Tosa Inu - Saiba mais neste Guia sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Tosa Inu

Quero esta raça

Ficha do Tosa Inu

Tosa Inu

Sendo o maior cão de origem japonesa além do nome Tosa Inu, ele também pode ser conhecido como Mastim Japonês, Tosa Ken, Tosa Token ou apenas Tosa. No Japão é a raça mais temida e respeitada, e foi muito utilizado como cão de briga, pois é muito corajoso e com habilidades atléticas incríveis, no entanto atualmente é usado como cão de guarda. Ainda não apresenta reconhecimento pelo American Kennel Club (AKC), no entanto está no Foundation Stock Service (FSS).

O Tosa Inu é um cão muito apegado a família e boa companhia para pessoas ativas, que estão acostumadas a lidar com cachorros e famílias com crianças maiores, sendo gentil e paciente com elas. Perto de estranhos é reservado.

 

Origem

O Japão tem um histórico de criação de cães de luta desde o século 14. O Tosa Inu como é conhecido hoje foi desenvolvido durante o século 19 na Ilha de Shikoku e é uma mistura de cães ocidentais com cães Shikoku-ken. Dos cães ocidentais as raças que foram provavelmente envolvidas ao longo de sua criação são Bulldogs, Mastiffs, Pointers e Dogues Alemães, São Bernardos e Bull Terriers. Em seu estado natural, antes da introdução das raças ocidentais, ele era descendente da linhagem Spitz, sendo menor e menos forte do que nos dias de hoje. Seu nome é oriundo da região na qual foi desenvolvido.

Essa raça que já era rara chegou muito perto da extinção durante a Segunda Guerra Mundial. Acredita-se que alguns criadores contrabandearam cães da raça Tosa Inu e os esconderam durante a Guerra até que ela acabasse e sua criação e uso em torneios fosse novamente possível. Desde 1997 faz parte do Foundation Stock Service (FSS), seguimento do AKC que serve como uma manutenção de registros de raças raras, visando a melhoria das mesmas pelos seus criadores até que aquela determinada raça atenda todos os padrões para ser registrada pelo AKC.

 

Comportamento

É cão um audacioso, corajoso, de compostura e paciência. Em casa costuma se sentir a vontade, gostando de relaxar em camas e sofás. Se a circunstância exigir, pode ser um cão terrível, por isso deve ser treinado de forma firme e socializado desde cedo. Não é normal do Tosa ser agressivo, tímido ou medroso.

Com dono o Mastim Japonês é muito afeiçoado, mas perto de estranhos prefere ser reservado. Apesar de ser gentil e paciente com as crianças, lida melhor com elas quando não são muito pequenas. Confiante e calmo, não costuma querer provar nada a ninguém, não sendo exibido. Seu tamanho faz dele um bom cão de guarda. Acredita-se que seu instinto coragem e de luta tenha se originado do envolvimento do grupo Mastim em seu desenvolvimento.

 

Aspecto

Cão robusto, imponente, nobre e de grande porte. Sua movimentação é enérgica e poderosa. As patas apresentam dedos bem fechados e unhas duras, de preferência escuras. O pelo é curto, duro e denso, podendo ser vermelho, fulvo, abricó, preto e tigrado. Marcas brancas no peito e patas são permitidas.

O crânio do Tosa Inu é forte e amplo. Em alguns casos sua testa pode ser enrugada. A trufa é larga e de cor preta, o focinho é ligeiramente longo, quadrado, nunca pontudo, e apresenta um canal nasal reto. Os maxilares e dentes são fortes, com mordedura em tesoura. Os olhos são de expressão digna, são preferencialmente pequenos e de cor marrom escura. As orelhas ficam inseridas altas ao lado do crânio, finas, caídas ao lado das bochechas e de tamanho pequeno. Seu pescoço é musculoso e com barbelas. A cauda é grossa na raiz e vai afinando até a ponta.

Seu corpo é poderoso, com cernelha alta, dorso reto, lombo musculoso e largo, assim como o peito que também é profundo e com costelas levemente arqueadas, o ventre é esgalgado e a garupa é ligeiramente arqueada no topo. Os membros são sólidos, com posteriores musculosos. O Tosa tende a babar, mas sem excesso.

 

Cuidados específicos

Uma escovação semanal para manter o pelo da raça Tosa Inu com boa aparência é suficiente. Como essa raça tende a inchar o melhor é lhe oferece pequenas porções de ração ao longo do dia, no lugar uma grande refeição. Brincar no quintal ou caminhar com o cão dessa raça é exercício o suficiente, sendo um cão que necessita de espaço.

 

Saúde

Vivendo uma média de 12 anos, os problemas mais comuns para essa raça estão relacionados aos olhos e a displasia coxofemoral e de cotovelo. Ambas os tipos de displasias são de herança genética, causando má formação e degeneração das articulações, estando ambas relacionadas a cães de raças grandes e gigantes. No caso da displasia de cotovelo nem todo animal que apresenta a doença manifestam sintomas, aqueles que têm sintomatologia ativa apresentam dor ou dificuldade de andar, sendo possível tratamento com cirurgia e mudanças na dieta do cachorro. Ao contrário da displasia de cotovelo, a displasia coxofemoral ocorre também em cachorros pequenos.




História do Tosa Inu

O Tosa Inu é um cão folclórico no Japão, sendo reverenciado há cerca de mil anos. Em seu estado original era da linhagem Spitz e um cão inigualável no duelo. Porém quando comerciantes do ocidente começaram um comércio aberto com o Japão passaram a introduzir cães do grupo Mastim a fim de competir com cães japoneses que eram consideravelmente menores em tamanho e força e não foram capazes de competir de forma igual.

Foi em 1848 que se cruzou um cão de pedigree Tosa com um Bulldog e acredita-se que os filhotes provenientes deram origem ao Tosa Inu como é conhecido hoje. A introdução de outras raças continuou até se chegar num cão de briga mais forte e capaz.

O pico dos cães de luta no Japão foi entre o fim da Era Meiji e o começo do período Showa, época na qual o cão Tosa ficou muito conhecido pelo país. Durante a Segunda Guerra Mundial a raça chegou muito perto da extinção.


Características do Tosa Inu

No Japão é considerado com orgulho parte da herança do país. Inicialmente usado como cão de luta, hoje desempenha o papel de cão de companhia, pois é muito afetuoso com os donos e gentil com crianças, e cão de guarda. Exige um treinamento firme, espaço e algum exercício diário, podendo ser alguma brincadeira no quintal de casa ou uma caminhada.

O jeito robusto e corajoso do cão Tosa Inu pode enganar, mas ele é bastante inteligente, calmo e quando se sente confortável gosta de relaxar pela casa e tirar uma boa soneca nas tardes mais preguiçosas.  



Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas