Smoushond Holandês - Saiba mais sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Smoushond Holandês

Quero esta raça

Ficha do Smoushond Holandês

Smoushond Holandês

Uma raça típica Holandesa, que já era bastante conhecida no século XIX, o Smoushond Holandês possui uma origem incerta apesar de sua popularidade.

 

Origem

Um típico cão de companhia, o Smoushond Holandês era utilizado no século XIX para acompanhar carruagens, cavalos e até mesmo caçar ratos em estábulos na Holanda do século XIX, sendo muito popular entre os membros da classe média alta da época.

Mesmo com a sua origem pouco conhecida, alguns aficionados pela raça acreditam que o Shnauzer Amarelo seja um dos cães que deram origem a criação dessa raça. Para diferenciá-los do Griffon de Bruxelas, esses cães começaram a serem chamados de “Smous”, que significa “barba áspera”.

O primeiro padrão oficial do Smoushond Holandês foi escrito em 1905. Após isso o interesse do público pela raça diminuiu por um bom tempo antes de voltar a subir, até que finalmente, em 1980 o padrão que foi escrito em 1905 foi revisado e o Hollandese Smoushond Club protege os interesses dessa raça.

 

Comportamento

Os cães dessa raça apresentam um temperamento bastante afetivo e alegre, se mostrando uma raça naturalmente animada e amiga. Apesar de ser muito disposto, o Smoushound Holandês não é um cão hiperativo. Ele também não se assusta com facilidade, o que era um fator positivo para que ele atuasse na companhia de cavalos em estábulos enquanto caçava ratos no século XIX. É importante notar que segundo o padrão da raça, os exemplares de Smoushond Holandês não devem ser agressivos nem extremamente tímidos, características que podem eliminar o cão do padrão oficial da raça.

 

Aspecto

Os cães da raça Smoushond Holandês possuem uma pelagem de aparência rústica, bastante forte e ativo, com um contorno quadrado, musculoso e compacto. É preferível que o comprimento do cão seja igual ou o mais próximo possível da altura de sua cernelha, apesar das fêmeas poderem possuir o corpo ligeiramente mais alongado que os machos.

A cabeça desses cães é curta e larga, com um stop bem definido. O seu focinho é largo, com uma trufa de preferência larga e preta. É típico dessa raça que os exemplares possuam olhos marrons escuros grandes e redondos, com uma expressão bastante amigável e viva. Suas orelhas devem ser inseridas altas na cabeça do cão, sendo pendentes e relativamente pequenas; é importante notar que quando o cão está alerta, as suas orelhas se movem ligeiramente para frente, com as pontas ficando bem próximas de suas bochechas.

O pescoço do Smoushond Holandês é um tanto quanto curto e bastante musculoso, descendo para seu peito, que deve dar a impressão de ser bastante largo, mas sem ser profundo demais. O seu tronco deve parecer ser bastante firme e a garupa desses cães deve ser levemente inclinada. Sua cauda é bem curta, podendo alcançar no máximo a ponta do jarrete do cão. Ela deve ser portada de forma alegre e descontraída, mas sem se enrolar sobre o dorso do cão.

O pelo dos cães da raça Smoushond Holandês deve ser áspero e duro em seu corpo, reto e bastante resistente, aparentando ser despenteado. Não é desejado pelos padrões da raça que o cão possua a pelagem lanosa ou encaracolada, de forma que poderia favorecer a formação de nós. É preferível que a pelagem da cabeça do cão possua a mesma textura áspera e dura da pelagem do resto de seu corpo. Nas bochechas do cão o pelo deve ser mais longo, formando barba, bigodes e sobrancelhas no cão. É possível que as sobrancelhas caiam um pouco sobre os olhos do cachorro, mas é importante que ela nunca os cubra e nem atrapalhe a sua visão. Nas pernas dos cães dessa raça a pelagem possui a mesma textura que do resto do corpo, porém deve ser mais curta que o restante. Na cauda essa pelagem deve se apresentar bastante espessa.

 

Cuidados específicos

A raça não possui registro de cuidados além dos que se deve ter com todos os cães, como banhos, escovação e alimentação balanceada.

 

Saúde

Não existe registro no histórico da raça de predisposições para doenças específicas.  


História do Smoushond Holandês

Com uma origem desconhecida, o Smoushond Holandês é um cão que já era muito apreciado pela alta classe média holandesa desde o século XIX. Seu jeito amigável e vivaz era muito apreciado, além de sua capacidade de não se assustar facilmente colaborar muito com o seu trabalho na época, que variava entre caçar ratos em estábulos até acompanhar cavalos e carruagens.

Apesar de sua grande popularidade no século XIX, os cães da raça Smoushond Holandês quase desapareceram nos anos seguintes, não possuindo registros de novas ninhadas por muitos anos, até que em 1973 a senhora H.M. Barkman van der Weel decidiu retomar a criação da raça. Com isso, o padrão oficial da raça, que havia sido escrito em 1905 foi reformulado em 1980, permanecendo dessa forma até os dias atuais.




Características do Smoushond Holandês

Uma das grandes características do Smoushond Holandês é a sua pelagem rústica, que possui uma aparência despenteada, com sua cor tipicamente amarelo palha, mas que pode variar entre todos os tons de amarelo sólido. Sua cabeça possui uma pelagem tão áspera quanto a do resto do corpo, mas com os pelos ligeiramente mais compridos nas bochechas, formando sobrancelhas, bigodes e barba que são característicos dessa raça.

O Smoushond Holandês possui um corpo de formato quadrado, bastante forte e musculoso. Sem se amedrontar facilmente, esses cães eram muito utilizados antigamente para caçarem ratos em estábulos da Holanda do século XIX. Seus olhos castanhos possuem uma expressão amigável e vivaz, características típicas dos exemplares dessa raça.

 

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas