American Wirehair | CachorroGato

Guia de Raças

American Wirehair

Quero esta raça

Ficha do American Wirehair

American Wirehair

A história desse gato de pelagem frisada começa no estado de Nova York, no ano de 1966. O American Wirehair é um gato robusto e vigoroso, que é bastante afetuoso com pessoas e até mesmo outros animais de estimação. A raça é uma variação do American Shorthair, proveniente de uma mutação genética espontânea.  Curiosamente, essa mutação não foi observada em outras partes do mundo, como geralmente ocorre em casos assim.

A raça é indicada para pessoas que nunca tiveram gatos, famílias ou pessoas com animais de estimação e/ou crianças, além de ser calma o suficiente para ser uma incrível companhia para idosos. Por sua pelagem ser delicada, a escovação do American Wirehair deve ser cuidadosa para evitar que seu pelo quebre.

 

Origem

Originado de uma mutação genética que deixa sua pelagem dura e frisada, o American Wirehair apareceu pela primeira vez no ano de 1966 em uma ninhada da raça American Shorthair. A mutação que originou essa raça é espontânea e o gene é dominante. Joan O’Shea, criadora de gatos, decidiu trabalhar na criação do American Wirehair, realizando cruzamentos com o American Shorthair para o desenvolvimento dessa nova raça. A presença do American Shorthair na linhagem dessa nova raça influenciou em aspectos como o formato de sua cabeça e corpo.

Mesmo apresentando a pelagem frisada característica das raças Devon e Cornish Rex, um geneticista britânico analisou uma amostra de pelo enviada por Joan O’Shea e garantiu que o pelo do American Wirehair era único e não relacionada as outras raças citadas. O reconhecimento da raça pela CFA veio em 1978 – seu registro na associação data de 1967 - e apesar de ter se originado nos Estados Unidos, a raça American Wirehair é ainda pouco difundida no país.

 

Comportamento

Gato ativo e ágil, o American Wirehair gosta de brincar mesmo quando atinge a idade adulta, tendo necessidade de exercícios. Seu temperamento é equilibrado, assim como do American Shorthair, sendo muitas vezes descrito como um gato amável, quieto e reservado. Com o dono é apegado, sendo afetuoso, além de ser um felino sociável com crianças e outros animas de estimação. Por um lado calmo, o American Wirehair pode agir como um gato de colo para aquelas pessoas menos ativa, enquanto se torna um companheiro animado para as crianças, sendo, portanto, uma raça de fácil adaptação.

O gato American Wirehair é tolerante e inteligente, gostando de observar tudo que acontece em volta do ambiente no qual vive. Por ser apegado com humanos, esse gato pode sempre querer ficar por perto, mas sem perder sua independência e seu instinto caçador, de forma que pode ser deixado sozinho por certos períodos de tempo, além de se aventurar numa caçada quando algum inseto invade a caça. As fêmeas da raça American Wirehair costumam se manter mais ocupados do que os machos, que são bem mais relaxados.

 

Aspecto

Raça de tamanho médio para grande, pesando de 3,5 a 7 kg, com o padrão praticamente igual ao da raça American Shorthair, tendo como exceção sua pelagem. Seu corpo é bem balanceado, com musculatura bem definida, sendo a proporção de seu corpo o principal ponto de seu padrão. A cabeça do American Wirehair é mediana, redonda e levemente mais longa do que larga, apresenta maçãs do rosto proeminentes, com bochechas bem desenvolvidas principalmente nos machos da raça, o focinho é bem desenvolvido e quadrado, o nariz é levemente curto. As orelhas são inseridas bem afastadas, sendo de tamanho médio; não muito abertas em sua base e com as pontas arredondadas. Os olhos se apresentam grandes, redondos e são inseridos afastados, a cor deve ser em harmonia com o tom da pelagem. Sua expressão é dócil.

Os pelos são curtos e recobrem o corpo de maneira regular, ao toque são duros e se apresentam ondulados, inclusive na região das orelhas e nos bigodes na maior parte dos exemplares. O ondulado presente na pelagem da raça pode variar de exemplar para exemplar. Todas as cores e padrões são aceitos para o gato American Wirehair, com exceção do lilás, chocolate e colourpoint. A cauda é de comprimento médio, se encontra posicionada quase ao nível do dorso, sendo mais larga na base se afilando até a ponta arredondada. O gato American Wirehair só atinge sua maturidade completa entre os três e quatro anos de idade.

 

Cuidados específicos

A raça American Wirehair é de fácil manutenção, sendo necessária apenas escovação semanal para remoção de pelos mortos. Eles apresentam época de muda como outros gatos, onde a escovação deve ser mais regular. Banhos são indicados para a raça uma vez que sua pelagem é oleosa. Os ouvidos devem ser limpos delicadamente sempre que o American Wirehair é banhado.

 

Saúde

Apesar dos gatos da raça American Wirehair serem saudáveis, alguns podem apresentar problemas de alergia relacionadas à sua pele. A melhor forma de minimizar os problemas alérgicos na raça é dando banhos regulares.

 

Imagem: Rotatebot


História do American Wirehair

Uma raça natural dos Estados Unidos, assim como o American Shorthair, raça da qual descende. O primeiro American Wirehair nasceu em uma ninhada de American Shorthair, foi adotado por uma criadora de gatos do estado de Nova York, Joan O’Shea. A criadora nomeou o gato de pelos frisados de Adam e, reconhecendo suas características únicas, começou um processo de criação para essa nova raça.

Joan O’Shea logo descobriu pelos seus cruzamento que o gene responsável pela pelagem frisada era dominante e decidiu mandar exemplares de pelo da raça para um geneticista britânico que concluiu que a pelagem de Adam era única e não relacionada a pelagem de outras duas raças de pelo frisado – Cornish e Devon Rex. Como a presença do American Shorthair foi importantíssima na criação do American Wirehair, atualmente a única diferença entre as duas raças é sua pelagem.


Características do American Wirehair

Um gato amável e com fácil adaptação, esse é o American Wirehair quanto ao seu temperamento. Ele gosta de brincadeiras mesmo tendo idade avançada, sendo paciente com crianças e tolerante com outros animais de estimação. Ágil e com um instinto caçador proveniente de seu ancestral, o gato da raça gosta de perseguir insetos que possam aparecer em sua casa. Por outro lado, é um gato afeiçoado aos humanos, gostando de estar por perto e servindo até mesmo com um gato de colo para aquelas pessoas mais tranquilas.

American Wirehair possui como característica marcante sua pelagem frisada, o que o diferencia claramente de seu ancestral American Shorthair. Como alguns gatos dessa raça apresentam propensão a problemas alérgicos de pele, é muito importante manter sua pelagem e pele limpas com banhos regulares, evitando assim esse que é seu único problema de saúde de origem genética.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas