Scottish Terrier (Terrier Escocês) - Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Scottish Terrier

Terrier Escocês

Quero esta raça

Ficha do Scottish Terrier

Scottish Terrier

Conhecido como o mais louco e arrogante da família Terrier, o Scottish Terrier obrigou os britânicos a colocarem nele o apelido de "Galo do Norte".

Origem

O Terrier Escocês é um cão de origem escocesa, conhecidamente uma das raças terriers mais antigas da Escócia, desenvolvida para se tornar um cão de caça. Como a atividade era proibida na época, o cão era responsável por levar as presas para seus donos.

Comportamento

O Scottish Terrier tem um olhar confiante, é teimoso, frio e arrogante. É corajoso, independente e, embora não seja um modelo de obediência, sabe exatamente onde estão os limites. Fiel e ligado ao dono, apesar de sua arrogância, ele também é brincalhão, travesso e divertido. Ele está bem adaptado à vida dentro e fora de casa.

Aspecto

Possui pernas atarracadas e curtas. Suas orelhas são compridas, pontiagudas e retas. Ele tem uma cauda de comprimento médio, em linha reta ou ligeiramente curvada. O pelo é áspero, denso, duro e preto, moreno ou tigrado de qualquer cor.

Cuidados Específicos

É necessário tomar muito cuidado com a alimentação dos Scottish Terrier, pois o excesso de peso pode causar problemas nas costas. Escovar o pelo com frequência, dar banho e levá-lo pelo menos duas vezes por ano para tosar completamente são cuidados necessários.

Saúde

O Scottish Terrier é muito resistente a doenças e dor, mas pode ser afetado pela doença de Von Willebrand ou problemas da tiroide, alergias e hematomas no ouvido.


História do Scottish Terrier

Cabelos longos e baixos para acompanhar raposas, coelhos e texugos em suas tocas, o Scottish Terrier não tem uma data certa de origem; apenas sua nacionalidade, como indica o nome.
Durante muitos anos, vários terriers, incluindo a Skye e Yorkshire foram agrupados na categoria "Scottish Terrier", irritando alguns puristas.

Para corrigir o assunto, os clubes Scottish Terrier da Inglaterra e Escócia foram formados no início da década de 1880. Hoje, o Scottish Terrier, juntamente com o West Highland, é considerado o mais antigo dos Terriers Highland.


Características do Scottish Terrier

Não se deixe enganar pelo seu tamanho, o Scottish Terrier pode ser um excelente cão de guarda, porém, apesar de ser um pouco reservado com pessoas de fora do círculo familiar, está sempre disposto a fazer novos amigos.

Alegre e brincalhão, os Scottish Terrier  trazem uma energia de alto astral para todo o ambiente familiar. Perfeitamente adaptados a apartamentos, casas ou grandes propriedades, o Scottish Terrier tem um charme característico que pode ser tanto divertido e confuso ao mesmo tempo.
São cães de uma raça orgulhosa, cheia de felicidade, dignidade e resistência. Acima de tudo, adoram companhia e se você fornecer isso em abundância ele será um amigo sempre muito amoroso.

Scotties precisam de exercício, atenção e atividade para ficar fisica e mentalmente bem. Agora, cuidado. Se deixá-los sozinhos por muito tempo no quintal, você está pedindo para ter problemas. Eles adoram cavar. E quando estão entediados, podem obter-se a todos os tipos de outras travessuras.

São pequenos, compactos, cobertos por um pelo resistente e grosso que geralmente vem em preto, moreno ou vários tons de tigrado. Suas longas cabeças têm focinhos completos, maxilares quadrados, orelhas pontudas e olhos amplamente definidos. Seu olhar intenso tem sido muitas vezes chamado de "maroto".

Um Terrier Escocês saudável pode viver tanto tempo quanto 15 anos. Problemas de saúde mais comuns incluem a epilepsia e doença de Von Willebrand (doença hemorrágica prolongada). Eles também são suscetíveis a algo chamado "Cramp Scottie", quando os músculos travam aleatoriamente. Isto geralmente ocorre durante o exercício e pode durar alguns minutos. Scotties Terrier precisam ser escovados todos os dias e necessitam ir ao veterinário várias vezes por ano.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas