Cymric | CachorroGato

Guia de Raças

Cymric

Manx Longhair

Quero esta raça

Ficha do Cymric

Cymric

O Cymric é também conhecido como Manx Longhair, ou seja, ele é uma versão de pelo semi-longo da raça Manx, mantendo como características principais a falta de cauda e o formato arredondado de seu corpo. No entanto é importante lembrar que nem todo filhote da raça Cymric nasce sem cauda.

Gatos Cymric formam fortes laços com suas famílias e são bastante sociáveis, sendo meigos com crianças e interagindo bem com outros animais em casa. Se você deseja um gato dessa raça, o ideal é que ele não passe muito tempo sozinho, pois se trata de um bichano que aprecia a convivência com pessoas. São gatos bem humorados e leais.

 

Origem

Apesar de terem sido relatados gatos de pelagem longa e sem cauda na Ilha de Man, onde surgiu o Manx, considera-se que o Cymric surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1960. Uma criadora canadense chamada Blair Wright e uma americana chamada Leslie Falteisek, decidiram fixar a pelagem longa em um gato com características da raça Manx. Dessa maneira, ambas obtiveram a raça Cymric. A ausência de cauda da raça Manx e da raça Manx Longhair levou ao surgimento de lendas, em uma delas conta-se que Noé teria acidentalmente cortado a cauda do gato ao fechar a porta de sua arca.

Na década seguinte o CCA (Canadian Cat Association) reconheceu essa nova raça e em 1989 foi a vez da CFA, que reconheceu o Cymric sob o nome de Manx Longhair. Na Europa é uma raça bastante difícil de encontrar. O nome da raça vem do termo “Cymru” que significa “País de Gales” em gaulês, ainda que ela não tenha nenhuma ligação com essa localidade.

 

Comportamento

Esse felino é ativo e gosta de brincadeiras. Bastante sociável, o Cymric convive pacificamente com crianças e outros animais de estimação – especialmente quando devidamente apresentado -, além de não estranhar pessoas desconhecidas. Conhecido como afetuoso, o Cymric gosta de carinhos e prefere não passar longos períodos por conta própria. Trata-se de uma raça inteligente e que consegue subir em lugares bem altos – graças as suas patas posteriores maiores do que as anteriores – alcançando os  mais diversos locais que atraem sua curiosidade, dessa maneira é melhor esconder coisas que podem quebrar e tentar prevenir quedas de grandes alturas aos quais esse gato se encontra sujeito.

Aliás, sua inteligência permite que o gato Cymric aprenda a usar suas patas com facilidade para abrir portas ou para conseguir algo que ele queira, podendo ser treinado. O bichano dessa raça aprende truques de devolver objetos como cachorros, além de aprender a enterrar seus brinquedos ou outras coisas. Sua voz é calma, mas o Cymric pode ter momentos falantes.

 

Aspecto

O gato da raça Cymric pesa entre 3,5 e 5,5 kg, sendo bastante parecido com o gato da raça Manx. O corpo é compacto, do tipo cobby, apresentando musculatura desenvolvida e estrutura óssea robusta. Sua cabeça é de tamanho médio, sendo levemente mais comprida do que larga, o formato é arredondado, com maças do rosto proeminentes, apresenta break bem definido. Os olhos são grandes, redondos e apresentam cor em harmonia com a cor da pelagem. As orelhas são inseridas afastadas, sendo largas na base, com pontas arredondadas e apresentando bastante pelo em seu interior.

Sua pelagem varia de semi-longa a longa, sendo dupla, com sub-pelo desenvolvido, o aspecto geral é de uma pelagem sedosa, variando de acordo com a tonalidade da pelagem. As cores de pelo são usualmente iguais as esperadas na raça Manx – padrões e cores tradicionais. Os pelos geralmente se apresentam mais compridos nas regiões em declive no corpo do gato Manx Longhair. A cauda costuma ser ausente ou curta, no entanto alguns exemplares nascem com uma cauda normal. Todas as variações de cauda esperada no Manx são validas também para essa raça. As patas posteriores dessa raça costumam ser ligeiramente mais longas do que as anteriores, além disso, há presença de tufos de pelo entre os dedos. O Manx Longhair demora cerca de 5 anos para atingir sua maturidade total.

 

Cuidados específicos

Apesar de sua pelagem semi-longa, o felino Cymric requer apenas escovação semanal para manter sua pelagem livre de pelos mortos e com aparência sedosa.

 

Saúde

Um cuidado importante com a raça Manx Longhair é em relação sua espinha. O fato da raça muitas vezes não possuir cauda não deixa essa região livre de terminações nervosas, que ao contrário das demais raças de felino vem desprotegida. Por esse motivo é importante tomar cuidado e não pressionar o local onde devia estar a cauda ou que apresenta uma cauda curta. Além disso, ao pegar um Manx Longhair no colo é importante dar suporte a região traseira do gato, sustentando a região para não colocar pressão demasiada em sua coluna. Com exceção a essa questão, os gatos Manx Longhair são saudáveis e sem problemas de origem genética.


História do Cymric

É claramente impossível separar a história do Cymric do Manx, como é visível na aparência de ambas as raças. O Manx surgiu na Ilha de Man, na Irlanda, muito provavelmente vindo de países próximos como a Inglaterra ou até mesmo localidades mais distantes. O fato é que em algum ponto de sua história, esses gatos passaram a nascer sem as vertebras que formam a cauda de um gato, dando origem a uma nova raça. Junto com o Manx, apareceram também gatos de mesmas características, mas com pelagem longa que, no entanto, não chamaram a mesma atenção que eles na época.

Cymric só ganhou notoriedade de fato na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos, por volta de 1960, quando duas criadoras decidiram investir nessa variação da raça Manx. Assim surgiu essa nova raça, que difere da primeira apenas em sua pelagem longa. Com padrão basicamente igual ao do Manx, o Cymric logo passou a ser reconhecido pelas principais associações felinas dos Estados Unidos e do Canadá.


Características do Cymric

Um gato de corpo arredondado, pelagem semi-longa e geralmente sem cauda, esse é o Cymric. A raça é também conhecida como Manx Longhair, por derivar da raça Manx. Esse é felino é amigável, carinhoso e de bom temperamento, se incluindo facilmente em uma família com crianças e outros animais. Um gato Cymric quase nunca vai se envolver em confusões, preferindo viver pacificamente e de maneira sociável com todos.

Felino muito inteligente, o Cymric consegue aprender truques por conta própria e até mesmo ser treinado. Apesar da pelagem semi-longa da raça, esse é um gato de fácil manutenção que vai exigir apenas uma escovação semanal. Um detalhe importante é tomar cuidado com o local onde estaria a cauda do Cymric, pois ela é sensível e pode causar dores a esse felino.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais