Spitz Finlandês - Saiba tudo sobre essas Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Spitz Finlandês

Quero esta raça

Ficha do Spitz Finlandês

Spitz Finlandês

Pela cor de sua pelagem, a forma de sua cauda e a sua grande astúcia, o Spitz Finlandês se parece mais com uma raposa que com um cachorro, ainda que ele não tenha nenhum parentesco com as raposas.

 

Origem

O Spitz Finlandês descende do cão das zonas úmidas, o primeiro cão que conviveu com o homem nos povoados lacustres da Europa Pré Histórica. Acredita-se que essa raça chegou à Finlândia junto com os primeiros finlandeses, que vinham dos platôs da Ásia. Devido a sua popularidade e ao grande número de cruzamentos feitos para atender essa demanda, no século XIX a raça havia perdido grande parte de suas características originais. Alguns aficionados pela raça quiseram refazer o antigo padrão da raça e se dedicaram à busca dos exemplares mais puros por todo o seu país e assim levar a cabo sua tarefa de trazer a raça de volta a sua aparência tão característica.

Excelente caçador de perdizes em seu país de origem, a Finlândia, o Spitz Finlandês é também um magnífico cão de guarda e excelente cão de companhia.

Cães do tipo Spitz têm vivido, trabalhado e brincado pela Europa por mais de seis mil anos. Conforme esses cães se espalharam por todo o continente, diferentes raças de cães Spitz foram desenvolvidas para as necessidades específicas de cada região. O Spitz Finlandês, que é o cachorro nacional da Finlândia, foi criado para ser um caçador confiável, um cão de guarda dedicado e acima de tudo, um amigo de toda a família.

 

Comportamento

O Spitz Finlandês é um cão muito vivaz, simpático, limpo, trapaceiro e inteligente, características que junto com sua aparência física os tornam ainda mais parecidos com as raposas. Apesar de ser independente e às vezes um pouco reservado, ele não gosta que seus donos o deixem sozinho. Essa raça é muito observadora, atenta e pode ser bastante ruidosa se estiver entediada. Seu caráter brincalhão se encaixa perfeitamente bem com as crianças, com quem ele se mostra muito afável e carinhoso. O Spitz Finlandês pode ser bem difícil de educar, já que resiste às ordens por natureza. É aconselhável que o adestramento desses cães se converta em um jogo para eles, assim eles resistirão menos aos comandos diretos.

Alguns cães Spitz podem se reservados e independentes. Mas esse não é o caso do Spitz Finlandês. Extrovertido, brincalhão e afetuoso, o Spitz Finlandês gosta de ficar juntinho e de passar tempo com a família. Em fato, ele pode ser até meio tonto perto das pessoas. Apesar disso, o Spitz Finlandês também pode ser um pouco reservado ao redor de estranhos.

O Spitz Finlandês foi uma raça criada para latir. Depois de séculos de existência, eles ainda sabem como fazer um bom barulho. Isso geralmente não é nenhum problema a não ser que eles sejam deixados sozinhos por muito tempo. Eles são cães de guarda soberbos.

 

Aspecto

Os cães da raça Spitz Finlandês possuem um corpo quadrado e simétrico. A sua cabeça é refinada, com um focinho pontiagudo e com um stop pronunciado. Os seus olhos têm um formato amendoado e as orelhas, de inserção alta, são pequenas, erguidas e triangulares. Essa raça leva a sua cauda enroscada por cima das costas, bem recoberta com pelos. Sua pelagem é dupla, de um avermelhado brilhante; o pelo exterior é longo e áspero e o sub pelo é suave e espesso.

Essa é uma raça de tamanho médio, robusta e peluda, conjunto que lhe dá uma aparência muito parecida com a de uma raposa. Seus olhos são escuros com uma expressão alerta e vívida. No geral, o Spitz Finlandês tem uma aparência arrojada, mas bastante agradável.

 

Cuidados específicos

O Spitz Finlandês é um cão muito ativo, que adora correr. O ideal é que ele tenha pelo menos um quintal em que possa se exercitar livremente e no qual o seu dono o ofereça as mais variadas sessões de jogos e brincadeiras.

Para manter seu pelo limpo e saudável, basta que ele seja bem escovado de vez em quando para eliminar o pelo morto e que se formem nós grandes demais. A exceção disso é o período de muda, que ocorre na primavera e no outono, onde é preciso que o seu dono o escove mais vezes na semana.

Cães da raça Spitz Finlandês precisam de exercícios diários. Se você for um corredor dedicado pode levar o seu Spitz Finlandês com você que ele irá seguir no seu ritmo com alegria.

 

Saúde

Os cães dessa raça podem viver até os 15 anos com relativamente poucos problemas de saúde, devido a sua criação limitada após os problemas com cruzamentos descontrolados. Apesar de sua saúde muito boa, eles ainda podem ter alguns raros casos de problemas de saúde típicos de raças de pequeno e médio porte, como a displasia coxofemoral, a epilepsia e a luxações na patela.


História do Spitz Finlandês

O Spitz Finlandês é descendente dos primeiros cães que acompanhavam os homens que viviam na Europa Pré Histórica. A história mais provável para seu surgimento na Finlândia é de que eles vieram com os primeiros finlandeses que imigravam das zonas de planaltos da Ásia.

Assim como a maioria das raças de cães Spitz, o Spitz Finlandês foi desenvolvido para atender às necessidades da região onde foi criado. Essa raça é excelente caçadora de perdizes, além de ótimos cães de guarda e também de companhia.

Por sua crescente popularidade e falta de controle dos cruzamentos, no século XIX essa raça quase não possuía mais as suas características originais e coube a alguns aficionados pela raça encontrarem os cães com o sangue mais puro na Finlândia para recriarem os cães que pertenciam ao verdadeiro padrão da raça. Hoje em dia os cruzamentos dos Spitz Finlandeses são muito controlados e limitados, exatamente para manter todas as suas características típicas.




Características do Spitz Finlandês

O Spitz Finlandês é um cão de porte médio, que possui um temperamento forte e que não costuma aceitar ordens por natureza. Isso misturado com sua audácia, inteligência e a sua pelagem abundante e fofa em tons avermelhados fazem dele uma raça única, que se parece mais com uma raposa que seus primos Spitz.

Essa raça é bastante ativa e mesmo que possa viver bem dentro de casa, é muito recomendado que possuam pelo menos um quintal em que possam correr e se exercitar diariamente. Além disso, é bom que o seu Spitz Finlandês possa fazer longas caminhadas diárias com o dono.

Um excelente cão de caça, o Spitz Finlandês também foi criado para latir, então é importante que eles não sejam deixados muito tempo sozinhos e verificar com os vizinhos antes de adquirir um para garantir que não haverá reclamações depois pelo possível barulho que seu companheiro possa fazer.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Akita

    No Japão o Akita Inu é considerado como parte do patrimônio natural nacional, assim como...

    Leia Mais
  • Akita Americano

    O Akita Americano, conhecido também como Grande Cão Japonês, é um cão muito limpo,...

    Leia Mais
  • Basenji

    O Basenji é certamente o cão mais malicioso dentre todos e não late, pois há quem diga...

    Leia Mais
  • Cão Pelado Mexicano

    OrigemO Cão Pelado Mexicano também é conhecido como Xoloitzcuintle, um nome que faz...

    Leia Mais