Bombaim | CachorroGato

Guia de Raças

Bombaim

Bombay

Quero esta raça

Ficha do Bombaim

Bombaim

O Bombaim é aquela raça de gato que sempre é comparada a uma pantera em miniatura e esta semelhança não é uma mera coincidência. A sua criadora, uma americana do estado de Kentucky chamada Nikki Horner, estava determinada a criar um gato tão parecido quanto possível ao Bagheera, a pantera negra que era seu personagem favorito na obra "O Livro da Selva" de R. Kipling.

 

Origem

O Bombay é uma raça que foi criada em Kentucky, nos Estados Unidos, por Nikki Homer, que nos anos cinquenta começou a trabalhar de forma constante, determinada a obter o "seu" gato preto com aparência de pantera negra. Para isso ela partiu de um cruzamento entre um Birmanese Sable e uma gata American Shorthair de olhos marcantes.

Essa foi a primeira vez que duas raças já estabelecidas foram usadas para criar uma terceira raça com características totalmente próprias - e apesar da meta de Nikki ser criar uma raça que fosse o mais parecida possível com uma pantera, ela não utilizou nem uma gota de sangue selvagem na criação do Bombaim.

Anos mais tarde, apesar de já ter algumas ninhadas bem sucedidas, esporadicamente um gatinho da ninhada aparecia na cor marrom. A raça foi oficialmente reconhecida pela CFA (Cat Fanciers Association) em 1970 e ainda hoje são aceitos cruzamentos com gatos da raça American Shorthair e Birmanese. Quando o Bombay foi aceito em competições como uma nova raça, Nikki Homer parou de criar a raça, porém outros criadores, apaixonados por esse gato dócil, brincalhão e seguro de si começaram a criar o Bombaim.

Apesar de ser uma raça muito popular nos Estados Unidos, onde foi criado, o Bombaim - que recebeu esse nome em homenagem à cidade de Bombaim, na Índia - não é uma raça muito conhecida na Europa.

 

Comportamento

O Bombaim é um gato carinhoso, tranquilo e amigável. Também tem como característica a comunicação, sendo um gato muito vocal que mia frequentemente -felizmente eles têm um tom de voz doce e baixo.

Além disso ele também é um gato muito brincalhão, o que pode transformar essa pequena pantera em uma mistura única de características de gatos, cães e porque não, macacos. O Bombay pode ser treinado para usar coleiras, além de adorar brincar de buscar objetos, sempre encontrando maneiras de se divertirem junto com os humanos com quem moram.

Os gatos da raça Bombaim são muito sociáveis, gostam de brincar e interagir, constantemente buscam contato com o dono e não suportam bem a solidão. É um gato da família e convive muito bem com outros animais de estimação, crianças e até mesmo idosos.

O Bombaim também é um gato muito inteligente e curioso, que aprende com muita facilidade pequenos truques e comandos simples, como, por exemplo, levar objetos ou responder ao chamado do dono, saltando no colo quando solicitado e aproveitando longas sessões de carinhos, até mesmo de pessoas estranhas.

 

Aspecto

O Bombaim é um gato de porte médio, compacto e musculoso - você pode ver os músculos dessa pequena pantera se moverem conforme ela persegue alguma presa imaginária ou brinquedo pela casa. A cabeça dele é arredondada com o rosto largo, sem nenhum angulo acentuado. Os olhos são grandes, redondos e separados, que dão um olhar meio e doce ao gato, ao mesmo tempo que as suas cores - tons de cobre e ouro - lhe dão o toque final para ser realmente parecido com uma pantera negra.

O Bombaim tem pelagem curta e muito brilhante com textura bem acetinada. A cor da pelagem é absolutamente negra em todo o seu comprimento, não sendo aceita nenhuma outra tonalidade no padrão oficial da raça.

Por ser tão musculoso, o Bombay possui uma estrutura óssea robusta, o que faz com que seja um gato mais pesado que o comum para gatos de porte médio.

 

Cuidados específicos

O Bombaim tem pelagem curta e exige pouca manutenção, bastando simplesmente escovar ocasionalmente seus pelos para mantê-los sempre brilhantes e impedir o acúmulo de pelos mortos. Alguns banhos ocasionais para manter a pelagem lustrosa e livre de qualquer sujeira que poderia se acumular nos pelos também é recomendado - já que as palmas de nossas mãos deixam um pouco da nossa oleosidade natural na pelagem do gato durante as suas longas sessões de carinhos no nosso colo.

Apesar do pelo curto, essa não é uma raça recomendada para quem é alérgico à gatos, mas por outro lado o Bombaim é o gato ideal para aqueles que já possuem algum animal de estimação em casa ou crianças pequenas.

 

Saúde

A seleção natural ao longo do desenvolvimento da raça - junto com a boa saúde de suas raças mães, o American Shorthair e o Burnese - fizeram com que o Bombaim tenha uma vida longa e saudável, sem nenhuma doença geneticamente atribuída como característica da raça até o momento.


História do Bombaim

O Bombaim é uma raça de gatos criada na década de 50 pela americana Nikki Homer, do Kentucky, que queria um gato que fosse parecido com uma pantera negra. Para isso, Nikki decidiu inovar e cruzar o Burnese com o American Shorthair para criar uma raça totalmente nova, com características próprias - e não apenas uma mistura entre seus dois antecessores.

Após várias ninhadas que aparentemente não tiveram sucesso nenhum, Nikki persistiu com suas tentativas de cruzar as duas raças, até que finalmente começou a obter os primeiros gatos pretos de olhos dourados e suaves; e foi aí que surgiu o Bombay.

Mesmo com alguns exemplares das novas ninhadas nascerem na cor marrom, Nikki consegui que o Bombaim fosse reconhecido como uma nova raça em 1970 - após isso Nikki Homer parou de criar os gatos, mas esse não foi o fim do Bombaim.

Apaixonados pela mini pantera negra, com um ar sensível e carinhoso, apesar de sempre pronta para explorar e caçar, novos criadores continuaram o trabalho que Nikki começou, garantindo que o Bombaim conseguisse ser uma das raças de gatos mais populares dos Estados Unidos, apesar de ser uma raça pouco conhecida na Europa.


Características do Bombaim

O Bombaim é conhecido por seu pelo curto, porte elegante e brilhantes olhos dourados - que podem variar até a cor de cobre - que lhe dão um verdadeiro ar de panteira negra doce.

Este gato musculoso de tamanho médio é ágil e brincalhão, se relacionando bem com todas as pessoas da família, inclusive crianças e pessoas estranhas. O Bombaim é um gato que é voltado para os humanos com quem vive, que vai recebê-los alegremente todos os dias na porta, sendo bastante carinhoso com todos.

Por ser uma raça cheia de energia para brincar, ele é um ótimo gato para se ter quando se tem crianças em casa e com outros mascotes da casa, se forem apresentados corretamente.

 

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas