Shiba - Absolutamente tudo sobre todas as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Shiba

Quero esta raça

Ficha do Shiba

Shiba

Durante toda sua existência, esse cão foi chamado de várias formas até que um nome fosse decidido: Sanin Shiba, Mino Shiba, Shinshuh Shiba, mas a que era mais utilizada enquanto isso era Shiba Inu, que muitos concordam que significa “cão pequeno”, nome que finalmente foi adotado oficialmente para a raça, que possui uma aparência muito parecida com a do Akita, porém de porte pequeno.

 

Origem

Estima-se que o Shiba Inu existe no Japão há mais de três mil anos. Os especialistas acreditam que sua origem é no sul da China e que ele chegou ao Japão passando pela Coréia, seguindo as migrações humanas na região. Esse cão era usado para caçar aves, lebres, texugos, javalis e em alguns casos até mesmo ursos. Na atualidade ele segue sendo usado para a caça, mas essa não é sua principal função, hoje ele é um dos cães de companhia mais populares do Japão.

O Shiba Inu é provavelmente uma raça que surgiu de uma mistura de algum Chow Chow trazido da China centenas de anos atrás com os cães da região. Ninguém tem certeza de como exatamente o nome da raça surgiu, alguns dizem que o nome Shiba Inu significa “Pequeno cão silvado” enquanto outros dizem que ele simplesmente significa “Pequeno cão”.

A raça quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial, mas depois da guerra, os cães Shiba Inu das zonas rurais japonesas ajudaram a restaurar a raça e sua população. Hoje em dia essa é uma das raças de cães mais populares do Japão.

 

Comportamento

Os cães da raça Shiba Inu são animais independentes e silenciosos, mas mesmo assim possuem um lado sensível, apegado aos seus donos, mas sempre mantendo certa distância. Acredita-se que esse é um cão inteligente e que custa a obedecer. É nervoso, brincalhão e um pouco travesso. Ele ama o ar livre, mas também se adapta bem à vida dentro de casas e apartamentos.

Alerta, energético e cheio de vida, o cão Shiba Inu segue seus instintos e faz o que der vontade. Apesar disso, eles formam laços fortes com seu dono e sua família, querendo bastante atenção e carinho para eles sem parecerem necessitados ou dependentes. Eles podem ser um pouco distantes com estranhos, mas são extremamente abertos e brincalhões com crianças. Shiba Inu é uma raça com muita energia, você pode sair com eles para correr no parque ou pela vizinhança e eles vão te acompanhar com facilidade.

Eles também são muito fáceis de cuidar, para não mencionar absurdamente limpos. Eles lambem suas patas várias vezes para se limparem, da mesma forma que gatos fazem, além de desviarem quando tem uma poça de lama ou sujeira em seu caminho. Shibas também são bastante quietos, não sendo adeptos aos latidos desnecessários, mas eles são conhecidos por também terem um latido único e estridente quando percebem algo estranho.

O dono de um Shiba Inu precisa mostrar para eles desde filhotes quem é que manda na casa para evitar uma desobediência excessiva no futuro. Um cão dessa raça que for treinado e socializar corretamente desde pequeno vai sempre obedecer seus donos. Apesar disso, eles têm instintos de caça fortes e precisam de uma coleira sempre que forem passear em locais públicos.

 

Aspecto

Apesar de seu tamanho, o Shiba Inu tem uma aparência de um cão grande. Ele é bem proporcionado, possui uma boa estrutura óssea e excelentes músculos. As suas orelhas são pequenas, erguidas e triangulares. A cauda é grossa, implantada alta e fica enroscada por cima de suas costas. Seu pelo é áspero e reto, podendo ser preto, tigrado, preto e fogo ou vermelho e branco.

O Shiba Inu possui um contorno compacto e musculoso, coberto com uma pelagem densa, parecendo com uma versão menor do Akita. Eles têm uma cabeça ampla com o focinho proeminente e escuro. Os seus olhos são escuros e triangulares, com um olhar observador e inteligente. Ele possui um pescoço grosso, um peito bem desenvolvido e costas fortes.

 

Cuidados específicos

Essa raça é reconhecida por ser bastante limpa e uma escovação por semana já é suficiente para eles. Alguns exemplares odeiam água, então o dono tem que ser firme porque o cão sempre tentará arrumar um jeito de evitar banhos. Não é recomendável levar o Shiba Inu para passear sem coleira, eles tem um forte instinto de caça e podem tentar sair correndo atrás de qualquer presa que encontrarem.

 

Saúde

O Shiba Inu é um cão muito saudável. A displasia coxofemoral e a atrofia progressiva de retina não são muito comuns nessa raça, mas é sempre recomendável checar isso.

Também é recomendável que eles não tomem banhos muito regulares, pois o sabão pode retirar a proteção contra umidade de sua pelagem, além de muitos deles odiarem água, exigindo que o dono tenha um pulso firme na hora de controlá-los para garantir que não fujam do banho.


História do Shiba

O Shiba Inu é uma raça típica do Japão, mas acredita-se que sua origem foi no sul da China e que chegou até o Japão seguindo as imigrações humanas naquela região.

Acredita-se que o Shiba Inu surgiu a partir de cruzamentos entre o Chow Chow e o Kishu. A raça também foi cruzada com Pointers e Seeters que foram levados para o Japão pelos ingleses, de modo que o Shiba de sangue puro quase não existia no começo do século XX.

Durante a Segunda Guerra Mundial a raça quase deixou de existir, mas conseguiu se restabelecer e hoje em dia é uma das raças mais populares em todo o Japão.


Características do Shiba

O Shiba Inu é uma raça de pequeno porte, resistente, robusto, muito alerta e calmo. Eles precisam de uma educação firme, porém muito carinhosa, pois é uma raça de temperamento forte, mas ainda assim muito sensível.

Mesmo sendo uma raça que se adapta facilmente à vida dentro de casas e apartamentos, o Shiba Inu é um cão bastante esportivo e que precisa de caminhadas longas e frequentes, além de brincadeiras para que possam gastar suas energias além de socializar com seus donos e sua família.

Sua pelagem espessa faz com que se pareçam muito com uma miniatura de Akita, porém as duas raças não possuem nenhum parentesco oficial.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Akita

    No Japão o Akita Inu é considerado como parte do patrimônio natural nacional, assim como...

    Leia Mais
  • Akita Americano

    O Akita Americano, conhecido também como Grande Cão Japonês, é um cão muito limpo,...

    Leia Mais
  • Basenji

    O Basenji é certamente o cão mais malicioso dentre todos e não late, pois há quem diga...

    Leia Mais
  • Cão Pelado Mexicano

    OrigemO Cão Pelado Mexicano também é conhecido como Xoloitzcuintle, um nome que faz...

    Leia Mais