American Bobtail Longhair | CachorroGato

Guia de Raças

American Bobtail Longhair

Quero esta raça

Ficha do American Bobtail Longhair

American Bobtail Longhair

O American Bobtail existe na variação Longhair e na variação Shorthair, que são idênticas com exceção do tamanho de sua pelagem. Este gato parece mais um pequeno Lince selvagem, tendo como um dos aspectos mais marcantes sua cauda curta, proveniente de uma mutação genética dominante. Essa raça é proveniente de um desenvolvimento natural, inicialmente.

Um American Bobtail Longhair é um gato de companhia, apreciando muito a presença de pessoas, a quem costuma ser leal e apegado, odiando a solidão. Paciente, costuma conviver bem com outros gatos e até aceita dividir seu espaço com cachorros e crianças pequenas. Famílias com crianças e pessoas que nunca tiveram gatos são ótimas opções para um American Bobtail, desde que esse bichano não passe tempo demais sozinho.

 

Origem

Como seu nome sugere, a raça é uma das várias a surgir nos Estados Unidos, sendo considerado raro fora de seu país de origem. O American Bobtail surgiu em meados da década de 1960, um casal em férias no Arizona encontrou um gato de aspecto selvagem e cauda curta e decidiu adotá-lo. O casal se chamava Sanders e deram ao gato o nome de Yodie. Yodie foi cruzado com uma siamesa e partir daí surgiu o American Bobtail. Acredita-se que a raça tenha como ancestrais o Manx e o Bobtail Japonês, mas isso nunca foi confirmado. Outra crença é sua relação com o Lince Americano (Bobcat), o que é geneticamente impossível.

Inicialmente, o American Bobtail existia apenas na versão Shorthair, mas introdução da raça Persa Colourpoint – ou Himalaio – originou-se o American Bobtail Longhair. Vários criadores pelos Estados Unidos trabalharam no desenvolvimento desse gato. A raça American Bobtail Longhair tem seu padrão aceito pela associação americana TICA desde 1989. Já seu registro na CFA foi oficializado apenas nos anos 2000.

 

Comportamento

Gatos American Bobtail são incrivelmente dóceis, apegado às pessoas e carinhosos, não aceitando muito bem a ideia de ficarem sozinhos por longos períodos de tempo. A relação da raça com outros gatos é boa e no geral aceita a presença de cães, como é paciente a relação com crianças é boa, mesmo com as mais novas que são mais descuidadas. Um American Bobtail geralmente vai iniciar brincadeiras com seus donos e possui grande capacidade de escapar das situações mais complicadas.

O gato American Bobtail Longhair possui também um lado ativo e inteligente, gostando de espaço para brincadeiras e se aventurar em caçadas, atividade que adora e que desempenha muito bem. Quando estimulados, costumam ser mais vocais, mas no geral não é uma raça de miados. Por ser muito sociável, é um felino que costuma se apegar a família inteira e não formar laços apenas com uma, alterando momentos de diversão com momentos em que conforta seu humano. Leal e podendo aprender truques como pegar e levar objetos para seu dono, o American Bobtail pode ser comparado com um gato-cachorro.

 

Aspecto

Esse gato pode pesar entre 3 e 9 quilos, devendo o peso ser por sua constituição robusta e não por estar acima do peso, seu porte é de médio para grande. Corpo é pesado de boa estrutura óssea e muscular, do tipo semi-cobby para cobby, ou seja, com aspecto geral atarracado. Seu rosto largo apresenta contornos arredondados, o focinho é praticamente tão largo quanto comprido, já seu nariz largo apresenta uma leve curvatura na região dos olhos. As orelhas são medianas, inseridas bastante afastadas e em estado de alerta, sua base é larga e suas pontas arredondadas, sendo desejados pelos do tipo Lince. Seus olhos são ovais, amendoados e grandes, com cor que varia de acordo com a pelagem, possuindo um olhar inteligente e alerta.

Sua pelagem na versão Longhair é semi-longa, dupla e densa, apresentando bastante subpelo, sendo maior na cauda e pescoço, geralmente meio áspero ao toque. Seu pelo é também resistente a baixas temperaturas e no contato com água. Todas as cores e padrões são aceitos para gatos American Bobtail Longhair, mas é preferível que o felino apresente cores que lhe dão um ar mais selvagem. As patas são medias, sendo as traseiras maiores do que as dianteiras, os pés são grandes e apresentam pelos interdigitais no gato de pelagem semilonga. A cauda curta – possui de 1/3 a ½ do tamanho de cauda de um gato normal - e com pelagem farta desse gato fica enrolada sobre seu dorso, sendo uma característica bastante marcante. A raça atinge sua maturidade entre os 2 e 3 anos.

 

Cuidados específicos

Mesmo na variação de pelagem semi-longa, o American Bobtail é um gato de manutenção fácil que exige apenas escovação semanal para a remoção de pelos mortos.

 

Saúde

No geral um gato da raça American Bobtail Longhair é forte e saudável, pois é resultante de desenvolvimento natural. Ainda assim alguns exemplares podem nascer sem cauda, o que leva a problemas de saúde devido sua espinha muito curta.


História do American Bobtail Longhair

A ancestralidade do American Bobtail é um grande mistério, existem pessoas que acreditam que ele seja proveniente do Lince Americano, um felino selvagem, enquanto outras acham que ele veio de raças como o Manx ou o Bobtail Japonês por causa de sua cauda curta e enrolada sobre o dorso. A primeira hipótese é impossível geneticamente, enquanto a segunda nunca foi comprovada. O que se sabe é que o American Bobtail surgiu em meados de 1960, quando um casal americano adotou um gato de aparência selvagem encontrado numa reserva indígena.

O American Bobtail Longhair é resultante da introdução da raça Himalaio em sua linhagem e a cauda desse gato é resultado de um gene dominante. A raça é popular nos Estados Unidos, mas pouco comum fora do país. Ela é aceita na TICA desde 1989 e pela CFA, oficialmente, desde os anos 2000.


Características do American Bobtail Longhair

O American Bobtail Longhair é um gato-cachorro por seu lado leal as pessoas e pelo fato de aprender truques como pegar e levar objetos ao seu dono. Sociável e inteligente, o felino dessa raça convive bem com outros animais de estimação e crianças, mesmo as crianças menores que são menos delicadas. Esse felino é ativo sem exageros, gosta de brincadeiras e é um ótimo caçador.

Gatos American Bobtail Longhair são de baixa manutenção apesar de sua pelagem semilonga, necessitando apenas escovação semanal. No geral é saudável, com exceção dos exemplares que nascem sem cauda, que podem apresentar problemas decorrentes de uma espinha muito curta. Aliás, a cauda curta e enrolada é o aspecto mais marcante da raça.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas