Stabyhoun - Absolutamente tudo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Stabyhoun

Quero esta raça

Ficha do Stabyhoun

Stabyhoun

O Stabyhoun é um cão com um temperamento extremamente tranquilo, que o torna um excelente companheiro para toda a família. Você pode levar esses cães para qualquer lugar com você porque eles são amigáveis com os outros cães, polidos com estranhos e ficam confortáveis em qualquer situação em que possam se envolver. Stabyhouns são absurdamente fortes para seu tamanho – tanto que você pode ser levado por um deles em um trenó no inverno – então um treinamento apropriado é necessário para garantir que eles são cães obedientes e que possa controlá-los.

 

Origem

O Stabyhoun veio da Holanda, mais especificamente da região da Frísia. Acredita-se que o seu ancestral é algum cão do tipo Spaniel que veio junto com os Conquistadores Espanhóis. O Stabyhoun foi uma raça criada com suas habilidades para o trabalho como principal objetivo e não a sua aparência. Eles começaram como caçadores em jogos menores e foi descoberto com o tempo que eles também são excelentes caçadores de toupeiras. O padrão dessa raça foi estabelecido em 1942 e hoje o Stabyhoun vem se tornando cada vez mais um cão de companhia, apesar da raça ainda continuar sendo usada pelos holandeses como cão de caça.

Apesar de ser uma raça que é conhecida na Holanda desde o começo do  século XIX, o Stabyhoun continua sendo uma raça que não é muito conhecida fora de seu país de origem.

 

Comportamento

Quando tiver um cão dessa raça, esteja preparado para ter o seu Stabyhoun ao seu lado na maior parte do tempo. Esses cães são orientados pelas pessoas, mas que ao mesmo tempo não demandam atenção em excesso – eles simplesmente só gostam de ficar perto de você. O Stabyhoun é como os cães que você costuma ver em pinturas, deitados tranquilamente perto do fogo de uma lareira, aos pés de seus donos.

O Stabyhoun é uma raça que nasceu para ficar ao ar livre com o homem, sendo tanto um cão Retriever quanto um Pointer. Essa raça foi construída para poder andar por longas distâncias sobre um terreno que varia, às vezes escalando e também nadando se for necessário. Esse é um excelente cão de busca e aponte, além de ser um ótimo recuperador, características típicas de cães do tipo Pointer e Retriever, respectivamente, o que tornaria esse cão uma mistura perfeita entre Pointers, Retrievers e Spaniels.

Você vai amar viver com o seu Stabyhoun se for uma pessoa que goste de atividades ao ar livre. Um Stabyhoun que não é constantemente ativo com certeza vai tornar sua vida difícil porque ele vai ficar bastante entediado. Esportes como agilidade e jogos com bolas com certeza vão manter você e o seu cão felizes e satisfeitos.

Calmo e meigo, o Stabyhoun é um cão que não é difícil de ter por perto, sem exigir carinhos e atenção demasiados.

 

Aspecto

Apesar do Stabyhoun ser um cão Pointer, ele se parece um pouco com o English Springer Spaniel, por isso acredita-se que existe algum sangue dos cães desse tipo na raça. A sua pelagem é ondulada, acetinada e com um comprimento médio. A sua cor é tipicamente preto e branco, mas apesar disso ele pode ser marrom ou laranja e branco.

Sua cabeça é fina e definida, sendo mais comprida que larga, com um stop moderado. Seus olhos são de tamanho médio, arredondados, sempre da cor marrom escuro. Seus lábios são firmes, sem nenhuma pele pendente ao redor da boca. O Stabyhoun possui orelhas inseridas baixas, que são dobradas contra a cabeça, com pelos mais compridos no topo junto à base, descendo e encurtando até as extremidades. Sua cauda é longa, portada baixa até o seu jarrete, com uma ligeira curvatura para cima nos últimos terços. No geral o Stabyhoun possui um porte bastante robusto.

 

Cuidados específicos

O Stabyhoun é um cão que praticamente se limpa sozinho. Seu pelo lustroso repele sujeiras, portanto é recomendado que eles tomem banhos apenas ocasionalmente para não perderem essa proteção natural. Uma boa escovada de vez em quando também será suficiente para eles, mas é recomendado que a freqüência dessas escovações aumente um pouco quando eles entrarem em época de muda duas vezes ao ano (normalmente no outono e na primavera).

Além disso, eles precisam de bastante espaço e exercícios, podendo se tornar um cão muito inquieto e entediado se não tiver a oportunidade de gastar as suas energias diariamente com os seus donos. Jogos de agilidade e com bolas podem ser uma boa opção para manter o seu Stabyhoun ativo e divertido.

 

Saúde

Essa é uma raça bastante saudável, desde que o seu cão possa fazer exercício suficiente. O problema de saúde mais comum nessa raça é a displasia coxofemoral, mas é de conhecimento geral que os criadores holandeses dessa raça estão trabalhando para acabar com esse problema no Stabyhoun. O cuidado com as suas orelhas é bastante importante nessa raça, já que podem sofrer de algum tipo de infecção nessa região.

 


História do Stabyhoun

O Stabyhoun é um cão típico da região da Frísia, na Holanda, onde é usado até hoje como um cão de caça e também cão de companhia. Essa raça é tanto um cão do tipo Pointer quanto do tipo Retriever, mas acredita-se que eles possuem sangue do tipo Spaniel em suas origens.

Os aficionados pela raça acreditam que o Stabyhoun é descendente dos Spaniels levados pelos espanhóis para os Países Baixos em suas explorações e que posteriormente cruzaram com o Spaniel de perdiz de Drenthe. Apesar de ser um cão bonito, essa raça foi criada com a sua capacidade de trabalho em mente e não sua beleza, o que poderia justificar o fato dela não ser muito conhecida fora da Holanda.

 


Características do Stabyhoun

De cor tipicamente preta e branca, apesar de também poder ser laranja e branco ou apenas marrom, o Stabyhoun é um cão de caça criado para possuir excelência em tudo que faz, sendo usado até hoje como cão de caça na Holanda, além de ter se mostrado um ótimo cão de companhia, também.

Meigos e calmo, o Stabyhoun é um cão orientado nos humanos, mas que não é excessivamente grudento; ele vai ficar satisfeito de poder simplesmente passar o tempo perto de você, sem exigir carinho ou atenção o tempo todo.

Essa raça exige bastante exercícios para se manterem saudáveis física e mentalmente, portanto é aconselhável que seus donos apreciem atividades ao ar livre e que tenham tempo para fazerem caminhadas e exercícios com eles diariamente.

 

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas