Spinone Italiano - Saiba mais sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Spinone Italiano

Quero esta raça

Ficha do Spinone Italiano

Spinone Italiano

O Spinone Italiano, que em alguns lugares também é conhecido como Pointer Italiano, é o cão de caça para qualquer propósito dos italianos. Essa é uma raça de cães Pointer da antiga escola, o que significa que são cães de pés bastante lentos, similares aos que eram utilizados antes da era das asas de disparo. Os aficionados pela raça acreditam que o Spinone Italiano surgiu após o cruzamento de um Setter Italiano de pelo grosso com os cães deixados pelos mercadores gregos e outros cães trazidos da costa do Mar Adriático, acrescentando-se, depois disso, cruzamentos com cães Mastiffs Brancos e talvez até mesmo o Griffon Frances.

 

Origem

Praticamente todo país da Europa possui pelo menos uma raça de cão do tipo Pointer que foi criado em seus territórios há no mínimo três séculos e cada um desses cães foi desenvolvido levando em conta o tempo, as necessidades e condições climáticas de cada uma dessas regiões. O distrito de Piedmonte, que é localizado no noroeste da Itália é o responsável primário pelo desenvolvimento do Spinone Italiano como um cão multi valente. Na época os criadores responsáveis diziam que essa raça superaria todos os outros cães de caça italianos como um trabalhador altamente eficiente.

Esses cães estiveram presentes em muitas pinturas de artistas famosos da Idade Média, a mais conhecida dessas pinturas é um afresco de Andrea Mantegna que fica no Palácio de Ducal de Mantua, que foi feita no século XV.

 

Comportamento

Os cães da raça Spinone Italiano são cães bastante ativos e energéticos. Esses cães adoram brincar e trabalhar no campo, mas também ficam perfeitamente contentes enquanto puderem estar junto de sua família. Essa raça é naturalmente cuidadosa e desconfiada, portanto cabe ao dono de um desses cães providenciar uma socialização com outras pessoas e outros cães constantemente e desde filhotes, além de providenciar treinamento para eles o quanto antes. O Spinone Italiano é o típico cão que deve ficar do jeito que está, portanto banhos freqüentes, tosas e visitas a esteticistas caninos são altamente desaconselháveis; ele só precisa de escovações ocasionais e ser desembaraçado com as mãos de vez em quando. Apesar disso, os donos desse cão devem se manter atentos – depois de beber alguma coisa, a sua barba molhada e bagunçada provavelmente vai deixar um caminho de água para trás onde quer que ele vá!

Cães da raça Spinone Italiano são excelentes cães Retriever por natureza (apesar de serem classificados como cães do tipo Pointer) e, além disso, são caçadores experientes em quase qualquer tipo de terreno. O Spinone Italiano é um cão robusto, sociável e dócil. Sua pelagem dura e densa e sua pele grossa o tornam hábil para negociar com a caça em qualquer tipo de vegetação rasteira, além de aguentar muito bem na água gelada que fariam danos bastante severos em qualquer outra raça de cão que fosse submetido a isso e que não possuísse uma blindagem natural tão eficiente. Além disso, esses cães resistem bastante ao cansaço e possuem uma disposição para trotar velozmente que causaria espanto para muitas outras raças.

 

Aspecto

Essa raça foi uma raça desenvolvida pensando nos padrões de terrenos e clima da região italiana, sendo um cão robusto, bastante musculoso e de estrutura óssea bem forte, com um pelo duro que é característico da raça, que também possui um contorno tipicamente quadrado.

O Spinone Italiano possui uma cabeça oval, com um stop não muito marcado, mas visível. A trufa dos cães dessa raça possui uma aparência esponjosa, com um volume grande e de cor rosa carne nos cães com a pelagem branca, sendo um pouco mais escura nos cães branco e laranja e atingindo um tom que fica entre o marrom e o castanho nos exemplares marrom ruão. O seu focinho tem um comprimento igual ao da cabeça do cão e visto de perfil ele parece reto ou levemente convexo. Os olhos do Spinone Italiano são bastante grandes, inseridos a uma boa distância um do outro e são sempre bem abertos, com um formato arredondado quase perfeito, normalmente sendo de uma cor ocre que varia entre mais ou menos escuro dependendo da cor dos pelos do cão.

As orelhas dos cães dessa raça possuem a forma de um triangulo e são bastante compridas – apesar disso, não devem passar de 5 cm abaixo da linha de baixo da garganta do cão – e são ligeiramente arredondadas nas pontas. Elas são caídas ao lado das bochechas do cão e normalmente são portadas baixas. A cauda do Spinone Italiano é bastante grossa, principalmente em sua base, devendo ser portada baixa ou então na horizontal, sem possuir franjas. Esses cães devem ter a cauda cortada, com um comprimento variando entre 15 e 25 cm.

 

Cuidados específicos

O Spinone Italiano só precisa de algumas escovações ocasionais, não precisando de tosas e muito menos banhos freqüentes, que podem acabar prejudicando a proteção natural que sua pelagem oferece a ele.

 

Saúde

O Spinone Italiano é um cão bastante saudável e não possui nenhum problema de saúde que seja específico da raça.




História do Spinone Italiano

Os cães do tipo Pointer foram criados em praticamente todos os países da Europa há pelo menos três séculos atrás, baseando-se nas necessidades de caça, clima e relevo das regiões daquele país, e na Itália não foi diferente com o Spinone Italiano.

Acredita-se que essa raça possui ancestrais trazidos pelos romanos e outros mercadores e navegadores da região do Mar Adriático, que misturando seu sangue ao dos Mastiffs Brancos e outros cães da região italiana, criando assim o Spinone Italiano, um cão de caça que pode realizar praticamente qualquer tarefa em qualquer terreno.




Características do Spinone Italiano

O Spinone Italiano é um cão de orelhas compridas e olhos grandes, sempre bem abertos, com uma pelagem caracteristicamente dura e que fornece proteção extra para esses cães poderem atuar em basicamente qualquer campo de caçada.

Bastante robusto e forte, o Spinone Italiano é um cão dócil e bastante paciente, mas que apesar disso é naturalmente desconfiado com estranhos, por isso deve conviver com várias pessoas desde pequeno e também ser treinado desde uma tenra idade, se mostrando além de um excelente Pointer um Retriever por natureza.



Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas