Setter Gordon - Guia Completo sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Setter Gordon

Quero esta raça

Ficha do Setter Gordon

Setter Gordon

Do grupo de cães Setter, ele é o mais majestoso e maciço, porem menos difuso. Um nadador excepcional, se adapta a todos os terrenos e tem um incrível faro, no entanto sua busca não é tão ampla quanto as dos demais cães do grupo, ainda assim sendo metódica. Muito resistente, segue todo tipo de caça, mas prefere galinholas e narcejas.

Também conhecido como Setter preto e fogo, devido as cores de seu pelo, consegue se adaptar a vários tipos de vida, mas não é um cão que se adapta bem a cidade já que precisa de espaço e bastante exercício. Além de da função de caça para qual foi criado, o Setter Gordon também desempenha o papel de cão de companhia, participa de competição de obediência e amostras de cachorros.

 

Origem

Sua linhagem ancestral data do inicio do século 17, por volta de 1620, na Escócia. Acredita-se que os outros dois cães da raça Setter, o Collie e o Bloodhound participaram da sua criação. Como era um popular caçador em seu país, foi destaque no canil do quarto Duque de Gordon no século 19, perdendo seu espaço para cães mais rápidos quando testes de campo se tornaram populares. O Duque de Gordon foi responsável por criar a raça com as características que são aceitas até hoje. A raça foi importada para os Estados Unidos em 1842 e o primeiro clube americano da raça surgiu em 1891.

É usado como cão de caça de pássaros há cerca de duzentos anos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam o Setter Gordon, Setter Inglês e Setter Irlandês são três raças diferentes, não variações de cor de uma mesma raça.

 

Comportamento

Esse cão é de natureza corajosa, mas ao mesmo tempo gentil e sociável. Inteligente e digno. Seu jeito afetuoso e devotado ao dono o torna uma boa companhia. É uma raça que não apresenta agressividade ou timidez em excesso. Exige uma educação firme, mas que deve ser combinada com paciência e suavidade. Por ser um cão de boa memória, dificilmente esquece o que lhe foi ensinado.

É um cão educado com todos, sendo reservado com estranhos, mas não a ponto de servir de cão de guarda, uma vez que vai apenas latir para avisar que alguém chegou. O Setter preto e fogo é especialmente paciente e amoroso com crianças. Ativo, a ponto de ser quase curioso; precisa de atividades diárias, pois quando sedentário tende a se tornar destrutivo, aprontando, mordendo coisas e latindo em excesso.

 

Aspecto

Esse cão é elegante, simétrico e pode ter sua constituição comparada a de um Hunter, uma espécie de cavalo de caça. Seu andar é com bastante propulsão nos membros anteriores, livre e firme. O pelo é curto e fino na cabeça, ponta das orelhas e frente das pernas, as franjas são sedosas e longas atrás das orelhas, longas e finas na parte de trás das pernas e no ventre podem se estender até peito e pescoço. A cor é preta intensa, sem marcas de ferrugem e brilhante, com marcas de tom castanho vermelho vivo, pode apresentar uma marca branca no peito. Demais cores não são permitidas. As marcas castanho vermelho ficam localizadas sobre os olhos - duas marcas que não devem ultrapassar 2 cm de diâmetro -, uma em cada lateral do focinho, duas no peito e garganta, nas pernas anteriores a marca vai até o cotovelo e nas posteriores e coxas é interna. Apresenta marcas castanhas ao redor do ânus. Pode apresentar também traços pretos nos dedos e nos maxilares. As patas são bem fechadas, de forma oval e os dedos apresentam bastante pelo entre si.

O crânio da raça Setter Gordon é seco, largo entre as orelhas e de forma levemente arredondada. A trufa é preta, ampla, com narinas abertas. O focinho é longo, nem afilado nem pontudo. Os maxilares são fortes e a mordedura é em tesoura, perfeita, completa e regular. Os olhos são brilhantes, de expressão inteligente e viva, de cor marrom escura. As orelhas são inseridas baixas, de aspecto fino e tamanho médio, com franjas na parte superior. O pescoço é sem barbelas, longo e arqueado. Sua cauda é reta, grossa na base vai afinando até a ponta, portada horizontalmente ou abaixo do dorso, com franjas longas e retas que começam desde perto da raiz.

 

Cuidados específicos

Exige escovação regular. Como alguns cães dessa raça tem tendência a inchar, o ideal é alimentá-los com várias pequenas porções de ração durante o dia invés de uma grande porção. Quando for passear com o Gordon é importante o manter na coleira, pois pequenos animais em movimento e cheiros interessantes atraem sua atenção, devido seu forte instinto de caça. Sempre que possível permita que o cão se exercite num espaço seguro.

 

Saúde

Com uma média de vida de 12 anos, é uma raça saudável. Alguns cães Setter Gordon podem desenvolver displasia coxofemoral, hipotireoidismo e catarata. A única atenção especial exigida por eles é cuidados com as orelhas.

 


História do Setter Gordon

Provavelmente descendente de raças como Setter Inglês, Setter Irlandês, Collie e o Bloodhound, essa raça originada na Escócia data do inicio do século 16, mas foi apenas no século 19 que tomou a forma que se conhece hoje, graças ao Duque de Gordon. Era muito popular entre os caçadores, pois apesar de não ser um cachorro rápido, é muito resistente e com um incrível faro. Sua cor preta e castanha vermelha faz com que seja fácil o encontrar no meio da neve ou dos campos verdes.

Na França, aonde chegou em 1860, foi apresentado como Spaniels escocês preto e fogo. Foi importado para os Estados Unidos em 1842 por George Blunt. Apreciado como caçador de aves e sua grande beleza, o Setter Gordon se tornou rapidamente popular. Os criadores da raça são apoiados por um forte clube nacional nos Estados Unidos.

 


Características do Setter Gordon

É um cão fiel e afetuoso, muito apegado ao dono e gentil com todos, apesar disso pode ser teimoso e exigir um treino firme. Inteligente, alegre e belo, é um cão muito resistente e ativo, não tendo como característica principal rapidez. É saudável, com poucos problemas de saúde e cuidados específicos.

O cão da raça Setter Gordon, ou Setter preto e fogo, não se adapta muito bem a vida na cidade, pois precisa de alguma atividade constante, caso contrário se torna entediado e costuma destruir coisas e latir bastante. Apesar do seu jeito robusto é um cão muito companheiro e dócil, sendo bom para aposentados, pessoas ativas e famílias, inclusive com crianças pequenas, pois é muito amoroso com elas.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas