Kurilian Bobtail Shorthair | CachorroGato

Guia de Raças

Kurilian Bobtail Shorthair

Quero esta raça

Ficha do Kurilian Bobtail Shorthair

Kurilian Bobtail Shorthair

Raça de origem russa, como várias outras raças de gatos, o Kurilian Bobtail existe da versão Shorthair e Longhair, mas sua característica mais marcante é sua cauda. A raça também pode receber o nome de Kurilean Bobtail, mas o uso desse termo é pouco comum. Esse gato parece mais leve do que de fato é.

A característica mais distinta no Kurilian Bobtail Shorthair, como dito anteriormente, é sua cauda pom-pom que não deve ter mais de 15 centímetros. Sua aparência geral é de um gato selvagem, mas seu comportamento é dócil. A raça é indicada para famílias com crianças e famílias ou pessoas com outros animais de estimação, sendo ideal para pessoas que querem um gato de colo sociável que é ao mesmo tempo independente.

 

Origem

O Kurilian Bobtail surgiu de maneira natural na Rússia durante o século XX. Seu nome é proveniente da região na qual surgiu, as Ilhas Curilas/Curilhas ou Kuril Islands, que é um território pertencente a Rússia desde a Segunda Guerra Mundial, mas que é constantemente reivindicada pelo Japão. Acredita-se que a raça, ou pelo menos gatos de rabo pom-pom, exista há mais de 200 anos e foi levada para a região central da Rússia em meados do século XX por militares ou cientistas.

A raça Kurilian Bobtail Shorthair é uma das raças de gatos de origem natural reconhecidas pela TICA. Seu standard é aceito na categoria Championship status desde 2012. O Kurilian Bobtail é popular na Europa por seu temperamento e instintos de caça, mas pouco conhecido na América do Norte.

 

Comportamento

Os felinos dessa raça são conhecidos por sua curiosidade, inteligência e pelo fato de serem sociáveis e extrovertidos. O gato Kurilian Bobtail gosta de colo ou dormir junto de seu humano, e apesar de sua aparência selvagem ele é bastante gentil em seu temperamento. Como costuma confiar nas pessoas, o ideal é que um gato dessa raça viva dentro de casa, evitando assim problemas. São ligados a sua família humana e adoram carinhos. Possui forte instinto caçador, característica que o deixou famoso na Rússia.

Gatos Kurilian Bobtail Shorthair são ativos e vivem procurando os locais mais altos de sua casa para observar tudo o que acontece por ali. Gostam de brincadeiras e podem ser treinados graças ao seu temperamento geral dócil e muito inteligente, usualmente aprendendo de primeira que um lugar lhe é proibido. Sem apresentar traços de agressividade essa raça costuma conviver bem com outros animais de estimação, seja o pet outro gato ou cachorro, e com crianças. Apesar de todo esse lado carinhoso e ligado as pessoas, o Kurilian Bobtail é um gato independente.

 

Aspecto

Essa raça é de tamanho médio para grande, podendo pesar até 7 quilos. Sua ossatura é substancial, sua musculatura bem desenvolvida, sendo seu corpo do tipo semi-cobby, sua aparência geral deve ser de um felino saudável e robusto. A cabeça é larga, com contornos arredondados e formato de cunha modificada. As orelhas são médias, largas na base, de formato triangular com pontas arredondadas, sendo permitida pelagem do tipo Lince. Os olhos são moderadamente grandes, em formato de noz, ou seja, de forma oval no topo e arredondada embaixo, com a distância de um olho entre eles, sua coloração não possui relação com a cor da pelagem e deve ser brilhante.

Gatos dessa raça podem apresentar pelagem curta ou do tipo semilonga. O gato Kurilian Bobtail Shorthair possui uma pelagem substancial, densa e de textura macia, mas pouco subpelo e deve ser do mesmo tamanho na cauda. É esperado um padrão tabby – conhecido como tigrado ou malhado - e coloração cinza para os exemplares da raça Kurilian Bobtail com maior frequência, mas o gato pode ser quase de qualquer cor sólida ou em padrão tabby, com ou sem a presença de branco. As cores não aceitas são chocolate, lilás, fawn e canela. As pernas são de tamanho médio, sendo as traseiras levemente maiores do que as dianteiras e os pés redondos. A cauda possui forma de pom-pom ou de escova, de tamanho balanceado com o do gato, ela deve possuir pelo menos duas vertebras e no máximo 10, apresentar torção ou curva ou ambos, ser rígida ou flexível ou uma combinação de ambas. A cauda ainda pode apontar para qualquer direção e nunca deve ser forçada para ficar reta, não podendo ter mais do que 15 centímetros e dificilmente se apresentando igual em gatos diferentes. A raça demora a atingir a maturidade.

 

Cuidados específicos

Gatos da raça Kurilian Bobtail requerem escovação frequente, independente do tipo de sua pelagem, pois apresenta constante e excessiva troca de pelagem. A escovação se faz necessária não apenas para manter uma boa aparência, mas também para remover o máximo de pelos mortos possíveis.

 

Saúde

O gato da raça Kurilian Bobtail Shorthair é bastante saudável, não sendo conhecidos problemas de origem genética na raça, e vive tranquilamente 15 anos. Sua saúde é refletida em sua aparência robusta.


História do Kurilian Bobtail Shorthair

A raça Kurilian Bobtail surgiu nas Kuril Islands, região que fica entre uma península russa e a ilha de Hokkaido no Japão. As Kuril Islands são território russo desde o termino da Segunda Guerra Mundial, mas o Japão disputa as ilhas, que possuem cerca 56 vulcões, com o país há anos. Existem registros que um gato de cauda em formato de pom-pom exista a cerca de 200 anos, mas a raça só foi reconhecida durante o século XX, quando cientistas ou militares levaram o Kurilian Bobtail das Kuril Islans para a região central da Rússia.

O Kurilian Bobtail Shorthair é uma raça que surgiu naturalmente e é ficou conhecida na Europa por seu comportamento doce, sendo bastante usado na Rússia por suas habilidades de casa. Na América do Norte a raça é pouco comum, mas ainda é reconhecida pela associação felina TICA.


Características do Kurilian Bobtail Shorthair

O Kurilian Bobtail não é apenas reconhecido pela sua cauda e seu corpo robusto, mas também por seu temperamento gentil e sociável. Extrovertido e carinhoso, essa raça é bastante apegada as pessoas e convive com facilidade com crianças e outros animais de estimação. É também inteligente e curioso, podendo ser treinado e gostando de subir em moveis altos para observar tudo o que acontece.

O Kurilian Bobtail Shorthair é um gato saudável e precisa de escovação frequente de seu pelo, já que ele apresenta grande muda. Apesar desse gato ser do tipo que gosta de receber carinhos, dormir com seu humano ou se enrolar em seu colo, ele é bastante independente.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais