com pontas arredondadas, inseridas de forma que pareça continuação do contorno de sua cabeça, é esperada pelagem do tipo Lince e bastante pelo encaracolado em seu interior.

A variação LaPerm Longhair apresenta pelagem de semi-longa para longa, com pelos encaracolados ou ondulados e delicados ao toque, possuindo pouco subpelo.  Todas as cores e padrões são admitidos. Tanto machos quanto fêmeas de pelagem semi-longa apresentam colar ao redor do pescoço. Gatos da raça LaPerm Longhair costumam perder sua pelagem ao menos uma vez na vida, geralmente enquanto jovens e durante o primeiro ano de vida, mas dentro de poucas semanas seu pelo volta a crescer, com aspecto encaracolado.  A cauda é comprida, fina e com pelos frisados em formato de pluma para o Longhair. As pernas traseiras são levemente mais longas do que as dianteiras e seus pés são redondos. Alguns filhotes nascem sem pelo enquanto outros nascem com pelos lisos, que logo enrolam.

 

Cuidados específicos

O principal cuidado com a raça LaPerm é a escovação de sua pelagem, mas mesmo os exemplares de pelo semi-longa não precisam de escovação diária, pois sua pelagem apresenta pouca muda. O fato de esse gato ter pelos frisados também não o isenta do cuidado.

 

Saúde

Gatos LaPerm Longhair são conhecidos como saudáveis, não apresentando qualquer problema de saúde relacionado a sua genética até o momento. Como todo gato de pelagem semi-longa, o exemplar dessa raça pode apresentar problemas com tricobenzoares – bola de pelo no sistema digestório -, o que é facilmente tratável.


História do LaPerm Longhair

A raça LaPerm sugiu nos Estados Unidos em uma fazenda do Oregon, quando em uma ninhada de felinos surgiu uma fêmea sem pelo que em poucas semanas apresentava uma pelagem sedosa e encaracolada, que recebeu o nome de Curly. Atenta a essa característica, Linda Koehl, dona dos gatos, passou a trabalhar no desenvolvimento de uma nova raça, logo notando, a partir das ninhadas da gata Curly, que o gene responsável por tal mutação era dominante.

Koehl apresentou seus gatos em uma amostra da CFA e logo obteve reconhecimento da raça LaPerm. Os gatos dessa raça existem na variação Longhair e Shorthair. Atualmente o LaPerm Longhair é reconhecido por várias outras associações felinas, como a TICA.


Características do LaPerm Longhair

O LaPerm é um gato conhecido por seu temperamento muito dócil e forte desejo de estar perto de humanos. Com seu lado curioso e carinhoso, o gato dessa raça vai tentar se envolver em todas as atividades da casa, chamar a atenção de seu humano para brincadeiras e aproveitar cada oportunidade para se empoleirar em seu ombro ou se enrolar no colo quentinho do humano em questão. Por isso a raça é bastante indicada como companheira e para pessoas que desejam um gato de colo.

O LaPerm Longhair também é um excelente caçador e bastante inteligente, usando sua habilidades para conseguir o que quer. Sociável, convive bem com crianças e outros animais de estimação. Sua manutenção exige escovação regular, mas não diária, de sua pelagem para mantê-la saudável. Alguns filhotes da raça nascem sem pelo, enquanto outros nascem com pelos lisos, mas em ambos os casos a pelagem costuma aparecer encaracolado com o passar do tempo.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais