Domestic Shorthair | CachorroGato

Guia de Raças

Domestic Short-Haired

House Cat Shorthair

Quero esta raça

Ficha do Domestic Short-Haired

Domestic Short-Haired

A raça Domestic Shorthair é também conhecida como House Cat Shorthair. Os gatos dessa raça foram obtidos a partir de um misto de ancestrais, o que faz com que sua personalidade e sua aparência sejam muito variáveis de exemplar para exemplar, ao contrário do que acontece com as outras raças de felinos.

Por causa dessa variação alguns gatos Domestic Shorthair podem viver melhor em um lar sem crianças e outros animais de estimação, enquanto outros aceitam ambos sem problemas. A raça é também indicada para pessoas que nunca tiveram um gato e para solteiros. Além da variação Shorthair, existe também a Longhair e alguns exemplares podem apresentar pelo de tamanho intermediário entre os dois.

 

Origem

Um Domestic Shorthair não é um felino de raça pura, mas sim um gato obtido de uma mistura de ancestrais, o que influencia especialmente em variações de seu temperamento. A raça foi originada a partir de várias e várias gerações de cruzamentos entre variadas raças de gatos. Os primeiros gatos a chegarem aos Estados Unidos chegaram com os peregrinos e alguns desses gatos servirem de base para criar raças puras e tradicionais do país como o American Shorthair e outros foram usados para cruzamento com outras raças vindo de fora do país.

A raça Domestic Shorthair possui um gene dominante responsável por seu pelo lustroso e elegante, mas também se existe a variação Domestic Longhair. Um Domestic Shorthair pode ser usado para se obter um Domestic Longhair e vice-versa. Para a associação felina TICA os Domestic Shorthair entram no grupo de Household Pet; que é composto por gatos sem raça definida, gatos de “meio” pedigree ou ainda aqueles gatos que apesar de possuírem o pedigree não são registradas ou não satisfazem o padrão esperado para sua raça.

 

Comportamento

Um gato dessa raça pode ter características completamente diferentes de outro exemplar da mesma raça e isso ocorre devido à mistura que ocorreu em sua ancestralidade. Dessa forma, alguns House Cat Shorthair são dóceis e quietos enquanto outros são bastante vocais e mais ativos. Isso também se aplica ao nível de independência do gato. A grande maioria dos bichanos House Cat Shorthair gosta de brincadeiras quando filhotes e alguns apreciam a companhia de crianças e outros animais de estimação. De maneira geral eles são descritos como amigáveis e facilmente adaptáveis a vida doméstica dentro de casa, ainda assim alguns deles podem nunca se acostumar a vida dentro de casa.

Para a raça House Cat Shorthair o ambiente no qual o filhote cresceu também conta muito em sua personalidade, uma vez que mesmo se conhecendo os progenitores é difícil prever com qual deles o filhote se parece mais em termos de temperamento. No caso de competições, alguns gatos da raça podem se sentir acuados e estressados, de maneira que é melhor deixa-los em casa, onde eles se sentem seguros no lugar de força-los a participar dessa atividade.

 

Aspecto

O corpo – pode ser pequeno, cobby, esguio, entre outros - e a expressão do House Cat Shorthair variam muito de acordo com seus ancestrais, de maneira que é comum alguns gatos dessa raça se parecerem muito gatos de pedigree. Todas as cores de olhos são aceitas para raça, muitas vezes elas estão relacionadas com a cor de pelagem do gato em questão. Ser um gato de aspecto proporcional é importante, dessa maneira o exemplar não deve pesar nem menos nem mais do que o esperado para seu tipo de corpo. No geral um House Cat Shorthair pesa entre 5 e 10 kg, sendo o macho ligeiramente maior do que a fêmea.

Uma coisa que igual para todos os gatos da raça House Cat Shorthair é seu pelo curto e lustroso. Todas as cores e padrões são esperados para essa raça, incluindo cores sólidas. O que mais conta para gatos dessa raça é que eles sejam bem tratados e tenham aspecto de felinos bem alimentados e saudáveis. Um House Cat Shorthair é considerado adulto a partir dos 8 meses de idade. Para competições, os filhotes House Cat Shorthair possuem características próprias a serem consideradas.

 

Cuidados específicos

A raça House Cat Shorthair é uma raça de baixa manutenção, dessa forma o dono só precisa se preocupar em escovar a pelagem de seu gato ocasionalmente, mantendo sua aparência lustrosa e removendo os pelos mortos. É importante lembrar que o fato do gato House Cat ser proveniente de variadas raças não o isenta de cuidados básicos como vacinação, idas a veterinários, entre outros.

 

Saúde

Por ser resultado de uma mistura de raças, felinos House Cat Shorthair costumam ser saudáveis e sem problemas genéticos, apesar de poder apresentar pequenas anomalias provenientes desses cruzamentos não assistidos. Como parte dos gatos House Cat Shorthair passou por situações difíceis e foram resgatados que alguns problemas que não são aceitos em gatos de pedigree são aceitos neles.


História do Domestic Short-Haired

A história de gatos sem raça é bastante antiga e pode ser retomado para o tempo dos faraós ou até mesmo antes disso. Nessa época, era comum que os gatos possuíssem características próprias de determinada área geográfica, mas logo a mistura entre gatos de diferentes áreas começou. Após a Idade Média as pessoas começaram a notar que gatos eram excelentes para reduzir o numero de ratos e outras pragas, além de serem bom companheiros, de forma que eles começaram a se reproduzir de maneira aleatória, gerando os ancestrais dos gatos mistos de hoje.

A associação de felinos TICA aceita o Domestic Shorthair em suas competições, mesmo sem um padrão definido para a raça. Nesse caso é levado em conta a proporção do gato, se ele é bem tratado, tendo o pelo lustroso, livre de pelagem morta, é bem alimentado, entre outros aspectos.


Características do Domestic Short-Haired

O Domestic Shorthair é uma mistura de tantos gatos diferentes que é difícil ter um padrão exato de sua aparência e personalidade, mesmo quando se conhece os pais de um filhote. Alguns podem se parecer bastante com uma determinada raça em sua aparência, mas sua personalidade pode ser bem diferente, sendo que o ambiente onde o filhote foi criado conta muito nesse ponto.

É importante observar seu Domestic Shorthair para não o colocar numa situações indesejável, como competições e convivência com outros pets e crianças, coisa que nem todos toleram. A raça também precisa de cuidados básicos dedicados a qualquer outro gato, como idas aos veterinários, vacinas, boa alimentação e escovação de sua pelagem.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas