Terrier Preto da Rússia ou Cão de Stalin? Saiba aqui! | CachorroGato

Guia de Raças

Terrier Preto da Rússia

Cão de Stalin

Quero esta raça

Ficha do Terrier Preto da Rússia

Terrier Preto da Rússia

O Terrier Preto da Rússia também é muito conhecido por outro nome: “Cão de Stalin”. Isso se deve ao período no qual começou a ser criado, se referindo ao governo de Josef Stalin, tirano da Antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Nos dias atuais, a Rússia voltou a cuidar da raça Terrier Preto da Rússia no Canil Estrela Vermelha, o mesmo que a criou na década de 50 e que existe desde o início do século XX. Eles colocaram vinte cães desta raça em treinamento para exercer as mesmas funções para as quais foram criados: proteger, resgatar e procurar minas.

Origem

O Terrier Preto da Rússia é uma raça canina original da Rússia. Criada e supervisionada pela escola militar cinológica entre as décadas de 1940 e 1950 através de cruzamentos entre quatro raças distintas - Rottweiler, Schnauzer Gigante, Airedale Terrier e Terranova –, o Terrier Preto da Rússia foi desenvolvido para tornar-se um animal de trabalho que fosse grande, corajoso, forte e obediente. Adaptável às variações climáticas, é considerado um bom cão de guarda. Fisicamente pode chegar a medir até 78 cm na altura da cernelha e pesar 70 kg.

Comportamento

O Terrier Preto da Rússia é uma raça forte e robusta, com um fantástico temperamento. É um cão largo e potente que denota uma postura estável, em constante alerta. Mostra sempre uma atitude corajosa e é extremamente observador. É uma raça que aprende muito rapidamente as ordens do dono. Esse cão adora crianças e idosos, assim como os outros animais da família.

Aspecto


A cabeça é longa e os olhos, pequenos e oblíquos, são encimados por sobrancelhas espessas. Ele tem barbicha e bigode característicos. Esse grande Terrier, robusto e rústico, tem ar solto e harmonioso. O pelo tem aspecto duro, cheio, e a capa interna é particularmente desenvolvida. A pelagem do Terrier Preto da Rússia é preta, ou preta mesclada de pelos cinzas.

Cuidados específicos


Não pratique o sedentarismo com eles, pois naturalmente foram feitos para proteção e caça. Apesar de serem naturalmente fortes, pesados e robustos, é necessário que mantenham a atividade física de forma a continuar com um sistema cardiovascular forte e desenvolvido.
Cuide muito bem da pelagem. Apesar de não soltarem tantos pelos, escovando uma vez a cada sete dias, as chances diminuirão ainda mais.

Saúde


Sua adaptabilidade só funciona, porque ele é resistente a doenças e não as contrai com tanta facilidade. Os sistemas imunológicos dos Terriers Pretos da Rússia são muito fortes, então vírus dificilmente os atacarão.

Porém, existem alguns problemas de saúde aos quais esta raça está propensa, que incluem: alergias e problemas no quadril, olhos e cotovelos. Você deve levá-lo ao seu veterinário periodicamente para checar essas questões e assegurar que ele continue sempre bem e saudável.


História do Terrier Preto da Rússia

O Terrier Preto da Rússia surgiu em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Todo cuidado era pouco nesta época tão conturbada da História Mundial. Para se proteger mais ainda do Eixo, principalmente da Alemanha nazista, a Rússia quis criar um cachorro mais específico para ser usado por militares.

Então, a Red Star (Estrela Vermelha), canil do exército, decidiu realizar alguns testes e fez diversos cruzamentos entre espécies de cachorro, como Rottweiler, Schnauzer, Terrier Airdale, Pastor do Caucaso, Cão de Água de Moscovo e Terra Nova. Estima-se que tentaram cruzar quase 30 raças de cães.

A ideia era que nascessem animais mais fortes e musculosos, com ossos bem resistentes e firmes, além de aptidão para exercícios e que estivessem sempre tentando proteger seus donos. Para tal, queriam um cachorro que fosse corajoso e controlável, pois de nada valeria um cão desses com adestrabilidade complicada. Era importante que ele conseguisse se adaptar às mais diversas mudanças climáticas, já que a Rússia tem locais com neve.

Depois de muitas tentativas, conseguiram fazer com que nascesse este tipo de cão que estavam a procura. Assim surgiu o Terrier Preto da Rússia, mas foi oficializado como, de fato, uma raça, apenas no início da década de 80.


Características do Terrier Preto da Rússia

Este tipo de cão é o sonho de muitas pessoas. Eles, assim como os russos, são frios, metódicos e calculistas. Tem um instinto de proteção muito desenvolvido, por isso nunca deixará o dono na mão e sempre ficará em alerta para agir no caso de algum problema.

Além da perspicácia e vontade, os Terriers Pretos da Rússia também são extremamente capazes de defender a quem amam, pois são grandes e naturalmente musculosos. Sua resistência é de chamar a atenção e se adaptam a quaisquer condições de clima, podendo viver na Sibéria, por exemplo, da mesma forma como vivem no Brasil.

Apesar de serem agressivos, são bem controlados. Quando não estão em situações de perigo, eles oferecem uma postura muito respeitosa e seguem as ordens do dono. É amável e fofo, mas não é mimado, então pode ser uma boa opção para aqueles que não podem dar carinho o tempo inteiro.

Ele late muito pouco naturalmente, então é uma ótima opção para moradores de condomínios, já que estes tendem a ter mais problemas em relação ao barulho em horários inapropriados.
Para moradores de casa, é teoricamente mais fácil praticar exercícios com eles, já que sempre há um quintal ou jardim, podendo correr e brincar de monte com eles. Em condomínio, muitas pessoas esquecem-se de exercitá-lo, causando problemas, até mesmo, de depressão, portanto tire duas horas do seu dia para ir a um parque ou a alguma área específica de lazer que seja voltada para cães. É sempre bom lembrar que eles preferem que os seus donos brinquem com eles, pois assim como eles são dignos de nós, nós devemos retribuir com bastante amor e carinho.

Criado para ser um cão militar, o Terrier Preto da Rússia segue muito bem os comandos do seu dono. No entanto, é preciso treiná-lo corretamente e desde pequeno, assim o adestramento será muito mais fácil e funcionará a longo prazo.

Ele se torna, também, uma boa opção para qualquer faixa etária. Seja adolescente ou idoso, ele agirá com a sua grande dignidade e ouvirá o que o dono tem a dizer. Para pessoas com idade mais avançada, chega a ser até interessante ter este animal de estimação, pois ele o protegerá de possíveis agressores e ainda é controlado em questão de barulho e movimentação pela residência.

Por ser um cão calmo, basta que diga o que pode e o que não pode fazer que ele entenderá facilmente. Ele gosta de assumir o controle, mas dentro de casa você é dono, então sempre deixe isso bem claro. Em passeios, coloque-o atrás de você, nunca a frente. São mínimos detalhes como estes que fazem a diferença no adestramento de qualquer cão!
O Terrier Preto da Rússia é um cão que adora neve e água e proporciona ao dono aventurar-se por entre montanhas e rios, na certeza de que está acompanhado pelo melhor guarda costas que poderia ter em qualquer situação de perigo.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas