Bengal | CachorroGato

Guia de Raças

Bengal

Gato de Bengala

Quero esta raça

Ficha do Bengal

Bengal

O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de sua pelagem – um fundo laranja malhado de preto -, que lembra um Leopardo. Se possui a intenção de criar um bichano dessa raça é importante que você possua espaço para que o gato possa se exercitar e usar seu lado caçador livremente. Ele se adapta bem a vida em família, mas um comportamento mais “selvagem” não pode ser descartado devido sua origem.

Por ser produto de uma hibridação, o Bengal tem um comportamento mais tranquilo a partir da quarta geração após o cruzamento com um gato selvagem (Leopardo Asiático), ainda se mantendo ativo e alerta. Dadas as suas características, o Bengal é uma raça melhor para aquelas pessoas que estão acostumadas a lidarem com gatos, casas onde as pessoas são ocupadas e ativas e ainda aqueles lares nos quais existem outros animais de estimação, incluindo cachorros.

 

Origem

Uma criadora da Califórnia, Jean Sudgen, adquiriu um gato selvagem – um Leopardo miniatura de pelagem malhada – e o cruzou (num processo conhecido como hibridação) com uma gata da raça American Shorthair, intencionando obter dessa forma um gato doméstico com aspecto de um gato doméstico. Assim, no ano de 1963, Jean Sudgen obteve a raça Bengal. Outras raças como Siamês, Burmês e Mau Egipcio foram usadas para a criação e melhoramento dessa raça.

O nome Bengal vem de Prionailurus bengalensis, espécie do Gato-Leopardo.O reconhecimento do Gato de Bengala veio em 1986 pela TICA, mas a F.I.Fe e a CFA só a reconheceram recentemente. O Gato de Bengala é um gato ainda pouco disseminado pelo mundo, mas que vem ganhando cada vez mais atenção devido ao seu aspecto selvagem que tanto fascina as pessoas. Atualmente, a raça só pode ser cruzada entre si, não permitindo mais a hibridação com o Gato-Leopardo.

 

Comportamento

Equilíbrio é o termo que define o temperamento do Bengal, mas é importante que o exemplar faça parte de, ao menos, a quarta geração após a hibridação com o Gato-Leopardo Asiático. O felino dessa raça se mantém com dinamismo e instinto de caça acima da média quando comparado a outros gatos domésticos, sendo, portanto, um gato ativo que gosta de se exercitar. O Bengal também apresenta uma forte atração pela água, característica que vem do Gato-Leopardo que é um bom pescador.

Os filhotes da raça Bengal são bastante agitados e a fêmeas são mais temperamentais e independentes do que os machos. Costumam possuir um caráter sociável com relação a outros gatos e até mesmo cachorros, mas ainda podem apresentar um lado selvagem em seu comportamento. Sua voz é discreta e o gato dessa raça possui uma grande necessidade de atenção e exclusividade por parte de seu dono, com quem costuma ser carinhoso como as demais raças de gato doméstico. Inteligentes, eles observam as ações das pessoas para aprender como abrir armários e conseguem subir até lugares bem altos dentro de casa.

 

Aspecto

Raça de tamanho médio para grande, que pesa de 5 a 9 kg, apresentando corpo longo, grande, com estrutura óssea bem desenvolvida e musculatura forte. A cabeça do Bengal é grande e de contornos arredondados, sendo levemente mais comprida do que larga, as maçãs do rosto se apresentam destacadas, seu nariz é grande e largo, assim como o focinho. As orelhas são pequenas, voltadas para frente, com as extremidades arredondadas, sendo a pelagem tipo de Lince desejável. Os olhos são inseridos bem afastados, sendo grandes e ovais, sendo todas as cores aceitas com exceção do azul e da água-marinha.

Pelagem curta e fina, sendo espessa e suave ao toque. Os padrões esperados para a raça são malhado, com cor de base preferencialmente laranja, manchas que podem ser negras, chocolate ou canela, com extremidade da causa se apresentando negra; marmoreado, com marcas que lembram asas de borboleta nos ombros e conchas de ostras nos flancos. Já as cores da pelagem se apresentam em diversas variedades, sendo que a principal pode ser laranja, marfim, ouro ou creme enquanto as manchas podem ser canela, preto ou chocolate. As patas posteriores do gato da raça Bengal são ligeiramente mais longas do que as anteriores. A cauda é de comprimento médio, sendo grossa, se afilando em direção da ponta arredondada. A raça só atinge a maturidade completa por volta dos dois anos.

 

Cuidados específicos

Os cuidados com o Gato de Bengala são poucos, essa raça exige apenas uma escovação semanal para manter o aspecto de seu pelo saudável e remover os pelos mortos.

 

Saúde

Problemas de saúde de origem genética ainda não foram encontrados na raça Gato de Bengala. Dessa forma, a raça é considerada bastante saudável. Um problema que pode ocorrer no Bengal é um temperamento instável devido à hibridação, sendo indicado pelo menos quatro gerações após o cruzamento com o gato selvagem para que o exemplar tenha características domesticas mais fixas.


História do Bengal

Fala-se que um gato doméstico com aparência selvagem, o que sempre atraiu a atenção das pessoas, foi primeiro visto no Japão durante a década de 1940. No entanto, foi vinte anos mais tarde que a história do Bengal começou, nos Estados Unidos. Jean Mills - nome de casada de Jean Sugden – cruzou uma gata doméstica com um Gato-Leopardo Asiático, no ano de 1963. Esse foi o primeiro esforço para se obter um gato doméstico que tivesse uma aparência de gato selvagem.

Bengal moderno só surgiu de fato no inicio dos anos de 1980, mas sua linhagem foi traçada até o primeiro gato obtido por Jean Mills. A aceitação da raça pelo TICA veio em 1986, como uma nova raça, sendo reconhecida definitivamente em 1991. Os criadores da raça trabalham em conjunto até nos dias de hoje para obterem um gato que seja saudável, bonito e com um bom temperamento. A raça é também conhecida como gato de Bengala.


Características do Bengal

O Bengal possui várias características interessantes, principalmente no que diz respeito ao seu temperamento. Inteligente, ele é capaz de aprender a andar na coleira e abrir armários ao observar humanos. Curioso, o gato dessa raça se sente atraído por coisas brilhantes, sendo normal que ele as esconda. Amável com seu dono, como qualquer gato doméstico, o Bengal gosta de exclusividade e atenção.

Por outro lado, graças a sua origem selvagem, o Bengal é atlético e ativo, com forte instinto para caça, gostando de água e de chegar até os lugares mais altos da casa, apresentando necessidade por espaço. Convive bem com outros animais, mas pode ter comportamentos selvagens às vezes, portanto é importante que o exemplar pertença a pelo menos a quarta geração após a hibridação. Muito ligado a natureza, o Gato de Bengala gosta de ter espaço e acesso a atividades ao ar livre.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais
  • Cornish Rex

    Pode-se dizer que o Cornish Rex é um capricho da genética, uma mutação espontânea que...

    Leia Mais