Whippet, Galgo ou Snap Dog - Tudo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Whippet

Galgo, Snap Dog, English Whippet

Quero esta raça

Ficha do Whippet

Whippet

É fácil de ver que cães Whippet são animais incrivelmente rápidos. Eles correm a mais de 60km/h. Mas em casa são relaxados e discretos, tem excelente comportamento com a dose certa de charme. Eles adoram ficar no sofá por horas e horas, recebendo amor e atenção. Também são lindas criaturas, trazendo brilho a qualquer ambiente mais apagado.

Origem

O Whippet foi criado pelos mineiros e moleiros do norte da Inglaterra. Primeiro foi destinado à caça de coelhos, mais tarde começou a participar de corridas. No século XIX, os criadores buscavam um cachorro que fosse como um Galgo pequeno e veloz e que fosse resistente, valente e tenaz como um Terrier.

Comportamento

O Whippet tem caráter estável, franco, equilibrado e seguro de si mesmo. É doce e carinhoso com os humanos, mas de instinto assassino com pássaros, coelhos e gatos. Com outros cachorros, mantém uma relação cordial, não briga, exceto nas corridas. É um cachorro limpo, tranquilo e às vezes reservado, podendo até ser tímido.

Aspecto

O corpo do Whippet é esbelto, forte, tem um tórax profundo, extremidades largas e musculosas. Tem a cabeça larga, orelhas pequenas, olhos grandes e escuros. A cauda é larga, afiada e forma uma pequena curva quando o cachorro está em ação. Tem pelo fino e apertado que pode ser de qualquer cor.

Cuidados específicos

Por ter a pele fina e pouca gordura no corpo, o Whippet tende a ser mais friorento do que os outros cachorros e por isso necessita de abrigo quando faz frio. Lhe agrada mordiscar coisas, é recomendável que tenha muito brinquedos para que não destrua os móveis da casa.

Saúde

Para que o Whippet tenha boa saúde é preciso que siga uma dieta rica em proteínas e faça exercícios diariamente.


História do Whippet

Whippet é uma das várias raças classificadas no grupo dos Galgos, também conhecidos como “cachorros de ver”. Esses cachorros estão adaptados à caça de presas em campo aberto, graças a sua visão. Uma vez que localizam a preza podem superá-la tanto na velocidade quanto na resistência, graças às suas extremidades largas.

Devido a essa forma de caçar, os Galgos estão presentes, historicamente, em regiões onde há muito campo aberto, no norte da África e nos países árabes, na Rússia, Irlanda e Escócia.

O Whippet atual é um membro mais recente desse apreciado grupo de cachorros e foi criado pelos mineiros e moleiros no norte da Inglaterra.

Aceita-se que o lobo asiático foi o antepassado dos galgos, pois não se sabe da existência de um outro lobo na região onde se originaram esses cachorros. Mesmo sendo o Whippet uma raça relativamente moderna, vale a pena mencionar que os gregos e romanos utilizavam galgos pequenos, de um tamanho bem menor do que o que conhecemos atualmente.

Conforme foi se desenvolvendo a raça Whippet, os criadores tinham como objetivo a criação de um cachorro que fosse como um Greyhound pequeno e veloz, mas deveria ser mais resistente do que o Pequeno Galgo Italiano. Efetivamente, o Whippet precisava ter agilidade e elegância, além de valentia e tenacidade. Tendo isso, várias raças foram usadas para sua criação.

Essa invenção criteriosa teve como resultado um cachorro com a resistência de um Terrier de trabalho, combinado com a velocidade e simetria dos aristocratas galgos, com o corpo refinado para que se parecesse com os Greyhound. Então nasceu o Whippet que conhecemos.

No início, a raça teve vários outros nomes, mas se diz que Whippet se originou da palavra “whip” (chicote, em inglês) devido seu caráter desperto e sua velocidade.


Características do Whippet

Observe esta elegante criatura, quem poderia discordar se fosse descrito como “uma obra de arte canina”? Nada é mais verdade sobre um cão Whippet.

Um animal verdadeiramente charmoso e com elegância em cada um de seus movimentos, tanto se está correndo no campo ou andando pelo jardim, quanto se está deitado no sofá ou na cama. As elegantes linhas dessa raça são apreciadas com a claridade de sua pele lisa, o que é um presente para a visão de qualquer amante dos galgos.

O Whippet é um cachorro muito adaptável, que encara bem a maior parte das situações caseiras. Seu tamanho, pelagem curta e hábitos limpos fazem com que seja fácil tê-lo por perto e que cuidá-lo seja um prazer.

É um cão de companhia maravilhoso, se trata de uma raça afetuosa, amável, de temperamento equilibrado e disposição tranquila. Dito isso, são muito ágeis e, especialmente quando jovens, são capazes de sair correndo para finalizar algo que considerem importante (frequentemente relacionado com comida). Isso significa que o dono deve prestar atenção ao que há em volta do Whippet.

O Whippet adora estar em companhia das pessoas e a maioria gosta de se amontoar no colo do dono quando este lhe dá oportunidade, inclusive quando você está tomando sol no jardim em uma espreguiçadeira. A maioria deles parece gostar muito do sol, sem dúvida desfrutam tanto do calor, quanto da comodidade. Muitos também gostam de dormir embaixo do edredom da cama do seu dono, já que isso proporciona calor e companhia daqueles que permitirem que ele faça isso. Na cama, o Whippet é como uma bolsa de água quente com vida.

Devido a sua natureza, alguns Whippets não se dão bem com gatos e com outros animais pequenos, assim é mais sensato que se apresente a ele o gato que terá em casa. Se deve ensinar ao Whippet quais são as regras da casa (que incluem não perseguir o gato). De qualquer forma, os gatos parecem entender quais cachorros devem respeitar e quais não, o que ajudar a evitar situações complicadas entre eles.

A maioria dos Whippets se socializa adequadamente com outros mascotes caseiros, desde que se faça quando são novinhos, poderão viver juntos em perfeita harmonia. Muitos Whippets acabam fazendo uma forte amizade com gatos, mas isso não acontece quando o gato de um vizinho ousa se aventurar no seu jardim.

Os pais que tem cachorros e filhos devem ensinar esses a respeitar seus amigos caninos e a tratá-los com amor. Os Whippets são cachorros tolerantes e gostam muito da companhia das crianças, especialmente se forem apresentados de forma sensata enquanto o cachorro ainda é jovem. Por fim, a supervisão atenta é a chave para criar uma boa relação entre a criança e o cachorro.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Afghan Hound

    Difícil de acreditar que o penteado Galgo Afegão, ou simplesmente Afghan Hound, um dos...

    Leia Mais
  • Borzoi

    O Borzoi, que aparenta ser um cão muito calmo e preguiçoso, era um caçador de lobos...

    Leia Mais
  • Galgo Espanhol

    O Galgo Espanhol está muito unido à cultura espanhola. Uma prova disso são as infinidades...

    Leia Mais
  • Greyhound

    O Greyhound, também conhecido como Galgo Inglês, é usado principalmente como cão de...

    Leia Mais