Kurilian Bobtail Longhair | CachorroGato

Guia de Raças

Kurilian Bobtail Longhair

Quero esta raça

Ficha do Kurilian Bobtail Longhair

Kurilian Bobtail Longhair

O gato Kurilian Bobtail recebe este nome por seu local de origem, as ilhas Curilas (Kuril Islands), e por causa da característica mais marcante da raça que é sua cauda curta e fofa, descrita como “pom-pom”. A raça pode também ser encontrada como Kuril Bobtail ou Kunashir Cat e em duas variações: pelo longo e pelo curto.

A cauda curta do Kurilian Bobtail Longair e da variação Shorthair é resultante de uma mutação genética dominante. Esse gato é amoroso, companheiro e sociável, é ao mesmo tempo ativo e assume a posição de gato de colo. A raça é uma boa opção para famílias com crianças mais velhas e pessoas ou famílias com outros animais de estimação que lhe farão companhia.

 

Origem

A raça surgiu nas Ilhas Curilas – conjunto de mais de 50 ilhas vulcânicas que pertencem à Rússia, mas são disputadas pelo Japão – e é, portanto, uma das várias raças de gato de origem russa. Devido a toda essa disputa territorial existe a teoria que o Kurilian Bobtail seja ancestral do Japanese Bobtail, o que não é comprovado.

A raça Kurilian Bobtail Longhair se originou de maneira natural, passando muito tempo se intervenção humana em seu desenvolvimento. Gatos com a aparência do Kurilian Bobtail são relatados na região das Ilhas Curilas há mais de 200 anos, porém apenas na década de 1950 eles foram levados para a Rússia continental, por soldados ou cientistas. Ficaram populares em seu país de origem graças ao seu forte instinto de caça, enquanto no restante da Europa atraíram atenção por seu temperamento. Atualmente a raça é reconhecida pelo World Cat Federation (WCF), pela FIFe e pela TICA, sendo pouco comum fora da Rússia.

 

Comportamento

Apesar de sua aparência selvagem, o gato Kurilian Bobtail é gentil e muito ligado às pessoas de sua família. Gatos dessa raça são bons companheiros e convivem bem com outros animais de estimação e crianças maiores, que serão mais cuidadosas consigo. O Kurilian Bobtail é um felino que aprecia espaço e, portanto, prefere viver em locais que lhe permitam acesso ao exterior – como jardins e quintais que não o permitam escapar. A vida dentro de casa lhe é possível, mas a adaptação a pequenos apartamentos pode ser trabalhosa.

De bom temperamento e inteligentes, gatos Kurilian Bobtail Longhair podem ser treinados com facilidade e possuem forte instinto de caça, sendo bons predadores. Esse felino é ativo e brincalhão, ao mesmo tempo se apresenta gentil e não-agressivo, sendo bastante sociável e não gostando muito de ser deixado sozinho. Como é um bichano curioso, o Kurilian Bobtail gosta de observar tudo do local mais alto que encontrar – é ótimo com pulos - e vai seguir seu dono e tentar se envolver no máximo de atividades possíveis. Amorosos, os gatos dessa raça apreciam carinho e momentos aonde vão se enrolar no colo de seu dono.

 

Aspecto

O gato Kurilian Bobtail é de médio para grande porte, com uma aparência selvagem, seus músculos são firmes e bem desenvolvidos e sua estrutura óssea é sólida. Seu corpo é do tipo semi-cobby, compacto, e esse bichano pesa entre 3,5 a 7 quilos. Sua cabeça é grande, de contornos arredondados, o nariz é amplo e reto com focinho bem desenvolvido e largo. Seus olhos são largos, em formato de noz, ou seja, oval na parte superior e arredondado na inferior, a cor não está relacionada com a coloração da pelagem, mas deve sempre ser limpa e brilhante. As orelhas são médias, triangulares e ficam posicionadas eretas, possuem pontas arredondadas e levemente inclinadas para frente.

O Kurilian Bobtail se apresenta na variação Shorthair e na variação Longhair. O gato da raça Kurilian Bobtail Longhair possui pelagem semi-longa, com pouco subpelo, sendo fina e sedosa ao toque, é esperando que esse gato apresente pelo entre os dedos e uma característica “juba” em volta do pescoço. A coloração da pelagem pode ser sólida ou em padrão tabby, com qualquer quantidade da cor branca em seu corpo. A cauda do tipo pom-pom deve possuir pelo menos duas vertebras de comprimento – medindo de 1,5 cm a 8 cm sem pelagem - e gatos sem cauda não são aceitos. Sua cauda pode ser flexível ou rígida, no entanto sua base deve ser sempre flexível, apresentando um ou vários nós/curvas, sendo impossível encontrar dois exemplares com o mesmo tipo de cauda. O Kurilian Bobtail Longhair apresenta pelagem na forma de pluma e cheia na cauda. A raça demora a atingir a maturidade.

 

Cuidados específicos

O Kurilian Bobtail Longhair deve ser escovado duas vezes na semana para eliminar pelos mortos e manter a aparência sedosa de sua pelagem. De maneira geral essa raça é de baixa manutenção e bastante simples de cuidar.

 

Saúde

Resultante de uma seleção natural, o gato Kurilian Bobtail Longhair é considerado robusto e saudável, sem problemas de saúde relacionados à sua genética. A raça possui uma expectativa de vida longa, podendo viver facilmente mais de 15 anos.


História do Kurilian Bobtail Longhair

A história do gato Kurilian Bobtail é na verdade um mistério. Essa raça de aparência selvagem surgiu de maneira natural, através de uma mutação genética dominante, e praticamente se desenvolveu sem intervenção humana, de forma que sua origem não é clara. Gatos de rabo curto descrito “pom-pom” são citados como população das Ilhas Curilas há mais de 200 anos. Como as Ilhas Curilas – arquipélago com mais de 50 ilhas vulcânicas entre a ilha de Hokkaido no Japão e a península Kamchatka na Rússia - são território russo disputado pelo Japão existe a ideia de que o Kurilian Bobtail seria ancestral do Japanese Bobtail. A raça Kurilian Bobtail chegou à Rússia continental apenas durante a década 1950, levado por soldados ou cientistas.

O Kurilian Bobtail Longhair e Shorthair são reconhecidos por diversas associações felinas como a FiFe, a TICA e a WCF, sendo pouco popular fora da Rússia, especialmente nos Estados Unidos onde o número de exemplares se mantem próximo de 100. A raça teve seu reconhecimento na Rússia por sua capacidade caça, enquanto no restante de Europa o forte foi seu temperamento gentil.


Características do Kurilian Bobtail Longhair

Um gato de aparência selvagem, mas temperamento gentil e muito inteligente, este é o Kurilian Bobtail. Resultante da seleção natural essa raça é bastante saudável e pode viver mais de 15 anos, sendo um companheiro de longa data. O Kurilian Bobtail é uma mistura de características em termos de temperamento, ele é ativo, brincalhão, gosta de espaço e é um excelente caçador, por outro lado não é agressivo, bastante gentil e se relaciona muito bem com as pessoas e outros animais de estimação. Inteligente, ele tem grande capacidade de assimilar que algo é errado e é fácil de treinar.

O Kurilian Bobtail Longhair exige escovação duas vezes na semana, ao contrário da variação Shorthair, mas ainda é um gato de baixa manutenção. Sua cauda curta é a característica mais marcante de sua aparência e deve medir de 1,5 a 8 cm, possuindo um mínimo de duas vertebras, podendo ser rígida ou flexível – mas sempre flexível na base – com um ou vários nós/curvas, nunca sendo igual em gatos diferentes.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais