Sealyham Terrier - Guia Completo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Sealyham Terrier

Quero esta raça

Ficha do Sealyham Terrier

Sealyham Terrier

O Sealyham é a personificação do grupo Terrier com sua força, determinação e seu tamanho pequeno. No passado foi usado como cão de caça e atualmente se sobressai como cão de família e como participante em competições do tipo earthdog, sendo a companhia ideal que adora sua família, mas, como um bom cão da raça Terrier, que precisa de alguma atividade para ocupar sua mente ativa.

É um tanto desconfiado com pessoas que não conhece, o que o torna um cão alerta e vigilante, necessitando de treinamento mesmo com seu jeito calmo e amistoso. O Sealyham Terrier é muito ligado aos donos e afetuoso com crianças. Atualmente é um cão considerado bastante raro.

 

Origem

Originado no País de Gales, o Sealyham Terrier foi desenvolvido a partir do West Highland White Terrier, do Dandie Dinmont Terrier, do Fox Terrier de pelo duro, do Bull Terrier, talvez de alguns cães de caça e do então recente Welsh Terrier. O nome da raça deriva de Sealyham, Haverfordwest, País de Gales, local de origem do capitão John Edwards, que entre os anos de 1850 e 1891 se esforçou em obter uma raça pequena, rápida e capaz de chegar e lutar em lugares subterrâneos para caçar texugos, raposas e lontras. Foi dessa forma que John Edwards se tornou responsável pela criação do Sealyham.

Suas habilidades de trabalho ficaram conhecidas e a raça passou a ter seu local de destaque com outros cães do grupo Terrier, ocupando assim espaço em casas importantes e amostras de cães. O padrão da raça Sealyham Terrier foi definido em 1908, quando o primeiro grupo sobre ele foi criado, para ser então aceito em 1910 pelo English Kennel Club e no ano seguinte ser reconhecido pelo AKC, mesmo ano em que o cão foi importado para os Estados Unidos pela primeira vez pouco tempo antes.

 

Comportamento

Esse cão pode ser a personificação da força, resistência, coragem e orgulho sem perder sua delicadeza. É também sempre muito vivo, rápido e compacto, de caráter bastante amistoso e disposição amigável.

Apesar do pequeno porte o Sealyham Terrier é de muita substância, sendo ao mesmo tempo feliz, calmo e equilibrado, o que o torna um companheiro agradável, tranquilo com crianças e afetuoso com os donos. Necessita de uma educação firme e avisa com sua forte voz a presença de estranhos, o que lhe dá uma característica de vigilante.

 

Aspecto

Sua pelagem dupla é rija e resistente a intempéries, devido principalmente ao seu subpelo, tendo a coloração completamente branca. Essa cor foi uma característica necessária no seu desenvolvimento, pois assim se tornou possível distinguir o Sealyham dos animais e pragas que perseguia. Além da cor branca o cão dessa raça pode apresentar manchas na região das orelhas e cabeça na cor azul, marrom, castor ou limão, devendo ser desconsiderado quando as manchas forem muito mosqueadas ou pretas. Seu pelo é áspero, longo e em aspecto de arame. Sua cauda é grossa, de ponta arredondada e comprimento médio quando cortada, como era feito antes. Quando não cortada a cauda é de comprimento médio, promovendo um equilíbrio com o cão, de base grossa vai afilando em direção a ponta, idealmente é ereta, sem curvas ou torções.

A cabeça é forte e alongada com crânio largo entre as orelhas, mas ligeiramente abobado em seu aspecto geral. A trufa é negra, com narinas grandes. Os maxilares são quadrados, fortes e longos, os dentes são fortes e alinhados, de mordedura em tesoura e caninos próximos e longos se levar em consideração do tamanho da raça. Os olhos são bem inseridos, afastados, redondos, de tom escuro e tamanho médio, lhe dando uma expressão aguçada, as bordas devem ser bem pigmentadas, mas a despigmentação é tolerada. As orelhas são médias, com pontas levemente arredondadas e usualmente portadas lateralmente rentes às bochechas. O Sealyham Terrier apresenta uma barba característica. Seu pescoço é musculoso, bem inserido nos ombros e ligeiramente longo.

Sua movimentação apresenta grande impulso, é rápida e vigorosa. O porte pequeno e ágil permite que esse cão chegue até lugares subterrâneos. Seu corpo forte permite grande flexibilidade, sendo mais longo do que alto, sem o formato quadrado de alguns outros cães do grupo Terrier.

 

Cuidados específicos

O pelo do Sealyham Terrier deve ser escovado ao menos duas vezes por semana, podendo ser feito diariamente, para remover nós e a tosa por trimming deve ser realizada uma vez ao mês.

Esse pequeno cão adora uma caça na fazenda, mas pode se desenvolver em qualquer lugar, incluindo apartamentos, desde que possa se aventurar em uma caminhada ou algum exercício diário.

 

Saúde

O problema de saúde mais comum para essa raça é a surdez canina, uma doença que possui tratamento, porém apresenta caráter crônico e pode afetar apenas uma ou ambas as orelhas, sendo comum numa grande variedade de raças e em outros cães do grupo Terrier além do cão da raça Sealyham Terrier.


História do Sealyham Terrier

Surgiu em meados do século 19, no povoado de Sealyham, País de Gales, como resultado de cruzamentos realizados pelo capitão John Edwards entre 1850 e 1891. O capitão desejava criar um cachorro que caçasse animais como doninhas, raposas e outros animais; para obter essa espécie realizou vários cruzamentos desconhecidos, mas esse cão pequeno e branco descendeu de diversos cães do grupo Terrier.

Os cães Sealyham Terrier tiveram sua primeira aparição pública registrada em uma exposição de cães em 1903, em sua cidade de origem. No começo do ano de 1908, um grupo de criadores de Gales formou o primeiro clube para a raça e na primeira reunião foi definido o padrão para o Sealyham. Desde que chegou aos Estados Unidos, em 1911, e teve sua estreia, a raça manteve sua popularidade constante no país.


Características do Sealyham Terrier

O pequeno Sealyham foi criado para ser um cão de caça, mas desempenha o papel de cão de companhia muito bem, pois é carinhoso e apegado a seus donos. Por ser do grupo de raças do Terrier é ativo e precisa de alguma atividade constante, o que não impede sua criação em espaços pequenos. Não apresenta grandes problemas de saúde e os cuidados com a raça são simples, relacionados apenas ao seu pelo.

Esse cão branco, do País de Gales, é amigável e alegre, mas não se engane com esse lado delicado. O Sealyham Terrier é um bom vigilante e bastante desconfiado com estranhos, precisando de uma educação firme.

 

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas