Devon Rex | CachorroGato

Guia de Raças

Devon Rex

Quero esta raça

Ficha do Devon Rex

Devon Rex

O Devon Rex é uma das raças felinas mais singulares. Apesar da semelhança com o Cornish Rex, o Devon vem de um gene distinto, descoberto 10 anos mais tarde. Desde então o Devon Rex tem ganhado admiradores graças à sua personalidade dócil e fácil cuidado.

Um Devon Rex é um bom gato para quem deseja um felino que gosta de ficar apenas dentro de casa, para famílias com crianças ou para pessoas ou famílias que possuem outros pets.

 

Origem

O primeiro Devon Rex foi descoberto acidentalmente nos anos 60, no condado britânico de Devon. A Srta. Beryl Cox recolheu um gato de pelagem frisada de uma mina desativada, esse gato se originou do cruzamento de uma fêmea de pelos lisos com um macho de pelo encaracolado. O gatinho adotado pela Srta. Cox recebeu o nome de Kirlee.

Sua pelagem distinta se deve a uma mutação genética do pelo liso natural para pelos cacheados, criadores tem trabalhado para continuar a manter e melhorar as qualidades originais dessa raça. Inicialmente a Srta. Beryl Cox pensou que Kirlee poderia apresentar um gene que ajudasse na criação dos Cornish Rex, mas logo se descobriu que as duas raças apresentam genes diferentes e os criadores passaram a se empenhar para manter as características do Kirlee, criando assim o Devon Rex. Nos Estados Unidos o gato Devon Rex foi reconhecida como uma diferente da Cornish Rex em 1979.

 

Comportamento

O Devon Rex é um gato muito carinhoso e brincalhão. É um pouco menos ativo do que o Cornish Rex. Não gosta de solidão, aprecia a convivência com outros gatos, cachorros e, especialmente, o contato com os seres humanos, com quem cria uma dependência real. Ele se adapta a qualquer ambiente, sem problemas, mas geralmente prefere os espaços interiores. Sua voz é doce e discreta, não são gatos falantes, mas vão usar miados para atrair sua atenção se acharem necessário. Esse gato é um escalador habilidoso, então preparasse para vê-lo escalando os mais variados lugares, tentando se envolver em tudo que acontece pela casa. Com sua preferência pela companhia humana, é muito provável que um Devon Rex queira partilhar das investigações com você.

É um gatinho friorento que vai ser acostumar bem a vida dentro de um apartamento, sempre procurando lugares mais quentes para estar, aliás, a raça Devon Rex é uma raça para ser criada dentro de casa. É amoroso e afetuoso com seus donos, gostando de receber atenção assim como gosta de dar atenção. Por serem ativos e inteligentes é comum que fiquem rapidamente entediados, precisando de alguma atividade para se distrair ou se tornam destruidores, principalmente se forem deixados sozinhos por muito tempo.

 

Aspecto

O Devon Rex é um gato médio, longo e muscular, com um corpo compacto e flexível. Sua cabeça é pequena, de formato cuneiforme, o crânio é achatado, o focinho e nariz são curtos. Suas bochechas são proeminentes e uma das características marcantes do gato Devon Rex. Os olhos são ovais, grandes, inseridos bem afastados, se apresenta em cores brilhantes, sempre de acordo com a cor de sua pelagem. As orelhas, inseridas baixas, são bastante grandes em forma de cone e com pontas arredondadas, apresentando pelos nas extremidades, como os de um Lince.

O pelo é curto, fino e encaracolado, suave ao toque, de todas as cores e padrões, apresentando ou não a cor branca. Sua pelagem é menos ordenada do que o do Cornish Rex, lembrando a pelagem de um carneiro. A forma que a pelagem do Devon Rex se apresenta pode variar de gato para gato, e ele pode apresentar períodos quase sem cachos para depois voltarem a ser o que eram antes. Ele tem pernas ligeiramente tortas, as patas anteriores são menores que as posteriores. A cauda é comprida e fina. Seu desenvolvimento é rápido, no entanto sua pelagem só atinge o aspecto de um gato Devon Rex adulto aos seis meses.

 

Cuidados específicos

O Devon Rex não precisa de muito cuidado, basta uma atenção em relação ao pelo, para retirar a pelagem morta e banho com shampoo específico para evitar excesso de gordura nos fios deve ser frequente. Uma escovação semanal é indicada, mesmo com essa raça apresentando quase nenhuma muda, pois seu tipo de pelagem favorece essa característica.

 

Saúde

Apesar da aparência frágil, o Devon Rex é um gato muito saudável e vive uma vida longa. O único problema que pode surgir é em relação aos ouvidos, pelo acúmulo de cera, nesse caso é necessário limpeza regular com produto específico para tal cuidado, evitando complicações. Um problema hereditário e mortal, a espasticidade, surgiu em algumas linhagens da raça para que ela pudesse ser criada. Por esses motivos os criadores do gato da raça Devon Rex trabalham na seleção de gatos saudáveis e um teste de pedigree é necessário para saber se o filhote não apresenta a doença.


História do Devon Rex

O Devon Rex é o resultado de um acasalamento acidental que ocorreu na Inglaterra entre um macho de pelo encaracolado com uma fêmea de pelo liso. Um dos filhotes nasceu com pelo crespo. Ele foi adotado por uma admiradora de gatos chamada Beryl Cox, e foi nomeado Kirlee.

Kirlee foi cruzado com fêmeas Cornish Rex, em uma tentativa de obter mais uma ninhada com o pelo mais encaracolado, mas a prole resultante toda tinha pelo liso. Os criadores chegaram à conclusão que a mutação genética que causou a pelagem exclusiva de Kirlee era diferente do gene que faz o pelo do Cornish Rex ser encaracolado. Assim, surgiu o Devon Rex.

A nova espécie foi chamada de Devon Rex porque Kirlee nasceu em Devon, na Inglaterra. Alguns destes gatos foram importados para os EUA, e logo foram reconhecidos pela American Cat Fanciers Association, em 1972.


Características do Devon Rex

O Devon Rex é inteligente, brincalhão e muito ativo. Ele quer ser envolvido em tudo - e ele é um excelente puladore, nenhum canto passa sem ser explorado! Prepare-se para encontrá-los empoleirados no topo das portas ou subindo em algum lugar nunca antes explorado.

Embora eles sejam interessados ​​em tudo o que acontece ao seu redor, os Devon Rex são muito dedicados a ficar perto das pessoas e preferem compartilhar suas investigações com você, então espere a companhia deles ao seu redor, não importa o que você estiver fazendo.

Ele vai pular em seu ombro pra ver você fazer o jantar (comida é outra de suas coisas favoritas), se enrolar no seu colo enquanto você lê um livro, e se aconchegar debaixo das cobertas para dormir com você à noite. Eles não são particularmente comunicativos pelo miado, mas irão miar se acharem absolutamente necessário que você olhe para algo que despertou o interesse dele.

Estes pequenos duendes se saem bem em uma casa cheia, se sentem melhor em companhia das pessoas, mas não devem ser deixados sozinhos por longos períodos, eles podem se tornar destrutivos se ficarem entediados. Eles são ótimos com crianças e se dão bem com outros animais de estimação da família.O Devon Rex é o tipo de gato que deve viver dentro de casa. Essa raça precisa de muita atenção e carinho. São muito inteligentes e ativos, ficando facilmente entediados se você não prover a ocupação necessária.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais