Don Sphynx | CachorroGato

Guia de Raças

Don Sphynx

Don Hairless, Donskoy

Quero esta raça

Ficha do Don Sphynx

Don Sphynx

A raça Don Sphynx é também conhecida como Donskoy e Don Hairless, devido a sua ausência completa de pelagem – sendo essa característica a mais marcante desses gatos. Um Don Sphynx pode lembrar uma espécie de ET, parecendo mais um exemplar felino bastante elegante e enigmático vindo de outro planeta.

O Don Sphynx é indicado para pessoas que desejam um felino que permaneça o tempo todo dentro de casa, famílias com crianças e pessoas solteiras com outros animais também são um bom lar para a raça. No entanto, essa raça é mais indicada para pessoas que possuem experiência com gatos.

 

Origem

O Don Sphynx surgiu na Rússia no ano de 1987. Uma criadora de gatos chamada Irina Kovalyova, achou um gato sem pelagem na cidade de Roston-on-Don e logo descobriu que ele era proveniente de uma mutação genética diferente da raça Sphynx e, portanto essas raças não estavam correlacionadas. O exemplar encontrado por Kovalyova foi então cruzado com Domestic Shorthair e European Shorthair, obtendo-se filhotes sem pelo.

Em alguns lugares, conta-se que uma professora de ensino fundamental encontrou um filhote que depois de algum tempo perdeu seus pelos e os filhotes obtidos a partir deste possuíam a mesma característica. Os filhotes foram considerados não saudáveis e a raça não teria recebido atenção nesse primeiro momento. Em 2005 a raça foi aceita como Donskoy pela associação felina americana TICA.

 

Comportamento

A raça Donskoy é bastante ativa e afetuosa, gostando de interagir com seu dono, de quem costuma exigir bastante atenção, além de fornecer sua lealdade e dedicação. Gentis, esses gatos costumam lidar bem com outros animais de estimação – seja ele um cão ou outro gato – e crianças, estando por perto sempre que visitas aparecem em casa. O Donskoy foi feito para viver dentro de casa apenas, principalmente porque a falta de pelo deixa o gato dessa raça suscetível a queimaduras de sol, da mesma forma que ele deve ser protegido nos dias mais frios.

Gatos da raça Donskoy são conhecidos como brincalhões e inteligentes, podendo ser treinados para obedecerem a comandos de voz. Esses felinos costumam olhar bem nos olhos dos humanos e são fáceis de manusear. São animais sociáveis, bastante amigáveis e curiosos, mostrando interesse no que acontece a sua volta e gostando de se envolver em novas brincadeiras e nas atividades diárias da casa. Um Donskoy nunca deve ser deixado sem uma companhia, sendo uma ótima opção se ter outro pet.

 

Aspecto

O gato Donskoy é um felino de tamanho médio, de constituição musculosa e com ossos fortes e pele enrugada e elástica. A cabeça é mediana, sendo ligeiramente mais longa do que larga, em formato de cunha, seu perfil lembra o perfil romano. Suas orelhas são grandes, largas em sua base, suas pontas são redondas e são inseridas afastadas, nem muito para baixo ou no topo da cabeça. Os olhos são amendoados, de tamanho médio para grande, geralmente a cor não possui relação com a cor da pelagem. As patas são ovais e os dedos são longos, apresentando membranas. A cauda é de média para longa em comprimento, se afilando e terminando em uma ponta arredondada. O abdômen é redondo, fazendo com que o gato Donskoy pareça ter comido recentemente, mas sem parecer gordo. Durante o inverno é comum o acumulo de gordura na região.

A pele desse bichano é quente e delicada ao toque, no calor ela transpira e pode sofrer queimaduras. Existem quatro variações de “cobertura” para o Donskoy, sendo que apenas uma não resulta em falta de pelos para o gato. A raça possui um gene dominante que faz com que os filhotes percam a pelagem quando nascem com alguma. A variação Rubber Bald nasce careca e permanece assim por toda sua vida. O Flock também não tem pelo e sua pele parece uma leve camurça. O Velour-coat nasce careca ou com pouca pelagem, que tende a desaparecer no primeiro ano de vida, mas alguns pelos podem permanecer na região na face, cauda e pernas. Por fim existe a variação Brush que perde apenas uma pequena porção de seu pelo. As cores esperadas para a raça Donskoy são variadas. Alguns Donskoy pode apresentar um pouco de pelagem durante o inverno, que volta a sumir quando o clima esquenta.

 

Cuidados específicos

Apesar da ausência de pelagem, alguns cuidados são importantes para essa raça. Pensando em manter a pele do Don Hairless saudável, a “escovação” diária com um pano úmido é indicada, removendo assim o suor de seu corpo. Banhos ocasionais podem ser dados ao gato dessa raça, mas o excesso de banhos pode deixar sua pele oleosa.

 

Saúde

Gatos Don Hairless são consideravelmente saudáveis, mas a ausência de pelagem deixa a raça mais suscetível a mudanças climáticas. Por causa disso, esse gato não deve sair de casa ou ficar muito tempo exposto a luz solar – a exposição excessiva pode causar queimaduras em sua pele – e nos dias mais frios é importante mantê-lo aquecido.


História do Don Sphynx

A raça Don Sphynx teve sua origem da Rússia recentemente, no ano de 1987. Apesar da ausência de pelagem, a raça não possui qualquer relação com a raça Sphynx, uma vez que o gene dominante responsável por essa característica é diferente. Um gato Don Sphynx pode nascer com pelo e perde-lo durante o primeiro ano de vida. Esse era o caso de um dos primeiros exemplares da raça, encontrado por uma professora. Os filhotes obtidos a partir desse primeiro exemplar também perderam seus pelos e foram considerados não saudáveis, de forma que a criação da raça não foi considerada num primeiro momento. A criadora de gatos Irina Kovalyova foi quem encontrou um filhote Don Sphynx e investiu em sua criação, cruzando com diferentes raças e obtendo filhotes também sem pelagem.

Muitas associações felinas ainda não reconhecem a raça, no entanto seu padrão é aceito pela europeia FIFe e pela americana TICA – neste ultimo caso desde de 2005. A raça Don Sphynx é também muito conhecida como Donskoy (nome de registro na TICA) ou Don Hairless.


Características do Don Sphynx

Um gato que existe em diferentes variações, mas que na maior parte das vezes é sem pelo devido ao um gene dominante, este é o Don Sphynx. Também conhecido como Donskoy ou Don Hairless, essa raça de origem russa é bastante inteligente, aprendendo até mesmo a obedecer a comandos de voz quando treinado. Muito carinhoso e sociável, o Don Sphynx não gosta de ser deixado sozinho, exigindo atenção de seu dono e sendo um ótimo companheiro para outros pets.

A ausência de pelo exige que o Don Sphynx seja criado dentro de casa, evitando a exposição excessiva aos raios solares, o que pode ocasionar queimaduras em sua pele. Banhos excessivos não são indicados para a raça também, pois sua pele pode se tornar mais oleosa, no entanto o uso de um pano úmido em sua pele ajuda a mantê-la saudável.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais