California Spangled Cat | CachorroGato

Guia de Raças

California Spangled Cat

Quero esta raça

Ficha do California Spangled Cat

California Spangled Cat

O California Spangled Cat possui manchas escuras e redondas por todo seu corpo, o que lembra o padrão encontrado em algumas aves, além do seu aspecto de gato selvagem africano. Uma característica marcante da raça é sua maneira de andar, sempre rente ao chão. Sua criação foi realizada no intuito de alertar as pessoas sobre a necessidade de se preservar a vida selvagem.

A raça é bastante rara apesar do esforço dos criadores em torna-la mais popular, o número de exemplares é de cerca de 200 gatos no mundo todo e o cruzamento entre dois gatos dessa raça se torna difícil devido as grandes distâncias que precisam ser percorridas. Esse gato é do tipo que se adapta a todas as pessoas e situações, mas o California Spangled Cat é especialmente em indicado para famílias, gostando de se sentir incluso nelas. A raça é também uma opção para pessoas que desejam um gato que pode ser treinado.

 

Origem

O California Spangled surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, no estado da Califórnia como seu próprio nome diz. Seu criador foi Paul Casey, que buscava um gato de aparência selvagem, como um leopardo, mas de personalidade bastante tranquila. Paul Casey passou então a cruzar numerosas raças diferentes de gatos, dando inicio a um longo processo de criação. Foram necessárias onze gerações para se fixar as características do California Spangled, portanto a raça teve sua estreia apenas em 1986. O California Spangled Cat é proveniente da mistura de raças como Manx, Turkish Angorá, British Shorthair, American Shorthair, Siamês, entre outras.

O termo Spangled foi dada a raça California Spangled Cat por causa do padrão manchado na pelagem desse felino, que lembra a plumagem de algumas aves. A ideia de Paul Casey de criar essa raça ocorreu após ele saber da matança de gatos selvagens, a partir disso, Casey passou a crer que se as pessoas possuíssem um gato doméstico que lembrasse um gato selvagem, elas passariam a cuidar melhor da vida selvagem. O California Spangled ainda busca seu reconhecimento por associações americanas como a TICA, no entanto para tal é necessário que mais criadores e exemplares surjam.  Seu destaque é minimizado pro raças como Ocicat e Bengal, também de aspecto selvagem.

 

Comportamento

O California Spangled combina um lado bastante ativo e excelente caçador, com uma personalidade sensível e sociável, sem se apresentar agressivo. É apegado ao seu dono e gosta de brincadeiras, muitas vezes se apresentando curioso em relação a qualquer coisa que se mova. Bastante inteligente, um felino dessa raça vai encontrar formas de conseguir o que quer e fazer com que você não fique bravo com ele por isso.

Um gato California Spangled gosta de estar próximo de sua família humana e costuma conviver bem com outros felinos, criando bons laços. Aliás, o fato de gostar de outros gatos não torna a presença de outros felinos obrigatória em sua casa. Gatos dessa raça são bastante apegados aos seus brinquedos, gostando de, eventualmente, brincar de caçá-los. Não deixe a aparência selvagem dessa raça te engana; este felino é bastante doce, uma perfeita combinação da aparência selvagem com a personalidade de felino doméstico. Alguns exemplares são vocais, enquanto outros são silenciosos. Além disso, o California Spangled gosta de lugares altos de onde possa observar toda a atividade de casa.

 

Aspecto

O gato dessa raça é de aparência de um Leopardo selvagem, possui o corpo longo, com músculos e ossos bem desenvolvidos, e pesa entre 4 e 8 kg. A cabeça é de contornos arredondados, de largura e comprimento medianos, as maçãs do rosto são salientes e apresenta leve stop entre a fronte e nariz, com focinho médio. A inserção das orelhas é alta, apresentam comprimento médio e pontas arredondadas. Os olhos são inseridos afastados, se apresentam bem abertos, são amendoados e levemente oblíquos, a cor deve ser de acordo com a pelagem, geralmente em tons que vão do ouro ao castanho, se apresentando azul para os exemplares Snow Leopard.

A pelagem é curta, exceto na região do abdômen e cauda, o padrão é tabby e apresenta riscas nas patas, cabeça e região da garganta. As marcas de um California Spangled podem variar em seu formato, vindo na forma de quadrados, triângulos, círculos, entre outros, mas o formato redondo é o mais visado.  As cores são preta, castanha, azul, vermelho, bronze, dourado, cinza (charcoal) e prata. Existe também a variação Snow Leopard que é branca mosqueada de preto. A cauda é longa, sendo da mesma espessura em toda sua extensão, apresentam anéis negros e sua extremidade é negra.

 

Cuidados específicos

A manutenção do California Spangled Cat é bastante simples, sendo basicamente composta pela escova semanal para manter a pelagem livre de pelos mortos e com aparência saudável.

 

Saúde

Gatos da raça California Spangled são considerados saudáveis e até o presente momento nenhum problema de saúde de origem genética foi relacionado à raça.

 


História do California Spangled Cat

A origem do California Spangled Cat é bastante marcante. A raça foi criada por um roteirista americano, Paul Casey, após uma visita sua a África, onde descobriu que felinos selvagens como leopardos estavam sendo mortos por causa de sua pelagem. Inconformado, Casey decidiu que criar uma raça de gato doméstico que lembrasse a miniatura de um gato selvagem e tivesse o temperamento de um gato doméstico ajudaria na conscientização das pessoas sobre a necessidade de se proteger a vida selvagem. Foi assim que Casey passou a criar a raça, utilizando diversos gatos até se obter o California Spangled em 1986.

A raça despertou o interesse das pessoas e foi necessário que Casey entrevistasse as pessoas que desejavam um California Spangled Cat para selecionar seus criadores. Infelizmente, isso perturbou a criação da raça que ficou bastante limitada e hoje é bastante rara. Associações felinas dos Estados Unidos como a TICA ainda não reconhecem a raça devido à falta de criadores e exemplares para tal.

 


Características do California Spangled Cat

Se você deseja um gato dessa raça saiba que ele não vai ser de “pronta-entrega”, por ser uma raça bastante rara, é difícil se obter um exemplar. O California Spangled Cat é selvagem em sua aparência e no seu instinto caçador, mas é um felino amoroso que gosta de pessoas e de outros gatos – apesar de viver com outro felino não ser uma exigência da raça. Seu comportamento nunca é agressivo, apesar de gostar de brincadeiras e ser bastante ativo.

O California Spangled Cat pode vir em diferentes cores e o padrão em sua pelagem pode vir em formatos diferentes, apesar de serem mais esperadas e desejadas marcas redondas. Esse gato pode gostar de conversar ou não, mas tenha certeza que ele é curioso e inteligente; podendo ser treinado.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas