Abyssinian | CachorroGato

Guia de Raças

Abyssinian

Abissínios

Quero esta raça

Ficha do Abyssinian

Abyssinian

O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele marmorizada, que lembram facilmente o rosto do puma. Embora seja um gato afetuoso e sociável, também é um animal muito ativo e independente.

 

Origem

Apesar de o Abyssinian ser uma das raças de gatos mais antigas que se tem conhecimento, ainda existem muitas dúvidas e divergências sobre as suas origens. A maioria dos aficionados por gatos acreditam que os Abissínios são gatos de origem etíope, tímidos e discretos, com seus miados baixos que se assemelham ao som de um sino.

Acredita-se que o Abissínio seja descendente direto do antigo gato doméstico egípcio, o que pode ser provado graças à sua incrível semelhança com pinturas e esculturas dos antigos gatos egípcios. As primeiras unidades provavelmente teriam chegado à Inglaterra por volta de 1860 na Abissínia (Etiópia), 70 anos depois, em 1929, a raça foi oficialmente criada. Uma curiosidade é que o nome da raça não é Abyssinian em homenagem à Etiópia (que na época em que a raça foi criada ainda se chamava Abissínia), mas sim porque era o local de onde os gatos foram importados e por isso receberam tal nome.

Estudos genéticos mais recentes afirmam que é mais provável que o Abissínio tenha surgido na região do Oceano Indico e nas partes mais ao sul da Ásia e, apesar da raça ter sido refinada até atingir os padrões hoje conhecidos no território inglês, sem a ajuda de mercadores e outros navegadores que paravam em regiões de Oceano Indico, principalmente em Calcutá.

Essa raça quase desapareceu após a Primeira e Segunda Guerra Mundial, principalmente porque entre as décadas de 60 e 70 houve uma epidemia de leucemia felina, mas com o esforço dos criadores, hoje essa é uma das raças mais conhecidas e apreciadas de gatos de pelo curto.

 

Comportamento

Abyssinian tem um temperamento muito ativo, se mostrando um gato muito extrovertido, brincalhão e cheio de personalidade. Ele é muito inteligente e independente, aprendendo com muita rapidez – o que faz com que os gatos dessa raça recebam com mérito o título de ser uma das raças de gatos mais inteligentes que se tem conhecimento.

Alpinista nato, ele costuma subir em árvores com frequência – além de precisar de exercícios constantes para queimar toda sua energia, então o mais aconselhável é que ele possua espaço para brincar, de preferência um jardim cercado. Essa raça adapta-se facilmente à vida familiar e a convivência com outros animais de estimação, desde que tenha total liberdade para se mover e possa se exercitar.

Apesar de sua independência, o gato dessa raça é geralmente muito orientado para os humanos com quem vivem – não por ser um gato de colo e que sempre quer carinho e atenção, mas por ser um gato que gosta de estar sempre por perto observando o que seu dono faz com curiosidade, muitas vezes querendo ajudar, o que torna o Abissínio uma das raças de gatos mais leal que existe – e que sabe exatamente como treinar os seus humanos para fazerem exatamente o que eles querem sem parecerem manipuladores.

 

Aspecto

O Abyssinian é um gato de porte médio e compacto, muito flexível, fino e forte. O seu corpo é musculoso, entrando em harmonia com seu pescoço comprido e arqueado, fechando o conjunto com as orelhas largas voltadas para frente, que fazem o Abissínio parecer sempre alerta, criando assim um gato bastante elegante apesar de ainda possuir a aparência de um felino selvagem. O Abissínio tem olhos amendoados e expressivos, pelo curto e espesso (pelo longo é variante da raça somali), bastante lustroso, mas sem passar a sensação de oleosidade.

Sua pelagem apresenta faixas com tonalidades escuras ao longo de cada fio de pelo, especialmente na ponta. Essa marcação denominada Ticking (salpicado) dá um efeito especial em sua bela pelagem. Além disso, eles possuem o sub pelo completo e espesso.

O gato da raça Abissínio é um gato bastante comunicativo, mas isso não chega a ser um problema, pois seus miados são bastante discretos e com o passar do tempo o quase excesso de energia dele vai se equilibrando.

 

Cuidados específicos

O Abissínio tem pelagem curta e dispensa atenção muito meticulosa, bastando escovar ocasionalmente para evitar o acúmulo de pelos mortos – a atenção para esse aspecto deve ser redobrada em época de muda, já que a pelagem está trocando e os pelos mortos se acumulam com mais rapidez. Outro aspecto está relacionado com a sua dieta: como é um gato muito ativo, demanda uma dieta que supre suas necessidades.

Os gatos da raça Abyssinian são ágeis e ativos. Se confinados, devem ter acesso a brinquedos e distrações, de preferência tendo contato com outros gatos.

