Schnauzer Gigante - Guia Completo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Schnauzer Gigante

Quero esta raça

Ficha do Schnauzer Gigante

Schnauzer Gigante

Os maiores cães Schnauzer eram usados na Primeira Guerra Mundial como cães mensageiros, e mais tarde no trabalho militar e policial.

Origem


É um cão descendente do Pinscher, que foi usado por séculos em fazendas como cão de guarda. Começou a evoluir para um mais fino e elegante cão, até que, em 1909, foi reconhecido o primeiro Schnauzer Gigante em si. Hoje pode ser um cão de guarda ou de companhia.

Comportamento


O Schnauzer Gigante é inteligente, gentil, equilibrado e confiante. No que diz respeito aos seus donos, é um companheiro fiel. É cauteloso com estranhos, dominante e territorial, mas sem malícia. Extremamente brincalhão, às vezes joga muito pesado, por não saber medir sua força.

Aspecto


Possui aparência robusta, forte e feroz. Seus membros são musculosos e sua cabeça é robusta e alongada. É caracterizado por uma barba áspera e sobrancelhas emaranhadas. Normalmente suas orelhas são cortadas. Sua cauda é elevada e também pode ser cortada, mas essas práticas cirúrgicas de estética canina são permitidas em poucos países atualmente – no Brasil, são proibidas por lei.

Cuidados Específicos


Na adolescência, o Schnauzer Gigante pode desenvolver um caráter dominante e guardião, qualidades que devem ser canalizadas adequadamente com boa formação. É um cão muito inteligente e aprende rapidamente. O cabelo deve ser cuidado e sua barba deve ser limpa diariamente depois das refeições. É um cão que precisa de muito exercício, várias horas por dia seria o ideal. Se esse cão ficar entediado, pode adquirir maus hábitos.

Saúde

O Schnauzer Gigante é um cão resistente, mas como com todas as raças de grande porte, também pode sofrer de displasia coxofemural ou torção do estômago.


História do Schnauzer Gigante

Enquanto o Schnauzer Miniatura e Schnauzer padrão foram criados para serem cães de guarda, o Schnauzer Gigante foi destinado para tarefas maiores: transporte e pastoreio.

Criados pelo cruzamento do Schnauzers padrão com cães muito maiores (por exemplo, Great Danes), conseguiu se destacar em uma ampla gama de tarefas, incluindo a condução de gado, o trabalho da polícia e, claro, a companhia familiar.


Características do Schnauzer Gigante

O Schnauzer Gigante é maior e mais ousado do que seus primos menores, mas tão divertido e brincalhão quanto. No entanto, precisa de muita atenção e orientação. Dada a abundância de brincadeiras, jogos construtivos, exercícios de obediência e atenção positiva, será perfeitamente encantador.

São cães companheiros e muito atentos, ficam muito perto de seus donos e assistem a todos os seus movimentos. Carinhoso, ele gosta de se envolver em cada atividade doméstica.

Schnauzers Gigantes são excelentes cães de guarda. Sua presença imponente, combinada com uma intensa lealdade à família, torna-o um excelente um cão de guarda para o local. Pode facilmente distinguir um amigo ou inimigo, e quando sente uma ameaça para a família, não faz ruído aleatório ou excessivo.

Precisam de muito exercício ao ar livre, por isso leve-os para vigorosas caminhadas diárias ou longas corridas para ajudá-los a manter a saúde física e mental. Um Schnauzer Gigante entediado ou ignorado pode se tornar um pouco agitado.

Inteligente e treinável, no entanto, tem fortes instintos de caça. A visão de pequenos esquilos, pássaros e gatos, pode facilmente animá-los. Certifique-se sempre de caminhar com eles na coleira.

Um Schnauzer Gigante saudável pode viver por volta de 15 anos. Problemas de saúde mais comuns incluem displasia coxofemural, além de enfermidades de visão, articulares e doenças ósseas. Eles devem ser escovados regularmente para evitar nós, e seus pelos grossos e barbas precisam de cuidados regulares de um profissional.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas