Domestic Longhaired | CachorroGato

Guia de Raças

Domestic Long-Haired

House Cat Longhair

Quero esta raça

Ficha do Domestic Long-Haired

Domestic Long-Haired

O Domestic Longhaired, assim como a variação Shorthair, é uma raça que mistura várias outras e se apresenta nas mais diversas formas e tamanhos, possuindo como aspecto comum a pelagem semi-longa e fofa. A raça é também amplamente conhecida como Household Pet, nome mais utilizado pelas associações felinas, ou House Cat Longhair. Existem também gatos da Household Pet com pelagem intermediaria ao Longhair e Shorthair.

Um Domestic Longhaired pode apresentar um comportamento muito diferente de outros exemplares da mesma raça, mas ele costuma gostar de brincadeiras quando filhote e possui temperamento amigável, sendo uma boa opção para pessoas que nunca tiveram um felino antes. Alguns exemplares podem se adequar melhor a presença de crianças e outros animais de estimação.

 

Origem

O gato dessa raça é proveniente de uma longa mistura de ancestrais e outras raças felinas, ou seja, o Domestic Longhaired não é uma raça pura, por isso possui tanta variedade física e comportamental de um exemplar para outro. Nos Estados Unidos os primeiros gatos chegaram juntos dos peregrinos, alguns deles foram usados para desenvolver raças puras e consideradas heranças nacionais como o American Shorthair, enquanto outra parte começou a se reproduzir aleatoriamente com raças que vinham de fora do país. A mistura de raças é incrivelmente antiga, existindo desde a época do antigo Egito, quando os gatos eram venerados.

Como a pelagem semi-longa do Domestic Longhaired é dada por um gene recessivo é possível usar um exemplar desta raça para obter a variação Domestic Shorthaired e vice-versa. A associação felina TICA, como algumas outras que reconhecem a raça Domestic Longhaired, reconhece a raça dentro do grupo Household Pet – composta por mistura de raças, gatos com “meio” pedigree e ainda raças não registradas ou gatos de raça que não se enquadram no padrão.

 

Comportamento

Determinar o comportamento de um Domestic Longhaired é algo quase impossível, uma vez que cada exemplar possui sua própria mistura de características. Um fato é que no geral todos eles são sociáveis e amigáveis, sendo alguns um pouco mais tímidos e dóceis enquanto outros são claramente mais ativos e extrovertidos. O mesmo acontece com outras características, alguns são mais quietos e outros mais vocais, outros se apresentam bastante independentes enquanto alguns são muito amorosos e criam forte vínculo com humanos. No geral são gatos fáceis de lidar.

O gato da raça Domestic Longhaired costuma ser bastante brincalhão quando filhote e alguns exemplares se dão bem com crianças e outros animais de estimação. A maioria dos gatos dessa raça se adapta a vida doméstica, mas alguns exemplares podem nunca se acostumar com a vida dentro de casa. O ambiente onde o Domestic Longhaired é criado influencia também em seu comportamento. Alguns desses felinos podem achar competições muito estressantes, se este for o caso o ideal é deixa-lo em casa, onde se sente seguro e a vontade.

 

Aspecto

Trata-se de um felino proporcional, com estrutura corporal sólida e aparência de bem alimentado, variando muito quanto ao tipo de corpo e expressão facial. A cabeça se apresenta proporcional ao corpo, possuindo contornos suaves, sua expressão deve ser de contentamento e sua aparência saudável. Os olhos são expressivos, tendo cores vividas, podendo ou não ser harmonioso com a cor da pelagem. O tamanho das orelhas é proporcional ao da cabeça.

Seu pelo é semi-longo, cheio e fofo, se apresentando nas mais variadas cores e combinações de cores, além dos diferentes padrões – tabby, por exemplo. A cor branca é aceita em qualquer proporção. Existe também a variação de pelagem curta e alguns gatos House Cat podem apresenta pelagem entre as duas variações. Todos os tipos e comprimentos de cauda são aceitos na raça House Cat Longhair. Existe um padrão especial feito pela TICA para os filhotes House Cat (exemplares com menos de 8 meses).

 

Cuidados específicos

Por possuir a pelagem semi-longa o ideal é que o gato House Cat Longhair seja escovado semanalmente, removendo pelos mortos, mantendo aparência sedosa e saudável do gato, livre de nós. Esse cuidado também ajuda a reduzir a incidência de tricobenzoares, problema comum em gatos com pelos mais compridos. O fato de a raça ser obtida de uma grande mistura de gatos não isenta idas ao veterinário, vacinação e todos os cuidados destinados aos felinos domésticos.

 

Saúde

A história de vários gatos House Cat Longhair pode não ser tão feliz quanto de gatos de pedigree, por isso pequenos problemas que não são aceitos nas outras raças são aceitos nessa e não devem ser penalizadas. Por ser proveniente de uma mistura de raças, o House Cat costuma ser saudável e sem problemas genéticos específicos, no entanto os múltiplos cruzamentos não assistidos podem gerar pequenas anomalias.


História do Domestic Long-Haired

O Domestic Longhaired e o Shorthaired são reconhecidos no grupo Household Pet pela maioria das associações felinas. O grupo Household Pet é composto por gatos de raça que não se encaixam no padrão (Persa com nariz longo, por exemplo), gatos de meio pedigree e gatos que foram obtidos a partir de uma grande mistura de raças, como o Domestic Longhair. A mistura de raças já ocorria na época dos faraós do antigo Egito e apesar de as raças geralmente seguirem um padrão geográfico, de tempos em tempos outros gatos eram introduzidos de forma natural em determinada linhagem, originando bichanos diferentes. Durante o século 19 o cruzamento entre gatos podia ser aleatório, gerando novos gatos e dessa forma se obteve o grupo Household Pet.

Nos Estados Unidos o Domestic Longhaired surgiu a partir dos gatos que chegaram com os peregrinos, enquanto uma parte deles foi usada para obter raças americanas como o American Shorthair, outra parte pode se reproduzir aleatoriamente.  


Características do Domestic Long-Haired

Determinar os aspectos físicos e comportamentais do Domestic Longhaired é bastante complicado. A raça é uma mistura de diferentes gatos e muitas vezes é impossível conhecer os progenitores de um filhote para ter uma ideia de como será sua personalidade. Neste caso, o ambiente onde o filhote cresce conta muito em seu temperamento. O gato dessa raça no geral é sociável, fácil de lidar e bom companheiro, mas alguns exemplares podem se estressar em situações como competições.

O Domestic Longhaired pode vir nas mais variadas cores de pelagem e de olhos, além de tamanhos de cauda e formato de corpo. Como muitos são resgatados de situações de risco antes de ir para um lar definitivo é aceito pequenas problemas físicos que não são permitidos em outras raças. O gato deve aparentar ser feliz, saudável e bem alimentado, não estando acima ou abaixo do peso.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas