Exotic Shorthair | CachorroGato

Guia de Raças

Exotic Shorthair

Quero esta raça

Ficha do Exotic Shorthair

Exotic Shorthair

Se quisermos definir o gato Exotic Shorthair por sua aparência a comparação mais simples é de um Persa com pelos curtos, afinal sua origem é basicamente essa. Trata-se de um felino doméstico magnifico em seu aspecto e com um ótimo caráter, sendo um bom companheiro para se ter em casa. Várias pessoas defendem que o gato Garfield, famosa criação de Jim Davis, seria dessa raça.

De temperamento tranquilo, o Exotic Shorthair é uma opção para pessoas ou famílias com outros gatos, pois eles vivem pacificamente com outros da sua espécie, além disso, é adequado ter outro gato caso o seu Exotic Shorthair passe um período do dia sozinho, coisa que ele não suporta. Acima de tudo, essa raça é opção para aqueles que gostam da aparência do Persa, mas não possuem tempo para dar maior atenção a sua pelagem.

 

Origem

Durante a década de 1960, criadores da raça American Shorthair nos Estados Unidos decidiram introduzir o Persa em sua reprodução, no intuito de obter um gato com uma silhueta mais definida e pelagem com tonalidade melhorada. No entanto, o gato obtido nesse cruzamento se assemelhava a um Persa de pelo curto e deu origem a uma nova raça nomeada Exotic Shorthair. Os criadores decidiram então introduzir outras raças de pelo curto como o Russian Blue e o Burmese em sua criação. Inicialmente o desenvolvimento da raça foi lento.

A CFA reconheceu a raça Exotic Shorthair em 1966 e foi reconhecida pela F.I.Fe apenas em 1986. Atualmente a raça só pode ser cruzada com Persas e é conhecida por todo o mundo, sendo bastante popular nos Estados Unidos e Europa. Quando dois Exotic Shorthair são cruzados é comum se obter gatos de pelagem longa, denominados Exotic Longhair, muitas vezes não diferenciado do Persa pelas associações felinas.

 

Comportamento

Quando comparado ao gato Persa essa raça é mais ativa, no entanto, o Exotic Shorthair pode ser conhecido como um bichano sossegado. Apegado ao dono, essa raça não suporta ser deixada sozinha, gostando de carinho e da presença humana. De humor fácil, a convivência com a raça é tranquila e ele convive facilmente com outros gatos e crianças. Pequenas coisas, como bolas de papel, atraem sua atenção e o distraem com facilidade.

É curioso e gosta de brincadeiras, provavelmente graças ao seu ancestral de pelagem curta. O gato Exotic Shorthair não possui o hábito de miar e não é um felino de colo – mesmo assim você pode encontrar um gato dessa raça que gosta de dormir em colos e dar abraços quando um humano o segura -, esse bichano gosta de ficar perto das pessoas e estar envolvido na movimentação da casa, seguindo os humanos por ela.

 

Aspecto

Seu aspecto geral lembra um Persa com a pelagem curta, sendo um gato de tamanho médio que pesa entre 3 e 6,5 kg. O corpo de Exotic Shorthair é do tipo cobby, musculoso e com estrutura óssea robusta, ainda assim o gato não deve ser gordo. A cabeça é redonda e maciça com crânio largo, suas bochechas são cheias, o focinho é curto e redondo, o nariz é curto e largo com stop definido.  As orelhas são inseridas afastadas uma da outra, de tamanho pequeno, não muito abertas na base, com pontas arredondas e possuindo uma boa quantidade de pelos em seu interior. Os olhos são grandes e redondos, inseridos afastados, a cor é pura e em consonância com a cor da pelagem, os tons de dourado a cobre são os mais esperados, os exemplares brancos e colourpoint apresentam olhos azuis e os de Exotic Shorthair de tonalidade chinchila ou Golden possuem olhos verdes. Sua expressão é doce.

Sua pelagem é curta, mas quando comparada ao pelo de outras raças de pelo curto pode ser considerada levemente mais longa, é densa e com aparência de pelúcia, todas as cores que são permitidas no Persa são permitidas no Exotic Shorthair. É comum observar variação na pelagem desse gato de acordo com a época do ano. As patas do gato da raça Exotic Shorthair são curtas, geralmente há presença de tufos entre os dedos dos pés. A cauda é curta, grossa e de apresentação baixa. A maturidade dessa raça é tardia e ocorre apenas por volta dos três anos. Outra característica importante é que esse felino deve ter o corpo proporcional.

 

Cuidados específicos

A manutenção dessa raça é consideravelmente simples. Por possuir tendência a lacrimejar, os olhos do Exotic Shorthair devem ser limpos diariamente. A escovação deve ser semanal para remover pelos mortos e manter uma boa aparência, sendo de trato mais simples do que da raça Persa.

 

Saúde

Quando comparado ao Persa em termos de saúde, o gato Exotic Shorthair é bem mais saudável, geralmente não apresentando os problemas tão comuns de seu antecessor. Ainda assim alguns exemplares da raça apresentam doenças oftalmológicas decorrentes da diminuição da sua face.


História do Exotic Shorthair

O Exotic Shorthair surgiu por “acidente”, uma vez que a intenção não era se obter uma nova raça e sim melhorar uma já existente. Criadores da raça American Shorthair queriam melhorar algumas características na raça e por isso utilizaram o gato Persa, no entanto a ninhada obtida era de filhotes bonitos em seu aspecto, mas que não pareciam com o American Shorthair.

Ao observar essa ninhada, Jane Martinke propôs a criação de uma nova raça, inicialmente esperando apenas gatinhos prateados, mas logo foi aceito todas as cores de pelagem. Além do American Shorthair, alguns criadores optaram pelo uso do Burmese e outros o Russian Blue na criação da raça.

O desenvolvimento inicial da raça Exotic Shorthair foi lento, pois criadores da raça Persa não queriam trabalhar em seu desenvolvimento. Com o tempo esse novo gato ganhou sucesso e os criadores de Persa começaram a ajudar ou até mesmo criar o Exotic Shorthair. Atualmente a raça é cruzada apenas com Persas.  


Características do Exotic Shorthair

É impossível não comparar o Exotic Shorthair com o Persa. Os grandes olhos, o rostinho achatado que muitos adoram e o corpo proporcional, bem construído, todo o conjunto que encontramos na raça Persa está nessa raça americana, com um porem: a pelagem. O Exotic Shorthair possui pelos curtos, o que torna sua manutenção mais simples em termos de escovação.

Em seu temperamento o Exotic Shorthair fica entre um Persa e um gato de pelo curto, como seu ancestral American Shorthair. Ele é tranquilo, sociável e não gosta de ficar sozinho, por outro lado é inteligente e curioso, gostando de correr atrás de brinquedos ou montando todo um plano de ação antes de atacar aquela bolinha de papel no chão. Afetuoso, esse gato não gosta de ficar sozinho e vai te seguir pela casa.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Persa

    O gato Persa é, para muitos, sinônimo de gato de luxo, sendo também o maior representante...

    Leia Mais