 

Saúde

O Abissínio tem boa saúde e, até o momento, não são atribuídos a eles doençascaracterísticas da raça, embora, em alguns casos possam apresentar algumas alterações genéticas como: amiloidose renal (insuficiência renal crônica), luxação da patela e hérnia umbilical.


História do Abyssinian

O Abyssinian é um dos gatos mais antigos que se tem conhecimento. Apesar disso, as origens dessa raça ainda são desconhecidas.

A raça Abyssinian foi reconhecida pela primeira vez na Inglaterra, no ano de 1871. Apesar do nome sugerir que a raça teve origem na Etiópia, o Abyssinian só leva esse nome porque foi desse país que foram importados os primeiros exemplares e na época esse pareceu um bom nome para a raça.

Por sua semelhança com esculturas e pinturas do antigo Egito, acredita-se que os ancestrais do Abissínio eram gatos egípcios. Por outro lado, pesquisas genéticas dizem que a verdadeira origem dessa raça foi no Oceano Índico e uma terceira gama de aficionados por gatos afirma que eles possuem sangue africano, por sua incrível semelhança com um gato selvagem da região.

Durante o período das Grandes Guerras Mundiais o Abissínio quase desapareceu da Inglaterra, assim como tantas outras raças de gatos e cachorros - e para piorar, logo após isso ocorreu a grande epidemia de leucemia felina, o que fez com que o número de gatos dessa raça diminuísse ainda mais.


Características do Abyssinian

O Abyssinian é uma raça que exige carinho das pessoas, mas isso não evita que às vezes possa parecer reservado e independente. A atenção e o espaço devem ser concedidos quando necessário. Mesmo sendo um gato que gosta de viver em um ambiente familiar, é um animal de estimação mais adequado para adultos.

O Abissínio é um gato muito inteligente e, por isso, também muito independente. A interação pode ser alcançada através da prática de jogos e brincadeiras (com brinquedos seguros e adequados) que também o ajudem a gastar energias, exercitar a mente e queimar calorias. Para um Abissínio, o mundo é a casa de seu dono e, esta, também é seu reino. O gato Abissínio foi cuidadosamente criado para ser um felino de alto padrão, é uma raça nobre e não deve ser esperado que ele se comporte como qualquer gato de rua.

Um gato da raça Abyssinian não gosta de restrições, gosta de explorar e passear pela casa livremente, então quanto maior o espaço que pudermos oferecer, melhor, porque deixá-lo confortável facilitará a interação com seus companheiros humanos. Não devemos esquecer que a sua evolução, no sentido de um caráter equilibrado, baseia-se sobre afeto e atenção dedicada a ele, portanto, não é adequado optar por esta raça se você não puder dar atenção ao seu felino.

Outra característica da maioria dos Abyssinian é que eles desenvolvem-se física e emocionalmente, mas nunca perdem o espírito travesso e brincalhão, estando sempre movidos pela curiosidade e dispostos a participar em qualquer jogo. A desvantagem dessa característica é apenas o fato de que, para um gato Abissínio, cortinas e prateleiras são objetos que estão presentes apenas para entretê-los em suas intermináveis brincadeiras. No entanto, com um pouco de treinamento, um Abissínio é inteligente o suficiente para comportar-se e adaptar-se, em troca de todas as outras coisas boas da vida oferecidas por seu dono no ambiente familiar.

O Abissínio é um legítimo sangue azul, que foi desenvolvido pela aristocracia para seu próprio prazer. Os tempos podem ter mudado, mas a aparência majestosa e imponente de um Abissínio exala superioridade. O Abissínio é uma raça tão elegantemente incorporada em todos os aspectos que nos permite afirmar: "aqui está um felino realmente magnífico".

O Abissínio, em geral, tem boa saúde e não demonstra predisposição para doenças se bem for cuidado. É, também, muito capaz de cuidar de si mesmo e de se defender, caso algum gato de rua cruze seu caminho e comece uma briga, mesmo que sempre tenda a evitar esse tipo de confronto.

O Abyssinian é uma raça inteligente e pode demonstrar muita sensibilidade em relação aos humores de seus companheiros humanos. Sensível e atento a tudo, ele reflete o espírito que prevalece no ambiente. É essa sensibilidade que o torna um gato muito esperto, que rapidamente nota e reage a qualquer barulho anormal ou som de pessoas que se aproximam de seus domínios, ou seja, a casa de seus donos. Por todos esses motivos que, ainda hoje, o sofisticado e elegante Abissínioatrai principalmente aqueles que apreciam a perfeição delicada em um gato.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais
  • Cornish Rex

    Pode-se dizer que o Cornish Rex é um capricho da genética, uma mutação espontânea que...

    Leia Mais