Welsh Corgi Cardigan - Saiba mais sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Welsh Corgi Cardigan

Korgi

Quero esta raça

Ficha do Welsh Corgi Cardigan

Welsh Corgi Cardigan

O Welsh Corgi Cardigan, quando filhote, pode ser confundido com o Welsh Corgi Pembroke. Contudo, o Cardigan é um pouco maior e mais largo, possui uma cauda larga, grossa, e orelhas arredondadas bem grandes. Em contrapartida, o Pembroke é menor e mais leve, com orelhas também menores, pontiagudas, e cauda bastante curta.

Origem

Os ancestrais do Welsh Corgi descendem do cão que os visigodos introduziram no País de Gales no século IX. Com este nome, podemos distinguir duas raças distintas: o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke, sendo o Cardigan o mais antigo entre os dois e também o que ganhou fama de ser um excelente guia para rebanhos.

Comportamento

O Welsh Corgi Cardigan é vívido, astuto e um pouco palhaço. É muito inteligente e fácil de adestrar, já que se encanta em aprender. Gosta de nadar, passear e também se dispõe a praticar qualquer outro esporte. O Corgi também é leal e carinhoso com seus donos e reservado com estranhos.

Aspecto

O Welsh Corgi Cardigan é um cão mais largo do que alto. Ele é pequeno, possui patas curtas de estrutura óssea pesada e um peito aprofundado. Possui orelhas grandes, erguidas e ligeiramente arredondadas. Sua cauda é grande e quase toca o solo por onde o cão passa. A pelagem é curta ou média, de textura dura.

Cuidados específicos

O Corgi se adapta facilmente a todos os ambientes e não necessita de grandes doses de atividade física, podendo passar o dia todo em casa, desde que, ao sair, ganhe um passeio de qualidade.

Sua pelagem espessa não requer nenhum cuidado especial além de escovações semanais.

Saúde

O Welsh Corgi Cardigan é um cão forte e é preciso controlar o seu peso. Devido à estrutura física da raça, um Cardigan com sobrepeso é seriamente propenso a problemas de coluna e nas articulações, especialmente nos ombros e nas patas. Subir muitas escadas e fazer exercícios com muito impacto também podem acarretar tais enfermidades. A displasia coxofemural, os cálculos de vesícula e as doenças oculares também podem aparecer nos cães dessa raça.


História do Welsh Corgi Cardigan

Welsh Corgi Cardigans são uma das mais antigas raças de cães na Inglaterra. Os celtas da Europa Central, que possuíam esses cães como fiéis e amados companheiros, levaram-nos à Europa por volta de 1200 d.C.


Fazendeiros galeses, muitos anos depois, utilizaram esses cães para o trabalho de cuidar do gado e dos rebanhos. No século XIX, as duas variedades da raça foram erroneamente colocadas como uma única raça, mas isso foi modificado no século XX e desde então são consideradas duas raças distintas.


Características do Welsh Corgi Cardigan

Welsh Corgi Cardigan é um cão cheio de bravura e um defensor leal de seu lar. Ele também possui instinto de pastoreio, o que o faz naturalmente protetor das crianças e da família em geral. Alguns são até mesmo conhecidos por morder levemente os calcanhares das pessoas para mantê-las andando na direção correta. Em casa, são quietos, limpos e bastante comportados - isso, naturalmente, se eles tiverem a atenção e o exercício que necessitam.

Por conta de seu tipo físico, os Welsh Corgis precisam ser criados com bastante cuidado. Da mesma forma que acontece com os Dachshunds, Corgis precisam ser criados de forma compreensiva e equilibrada. Os filhotes de Corgi Cardigan devem ser ensinados a subir e descer as escadas corretamente, de forma que sua coluna não seja prejudicada pelas suas pernas curtas. Também é preciso tomar cuidado, desde sempre, com a sua alimentação, pois o excesso de peso pode lhes ser muito prejudicial.

Os Welsh Corgi Cardigan possuem olhos escuros, que lhe atribuem uma expressão inteligente e sempre alerta. Acima de tudo, eles são cães que parecem firmes e fortes, sem serem grosseiros ou muito pesados.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas