Staffordshire Bull Terrier (StaffBull) - Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Staffordshire Bull Terrier

StaffBull

Quero esta raça

Ficha do Staffordshire Bull Terrier

Staffordshire Bull Terrier

O que mais se destaca na raça Staffordshire Bull Terrier – também conhecido como Staffbull - é o seu temperamento. Para definir os Staffbulls em uma única palavra, simpatia é a que mais se enquadra nessa raça. À primeira vista parecem miniaturas de Pit Bulls, porém são totalmente ao contrário, pois possuem coração de Labradores e é por esse motivo que eles são indicados para crianças, idosos, apartamentos, terapias, etc.

Origem

A origem do Staffordshire Bull Terrier é relativamente consensual entre os historiadores e criadores. Eles teriam surgido durante o século XVIII, no Condado de Staffordshire, na região central da Inglaterra, a partir do cruzamento de Old English Bulldog, Old English Terrier e outros tipos de Terriers ingleses. O objetivo dos criadores era desenvolver um cão que fosse forte e muito resistente, já que era destinado a participar das rinhas de cães, que cresciam em popularidade na Inglaterra.

Inicialmente era conhecido como Bull and Terrier, depois Bull Terrier, até que finalmente foram batizados de Staffordshire Bull Terrier, em homenagem à sua região de origem.

Comportamento

O Staffordshire Bull Terrier é muito inteligente, ousado e leal. É muito ligado aos seus donos e extremamente carinhoso com as crianças. Tem grande vitalidade, é muito divertido e extrovertido. Geralmente não se dá bem com outros cães, uma simples brincadeira pode levar a uma briga. É fácil de treinar, mas às vezes pode ser um pouco teimoso.

Aspecto


É um cão de porte médio, forte, bastante musculoso. Seus olhos costumam ser escuros e redondos. Suas orelhas são pequenas. Os músculos de suas bochechas são bastante pronunciados. Possui uma boca larga, seus lábios se mostram rígidos. Visto de cima o cão possui uma musculatura forte no pescoço e ombros. Sua cauda é levemente pronunciada.
A pelagem do Staffbull é lisa, curta e sempre bem assentada ao corpo, as cores de pelagem possuem tons como vermelho, fulvo, branco, preto ou azul, tigrado ou ainda qualquer das cores anteriores com mistos de branco.

Cuidados específicos

Ele precisa de bastante atenção, gosta de brincar, é um cachorro que precisa sempre estar ocupado. Por ter muita energia, é aconselhável levá-lo para passear todos os dias.

Saúde

O Staffordshire Bull Terrier é um cão que tem boa saúde em geral, mas alguns exemplares podem ter catarata, displasia coxofemural e sarna dermodécica. Esta raça também é propensa a tumores.


História do Staffordshire Bull Terrier

Antes do século XIX, era comum que os criadores de cães proporcionassem lutas de cães com touros e o Staffordshire Bull Terrier está incluso neste grupo. Nessa época, os touros eram atacados por vários cães com o intuito de amaciar a carne e ainda proporcionar de forma sádica um entretenimento para os espectadores. As lutas eram feitas em arenas, e aconteciam não apenas com touros, mas também com ursos e outros animais de grande porte.

Inicialmente os cães Staffbull não eram criados para se assemelhar aos animais de companhia, mas sim para ter uma característica de caça e ataque, eram animais exóticos que testavam os atributos de força e habilidade. Os primeiros animais eram um pouco maiores e faziam parte de uma mistura de cães Bull Terrier, o American Pit Bull Terrier e American Staffordshire Terrier.

Estes animais ferozes e caçadores começaram a ser eliminados a partir de 1835, e como resultado a Grã-Bretanha começou a introduzir leis de bem-estar para os animais. As lutas ainda aconteciam, porém em frequências menores, muitas vezes envolvendo jogos de azar, o que era uma forma de testar as habilidades dos cães.

Conforme o tempo passou, a raça moderna passou a contar com um temperamento adequado para um animal de estimação e também para um animal companheiro. Este cão passou a ganhar um maior respeito, se tornando um cão digno para exibições. O cão foi aceito, então, pelo The Kennel Club do Reino Unido como Staffordshire Bull Terrier, em 1935. Os exemplares da raça encontrados atualmente nos Estados Unidos não possuem um histórico de luta local, sendo descendentes de cães que navegavam durante as migrações para a América atravessando o Atlântico com navegadores a partir do Reino Unido.

O cão da raça Staffordshire Bull Terrier costuma, muitas vezes, ser confundido com os Stafforshire Bull Terriers Irladese. Segundo a imprensa internacional, este nome se trata da criação de animais Pitt Bull e seu nome serve apenas de cobertura para vendas no mercado ilegal. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club somente em 1975.


Características do Staffordshire Bull Terrier

Como todo Terrier, os cães Staffordshire Bull Terriers precisam ser estimulados à obediência desde cedo, do contrário poderão até mesmo desenvolver traços fortes de personalidade dominante e acabar saindo do controle de seu dono.

Outro ponto fundamental é a socialização do filhote, não somente com outros cães, mas com pessoas e ambientes diferenciados.

As aulas de obediência e treinamentos para finalidades diferenciadas devem ser feitas com treinadores certificados e junto de seus donos, o que é uma ótima alternativa de socialização do cão com os demais moradores da casa além de seu dono.

Os cães desta raça costumam ser conhecidos pela sua grande agilidade e disposição. Possuem um porte pequeno e extremamente atlético, podendo viver em praticamente qualquer espaço. São cães excelentes para se manter em apartamentos desde que possam realizar suas atividades físicas regularmente e possam contar com a presença diária de seu dono.

São cães bastante corajosos e, apesar de serem cães alegres e dispostos, costumam ser quietos e não latem quando não existe a necessidade, diferente da maioria dos cães da raça Terrier.
Outra particularidade interessante sobre o Staffbull é que eles são cães que podem se relacionar com pessoas de todas as idades, devido a seu temperamento bastante tolerante, principalmente no que se refere às crianças.

Com outros cães e animais de pequeno porte, assim como pessoas desconhecidas, os cães da raça Staffordshire Bull Terrier costumam apresentar uma convivência complicada, principalmente no que envolve cães de mesmo sexo. Os cães do sexo masculino costumam ser dominantes de território, e encaram uma disputa com outro cão levando a uma briga bastante séria, o que é um traço marcante de seu histórico violento.

Por ser uma raça muito apegada ao seu dono, não suporta passar por longos períodos sozinhos, e este período poderá ser utilizado inclusive para que ele utilize toda a sua destreza e inteligência para aprontar grandes bagunças. Como resultados de uma pesquisa que é feita pelos órgãos responsáveis por cães, em classificações de inteligência o Staffordshire Bull Terrier ocupa a posição de 49 entre 135 raças que foram pesquisadas.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas