Spitz Japonês Anão - Saiba tudo sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Spitz Japonês Anão

Quero esta raça

Ficha do Spitz Japonês Anão

Spitz Japonês Anão

O Spitz Japonês Anão (ou apenas Spitz Japonês) não é uma raça muito conhecida no ocidente, onde seu primo Samoieda é muito mais famoso. Ao redor da casa o Spitz Japonês é brincalhão, energético e acima de tudo de bom coração.

Essa raça não é a do tipo que vai dormir durante todo o dia e muito menos que sai de casa e fica vagando sem destino; o Spitz Japonês Anão anseia por contato com os humanos. Ele quer ser o centro das atenções e estar na frente da família em todas as reuniões familiares e ocasiões especiais. Se for deixado sozinho por muito tempo ou ignorado, o Spitz Japonês Anão pode se tornar depressivo e apático.

 

Origem

A origem do Spitz Japonês é bastante incerta, mas o que está bastante claro é que ele descende dos cães tipo Spitz de cor branca que chegaram ao Japão por volta de 1920. Assim, por consequência da seleção local nessa ilha nipônica surgiu essa nova variedade de Spitz, que é totalmente branca.

Acredita-se que o Spitz Japonês Anão teve sua origem no século XIX de uma tentativa de fazer um cão no estilo do Samoieda, porém menor e mais domesticado. Usando raças que incluem o próprio Samoieda, o Spitz Alemão Branco e o Esquimó Americano, o resultado foi uma raça de cãezinhos amigáveis, leais e que gostam de ficar junto aos seus donos. Esses cãezinhos se tornaram uma grande sensação no Japão na década de 50. Hoje em dia, o Spitz é nos Estados Unidos e Europa tão popular quanto foi naquela época no Japão.

 

Comportamento

O Spitz Japonês é inteligente, brincalhão, audaz, reflexivo, tranquilo e prudente. Essa raça gosta de estar sempre com as crianças, desde que elas não o tratem como um brinquedo. Ele é protetor e afetuoso com seus donos e muito desconfiado com estranhos. Esse é um cão muito alerta que na menor das irregularidades avisará os seus donos na base dos latidos.

Cães da raça Spitz Japonês Anão são muito inteligentes e ansiosos para agradar, além de aprenderem muito rápido, conseguindo cumprir novos comandos e seguir novas instruções com facilidade. O Spitz Japonês também é um excelente companheiro de brincadeiras para as crianças quando elas o respeitam, sendo gentil e amoroso, com um senso de diversão saudável para eles.

Destemidos, alertas e protetores, esses cães podem ser muito desconfiados com pessoas novas. Com instruções apropriadas eles podem relaxar rapidamente e começarem a lançar o seu charme. Com um latido alto e forte, eles são cães de caça muito efetivos, especialmente para quem mora na cidade.

 

Aspecto

O Spitz Japonês é um cão branco, pequeno e de peito largo e profundo. A sua cabeça é de um tamanho mediano e um pouco redonda. O focinho é pontiagudo, mas não é longo demais nem grosso demais, com a trufa e a boca pretos. As suas orelhas são inseridas altas, de tamanho pequeno, triangulares e erguidas. A cauda, que também tem uma inserção alta, tem uma longitude mediana, ficando enroscada sobre o seu dorso. O pelo exterior dessa raça é reto e o seu sub pelo é suave e bastante espesso.

Apesar do Spitz Japonês Anão ser bem parecido com um pequeno Samoieda, eles ainda possuem uma aparência que os torna únicos. Seu contorno é compacto, completamente coberto com a sua pelagem densa, que forma uma espécie de juba ao redor de seu pescoço. Um fato curioso é que suas pernas possuem naturalmente o pelo mais curto que o do resto de seu corpo. Os olhos desses cães são ao mesmo tempo amigáveis, orgulhosos e vigilantes.

 

Cuidados específicos

Por seu tamanho pequeno, o Spitz Japonês Anão se adapta perfeitamente à vida dentro de casa ou de apartamentos. Apesar disso eles adoram sair ao ar livre e correr de vez em quando, principalmente se puderem ficar sem coleira e em um ambiente seguro para não se perderem nem sofrerem nenhum tipo de acidente. Mesmo que seja uma raça que vive bem dentro de casa, esses cães precisam de exercícios físicos e mentais para continuar saudáveis.

Esse não é um cão difícil de ser adestrado, mas o dono deve se mostrar firme e coerente em suas ações. Se o cão dominar o dono, ele pode acreditar que é o líder da família e pode acabar demonstrando problemas de comportamento e se tornar destrutivo e mordedor.

O Spitz Japonês precisa de escovações regulares, principalmente em época de muda. O interessante é que eles gostam de ser mimados, então eles podem ser escovados diariamente para manter sua pelagem sempre impecável – durante a época de muda pode ser escovado até duas vezes por dia.

 

Saúde

O Spitz Japonês Anão não padece de graves defeitos ou doenças hereditárias e a maior preocupação para os donos é que eles podem sofrer de luxações na rótula ou algum problema ocular.




História do Spitz Japonês Anão

A origem real do Spitz Japonês Anão não é conhecida, mas uma das hipóteses de sua criação é a de que desejavam criar um cão que tivesse a aparência semelhante à do Samoieda. Para isso, várias espécies foram utilizadas e entre elas estava o Spitz Branco, que foi trazido da China para o Japão.

Quando a raça terminou de ser criada, o Spitz Japonês Anão se mostrou um cão inteligente, alegre, com uma pelagem branca abundante e sentidos aguçados.

Essa raça foi uma das mais populares no Japão e seu padrão foi estabelecido em 1948, sendo válido dessa forma até hoje. A popularidade da raça se estendeu até os Estados Unidos e Europa, apesar da raça ainda não ser muito popular no ocidente.




Características do Spitz Japonês Anão

Essa é uma raça extremamente centrada em sua família e precisa da companhia dos seres humanos para se desenvolver bem. O Spitz Japonês é uma raça que gosta de sempre estar no centro das atenções dentro de casa, mas sem nunca perder o seu lado vigilante e desconfiado com estranhos.

Apesar de seu tamanho, o Spitz Japonês Anão é um excelente cão de guarda, que avisa seus donos com seus latidos altos caso algo estranho aconteça na sua casa e no seu apartamento.

Esse cãozinho branco não pode ser deixado muito tempo sozinho, podendo se tornar deprimido e apático sem a companhia de seu dono. Eles são muito desconfiados com pessoas estranhas, mas com as devidas apresentações eles se tornam carismáticos e charmosos com todos.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Akita

    No Japão o Akita Inu é considerado como parte do patrimônio natural nacional, assim como...

    Leia Mais
  • Akita Americano

    O Akita Americano, conhecido também como Grande Cão Japonês, é um cão muito limpo,...

    Leia Mais
  • Basenji

    O Basenji é certamente o cão mais malicioso dentre todos e não late, pois há quem diga...

    Leia Mais
  • Cão Pelado Mexicano

    OrigemO Cão Pelado Mexicano também é conhecido como Xoloitzcuintle, um nome que faz...

    Leia Mais