Curl Americano Pelo Longo | CachorroGato

Guia de Raças

Curl Americano Pelo Longo

American Curl Longhair

Quero esta raça

Ficha do Curl Americano Pelo Longo

Curl Americano Pelo Longo

O Curl Americano Pelo Longo é também chamado de American Curl Longhair e além da variação de pelagem semilonga existe a de pelagem curta. O aspecto mais conhecido e marcante da raça são suas orelhas dobradas ou “enroladas” (Curl), decorrentes de uma mutação genética. Esse gene pode ser transmitido aos descendentes por apenas um dos pais.

O Curl Americano Pelo Longo é bastante indicado para pessoas que já possuem outros animais de estimação ou que precisem de um felino de fácil adaptação. É também um bom companheiro para aposentados, famílias com crianças e pessoas que nunca tiveram um bichano.

 

Origem

O Curl Americano é mais uma das raças nativas dos Estados Unidos. Sua história na Califórnia, em 1981, quando a família Ruga adotou uma gata preta de rua, que possuía pelagem semilonga e orelhas enroladas. A gata teve uma ninhada de quatro filhotes, sendo que dois deles também possuíam orelhas dobradas. Uma amiga da família e criadora de gatos, Nancy Kiester, apresentou esses gatos em uma exposição e obteve grande sucesso, dando inicio a criação do American Curl. A variação Longhair é a variação original da raça, mas posteriormente foi obtido o American Curl Shorthair.

A raça American Curl Longhair é aceita pela TICA, desde 1985, pela CFA, desde 1993 oficialmente. Na Europa foi primeira introduzida na França e anos mais tarde na Inglaterra, ainda assim o American Curl é raro, especialmente fora dos Estados Unidos.  O gene responsável pela curvatura das orelhas do Curl Americano é diferente daquele encontrado no Scottish Fold.

 

Comportamento

Seu temperamento é descrito como equilibrado, sendo um gato de fácil convivência. O American Curl não costuma miar. Sociável, convive bem com crianças, outros gatos e com cachorros. É bastante sensível, carinhoso e apegado com seu dono. Esse felino ativo gosta de brincadeiras, sendo comum se manter brincalhão mesmo em idade avançada, e precisa de algum espaço para se exercitar, apesar de se adaptarem bem as mais variadas situações.

Gatos American Curl Longhair são alerta e curiosos, parecem sempre estar procurando novas aventuras e gostam de pedir atenção das pessoas, tentando se incluir em todas as suas atividades e projetos. Seu comportamento costuma variar um pouco de gato para gato porque a raça é comumente cruzada com gatos sem pedigree ou de raças diferentes. Quando chegam a um novo lar, o Curl Americano passa por uma fase de reconhecimento, mas respeita todas as pessoas e animais que já vivem na casa. Por manter um jeito de filhote por sua vida toda, o Curl Americano é conhecido como o Peter Pan dos gatos.

 

Aspecto

Felino de médio porte, pesa entre 3 e 5 quilos, com corpo semi-estrangeiro, com ossos e músculos medianos. A cabeça é proporcional ao corpo, sendo um pouco mais comprida do que larga. Olhos são grandes e inseridos afastados, em formato de noz e com cor sem relação com a pelagem, viva e profunda. Suas orelhas são de médias para grandes, largas em seu local de inserção e com pontas arredondadas, a dobra pode ser de 90 a 180 graus. As orelhas dobradas são provenientes de uma mutação em um gene dominante que leva a curvatura do pavilhão auricular do gato e apresentam grande quantidade de pelos interno. O dobra se apresenta em três níveis: ligeiro rebatimento, curvatura parcial e curvatura completa, sendo esse último o formato mais procurado e que lembra uma lua em quarto crescente.

Esse felino pode apresentar pelagem curta ou semi-longa. O gato American Curl Longhair apresenta pelos finos e sedosos, com bastante subpelo, sendo a variação mais frequente. Todas as cores e padrões são aceitos para a raça. A cauda do American Curl é de comprimento igual ao de seu corpo, sendo mais larga na base, se afilando até terminar em uma ponta arredondada, em pelos em penacho na variação Longhair. A maturidade da raça ocorre entre os 2 e 3 anos. Sua orelha se enrola por volta do quarto dia de vida, mas só atinge sua curvatura definitiva entre os 3 e 4 meses.

 

Cuidados específicos

O Curl Americano não precisa de muitos cuidados especiais. Mesmo na variação de pelo longo, esse gato precisa apenas de escovação semanal para manter uma boa aparência, pois não apresenta pouca muda de pelo. Suas orelhas podem ser limpas regularmente, mas devem ser usados produtos especiais, evitando acumulo de cera e problemas com infecções.

 

Saúde

O gene responsável pelas orelhas dos gatos da raça American Curl Longhair não causa problemas para essa raça – ao contrário do que ocorre com o gene do Scottish Fold. Ainda assim, é indicado o cruzamento de gatos American Curl com gatos que possuem orelhas normais, uma vez que o número de exemplares da raça é bastante reduzido. Por possuir a pelagem semilonga, esse gato pode desenvolver tricobenzoares – bola de pelos no sistema digestivo -, problema facilmente tratável.


História do Curl Americano Pelo Longo

O Curl Americano é um gato de origem recente e surgiu em Lakewood, Califórnia. Um casal, Grace e Joe Ruga, encontraram uma gata preta, com pelos semi-longos e orelhas enroladas, e decidiram adotaram. Logo a gata deu origem a dois filhotes com as mesmas orelhas enroladas em uma ninhada de quatro. Em 1983, dois anos após o casal Roga adotarem a gata preta, uma amiga e criadora de gatos, Nancy Kiester, levou a gata e os dois filhotes para uma exposição, onde ganharam grande destaque. Kiester passou então a criar o Curl Americano de Pelo Longo.

A mutação responsável pelas orelhas dobradas foi causada em um gene dominante que não causa problemas de saúde ao Curl Americano de Pelo Longo e pode ser transmitido por apenas um dos pais. A raça é reconhecida pela TICA e pela CFA. Apesar de ter chego a Europa, a raça é pouco comum fora dos Estados Unidos.


Características do Curl Americano Pelo Longo

As orelhas enroladas são a característica marcante do Curl Americano Pelo Longo, mas todo gato dessa raça nasce com as orelhas retas. A orelha com pavilhão auricular enrolado só fica definida por volta do quarto mês de vida. Esse gato é apelidado de “Peter Pan” porque se mantém com um jeito de filhote por toda sua vida. Sociável, gosta de crianças e outros animais de estimação.

Muito apegado ao seu dono, costuma a segui-lo pela casa e tentar se envolver em todas as suas atividades, como se quisesse realmente ajudar. O Curl Americano Pelo Longo costuma exigir atenção, mas é também um gato ativo e brincalhão que pode se distrair por conta própria. A raça exige apenas escovação semanal e cuidados com a limpeza de seus ouvidos.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas