Korat | CachorroGato

Guia de Raças

Korat

Quero esta raça

Ficha do Korat

Korat

O Korat é, ao lado do Britânico Azul de pelo curto, o Chartreux e o Russo Azul, uma das quatro raças de pelo azul. Apesar de sua aparente natureza afetuosa e tranquila, a raça não goza da mesma popularidade de seus outros parentes azuis e, atualmente, na Europa, existem poucos criadores que se dedicam a criação da raça Korat.

O Korat é adequado para famílias com crianças mais velhas, famílias ou pessoas com outros animais de estimação, incluindo cachorros se eles forem tranquilos e pessoas que nunca tiveram um gato. Saiba que essa raça gosta de brincadeiras e fica facilmente entediada, além disso, não aceita bem passar várias horas sozinha.

 

Origem

O Korat é uma raça antiga, manuscritos do século XIV já elogiavam a beleza destes gatos, que foram considerados pelo povo da Tailândia sinais de “boa sorte” por muitas gerações. Em seu país de origem a raça se estabeleceu após o século XIV, ganhando o nome de uma das províncias tailandesas. Existem muitas lendas em volta da raça, por exemplo, sua cor indica riqueza, seus olhos boas colheitas e o formato de seu rosto um casamento feliz e prospero.

Essa raça chegou a ser apresentada na Inglaterra no fim do século XIX, no entanto sem sucesso. A raça Korat só chegou aos Estados Unidos por volta de 1959, graças a um criador, e na Europa (Alemanha) mais de dez anos depois. Os Korats americanos podem ser rastreados até um par chamado Nara e Darra, oferecidos pelo governo tailandês a um criador americano chamado Jean Johnson, em 1959. A raçaKorat é reconhecida atualmente pela Cat Fanciers Association (CFA), pela The International Cat Association (TICA) e também pela American Cat Fanciers Association (CCPA).

 

Comportamento

O Korat,como a maioria dos gatos orientais, é carinhoso, tranquilo e brincalhão. Alpinista nato graças às suas pernas musculosas é capaz de realizar grandes saltos com pouco esforço aparente. O Korat é muito ativo e precisa de estímulos e brincadeiras, além de não gostarem de ficar sozinhos por muito tempo. O Korat também é um gato muito comunicativo e, às vezes, vocal, no geral falando quando realmente tem algo a dizer ou quando quer alertar o dono sobre suas necessidades. Tem um tom de voz suave e agradável. Convive bem com outros animais de estimação, especialmente cachorros tranquilos, crianças mais velhas e preferem viver dentro de casa. Por outro lado, é muito provável que um gato Korat aprecie mais a companhia de outro da sua raça, aceitando outras raças desde que possa ser dominante e ter um lugar especial ao lado do dono.

O gato da raça Korat tem preferencia por um ambiente mais tranquilo, não lidando bem com agitação e barulho em excesso. A raça é pouco sociável com estranhos, mas é bastante ligado ao seu dono, exigindo atenção e carinho. Como foram venerados por muito tempo em seu país de origem, o gato Korat espera que o ser humano entenda suas vontades e as atenda, sendo bastante crítico.

 

Aspecto

O Korat tem porte mediano, musculoso e forte, mas muito suave; com o corpo um pouco atarracado. O gato dessa raça é mais pesado e sólido do que se parece a primeira vez. A cabeça é arredondada e quando vista de frente apresenta formato que lembra o desenho de um coração. O formato do coração pode ser visualizado no rosto do Korat de duas formas, uma delas é se traçando uma linha imaginária seguindo os sulcos entre os olhos e o queixo do gato, circundando todo seu rosto. Apresenta um leve stop entre a fronte e o nariz, que é comprido e ligeiramente arqueado na ponta. Tem olhos grandes e redondos, inseridos afastados, se apresenta em tom verde claro, no entanto a cor âmbar é aceita em animais mais novos, chegando a cor verde quando o gato tem entre 2 e 4 anos. As orelhas são grandes, largas na base, mas arredondados na ponta, sua inserção é alta e posicionada em alerta.

A pelagem do gato Korat é curta, brilhante e firme, como fios que lembram o toque da lã. Não apresenta subpelo e tende a ficar erriçado na região da coluna quando o gato se movimenta. A cor deve ser uniforme azul ou prata, sem manchas ou listras. Os membros posteriores são um pouco mais compridos do que os anteriores, os pés são ovais. A cauda é de tamanho médio, mais grossa na base vai se afilando até a ponta. O Korat é um gato que se desenvolve lentamente e só atinge sua maturidade por volta dos cinco anos.

 

Cuidados específicos

O Korat tem pelagem curta e não precisa de atenção meticulosa, bastando manter escovação semanal para evitar o acúmulo de pelos mortos.

 

Saúde

A seleção natural fez com que o Korat tenha uma vida longa e saudável e nenhuma doença foi geneticamente atribuída como característica da raça até o momento.


História do Korat

A raça Korat é uma antiga raça que teve sua origem em Siam, atualmente Tailândia. Um antigo livro com nome de “Livro de poemas sobre gatos” apresentava imagens dessa raça sob o nome de Si-Sawat, já sendo considerado símbolo de boa sorte. Acredita-se que esse livro foi escrito durante o período Ayudhya que durou de 1350 a 1767.

A raça foi apresentada no final do século XIX na Inglaterra, muito provavelmente como um tipo de Siamês e não como Korat. Eles foram listados como gatos de cor azul sólida. Em 1959 dois gatos Korats que recebiam o nome de Darra e Nara foram importados para os Estados Unidos, sendo os primeiros exemplares conhecidos da raça no país. A responsável por essa importação foi Jean Johnson, pois seu marido ganhou os gatos de presente quando se retirou do serviço da Tailândia.


Características do Korat

O Korat é um gato azul-prateado e sua cabeça lembra a forma de um coração, destacando seus olhos sempre nas cores âmbar ou verde. As orelhas são grandes e têm pontas arredondadas. Korat machos pesam cerca de cinco quilos, enquanto as fêmeas são consideravelmente menores em cerca de três quilos.

São gatos muito carinhosos e ligados ao dono, não gostando de ficar muito tempo sozinhos. Um Korat é reservado com estranhos, mas gosta de crianças, sendo delicados ao brincarem com elas, e outros animais de estimação, como cachorros bem comportados e gatos que o aceitam como líder.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas