Skye Terrier - Saiba mais sobre todas as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Skye Terrier

Quero esta raça

Ficha do Skye Terrier

Skye Terrier

O Skye Terrier é um animal de estimação adorável e devoto aos donos, mas ele não é o tipo de animal que fica trocando carinhos e chamegos com seu dono o tempo todo. Os cães dessa raça possuem um instinto de caça e de serviço poderosos, que eles exercitam ao redor da casa, no jardim e no quintal.

Skye Terriers amam correr, explorar e cavar, apreciando qualquer tipo de atividade orientada ou jogo que seus donos possam oferecer. Além disso, o Skye Terrier também tem uma ótima resistência física, que o torna um excelente companheiro para caminhadas e explorações em lugares novos.

 

Origem

Com sua origem no norte da Escócia, o Skye Terrier – que possui esse nome em homenagem à ilha de Skye, que fica no arquipélago das Hébridas, Oeste da Escócia – era muito utilizado como cão de caça e cão de pastoreio. Essa raça se encaixa perfeitamente nas travessias das paisagens rochosas e montanhosas da região; apesar disso, muitas vezes o Skye Terrier foi esquecido ou mal interpretado por causa de sua pelagem elegantemente longa.

A maioria dos Terriers conhecidos hoje em dia teve a sua aparência definida nos últimos séculos, principalmente no século XIX, porém o Skye Terrier já era conhecido e possuía a sua aparência fixada há um pouco mais de quatro séculos e apesar da raça ser sobrepujada a cada nova raça de Terrier que surgia, os criadores do Skye Terrier foram firmes e não mudaram as suas características. Com isso, hoje o Skye Terrier é uma raça um pouco rara, principalmente na França, onde quase não existem exemplares dessa raça, com poucos exemplares pelo mundo, mas que agradam muito os seus donos.

 

Comportamento

Essa raça forma laços bastante fortes com seus donos, mas eles podem ser um pouco desconfiados com estranhos. O Skye Terrier é um cão de guarda excepcional, percebendo o cheiro de invasores de uma boa distância e latindo sem parar até que ele se afaste ou que seus donos verifiquem o que está acontecendo. O Skye Terrier também é um cão bastante inteligente e treinável, apesar de ser teimoso, obstinado e com um temperamento bastante forte que deve ser educado com bastante firmeza. Esses cães possuem uma lealdade sem fim e se dedicam totalmente aos seus donos.

Por seu apego com os seus donos essa dificilmente é uma raça que possa ter mais de um dono em sua vida – um exemplo disso é o conhecido Greyfriars Bobby, um cão dessa raça que após a morte de seu dono começou uma vigília em seu túmulo até que acabou falecendo também; ele possui uma lápide em seu túmulo e uma placa memorial em uma rua de Edimburgo em homenagem à sua devoção ao seu dono.

Cães da raça Skye Terrier podem ser bastante felizes em apartamentos, mas eles precisam de muito exercício e companhia humana – e não apenas algumas brincadeiras esporádicas na sala de estar. Se um Skye Terrier for negligenciado ou não tiver exercícios suficientes, ele pode se tornar ainda mais temperamental. Lembre-se de sempre levar o seu Skye Terrier para passear em uma coleira, ele é curioso e bastante rápido.

 

Aspecto

O Skye Terrier possui um contorno alongado, com o seu comprimento sendo duas vezes maior que a sua altura, seguindo o modelo do Bassê, sendo o Terrier onde essa característica é mais destacada. Ele é coberto com uma pelagem comprida, dura e reta, que deve ser escovada regularmente para evitar nós. Cachos ou qualquer tipo de ondulação não são permitidos. Na cabeça o pelo dessa raça é mais macio e curto, escondendo toda sua face e olhos. Eles possuem um sub pelo curto, macio e lanoso. Sua pelagem pode vir em uma grande variedade de cores, incluindo o preto, cinza escuro ou claro e creme, todas elas com as extremidades pretas; é permitida qualquer cor de pelagem unicolor.

A cabeça do Skye Terrier é longa, com um stop suave. O focinho é forte e poderoso, com uma trufa escura e os seus olhos são de tamanho médio, de um tom marrom escuro, inseridos bastante juntos. Suas orelhas podem ser tanto eretas ou pendentes, cobertas de franjas; quando as orelhas são pendentes elas são maiores do que a de um exemplar de orelhas eretas. Eles possuem uma cauda longa e com franjas, assim como suas orelhas, podendo ser carregada na direção da linha do seu dorso ou então pendente.

Além disso, o Skye Terrier possui uma boa estrutura óssea, com pernas musculosas, onde os membros anteriores são um pouco mais curtos que os membros posteriores. No geral, o Skye Terrier combina durabilidade e graça em sua aparência.

 

Cuidados específicos

A sua pelagem longa e lisa deve ser escovada regularmente para prevenir que se formem nós. Durante a época de muda, você pode querer escovar o seu Skye Terrier do lado de fora da casa ou ainda levá-lo até um profissional para ser devidamente arrumado sem deixar a sua casa coberta de pelos.

 

Saúde

Os cães da raça Skye Terrier podem viver até 15 anos com relativamente poucos problemas de saúde.

 


História do Skye Terrier

O Skye Terrier é uma das raças mais antigas de Terrier, sendo conhecido a mais de quarto séculos da mesma forma que ele é hoje. Sua pelagem comprida e bem escovada de hoje é a mesma que o protegia tão bem quando a sua única ocupação era desafiar os animais que poderiam ser nocivos, e que sem essa pelagem, com certeza o destruiriam em uma única mordida.

Os cães da raça Skye Terrier possuem esse nome em homenagem ao local onde os historiadores acreditam que eles surgiram, as Ilhas de Skye, onde eles foram encontrados com abundância e da forma que são hoje em dia. Ele é o único Terrier que veio das Ilhas ao noroeste da Escócia e que não é comum no resto do território escocês.

Essa raça era a mais conhecida entre todos os Terriers no final do século XIX, graças ao interesse da Rainha Vitória e as pinturas do Sir Edwin Landseer que atraíram a atenção para essa raça que se manteve nos países onde a língua nativa era o inglês, onde apesar de terem ficado no plano de fundo em comparação com as outras raças de Terriers, o Skye Terrier ainda é bastante apreciado.




Características do Skye Terrier

O Skye Terrier, assim como os seus companheiros Terriers, possui um temperamento bastante forte, sendo bastante obstinado e teimoso, precisando de um treinamento firme para poder controlar o seu gênio. Os cães dessa raça podem viver na cidade, mas eles precisam de bastante exercícios para gastarem suas energias e se manterem calmos até o próximo passeio.

Os cães dessa raça são, além de cães de companhia, excelentes cães de guarda, percebendo intrusos pelo cheiro a uma boa distância e avisando seus donos com o seu latido contínuo. O Skye Terrier é um cão absurdamente leal ao seu dono e extremamente apegado, dificilmente conseguindo viver em alguma outra família adotiva.

Essa raça é conhecida por sua pelagem longa e sedosa, que o protegia na época em que trabalhavam em fazendas. Além disso, o Skye Terrier é conhecido por ser o mais alongado dos Terriers – seu comprimento é duas vezes maior que sua altura, o dando uma aparência semelhante à do Basset.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas