Samoieda - Guia Completo sobre Todas as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Samoieda

Quero esta raça

Ficha do Samoieda

Samoieda

Passe algum tempo com um Samoieda e torna-se óbvio que este é um cão de trabalho antigo. Fiel e inteligente, o Samoieda é disposto a ajudar com qualquer tarefa. Seu temperamento é gentil, confiante e nobre. É também ativo e brincalhão ao longo de toda a sua vida.

Origem

Cães da raça Samoieda são oriundos da Rússia. De acordo com estudos, esta raça é uma das mais antigas, pois descende dos cães que acompanharam as migrações das tribos dos samoiedas, que viviam na Sibéria e cujas origens remotam à Pré-História. Com a primeira expedição polar, os ocidentais se interessaram por estes cães por volta de 1870 e em 1909 os primeiros cães desta raça foram vistos na Inglaterra.

Comportamento

É um cão carinhoso, sensível, inteligente e astuto. Ele gosta de acompanhar seu dono em todos os lugares e, por se tratar de um cão alegre e brincalhão, torna-se um excelente companheiro para as crianças. Com os outros cães é muito dominante e não lhe custa nada para interferir nas lutas.

Aspecto

Esta camada branca de pelúcia é forte, resistente e durável. Seus olhos são amendoados, têm uma expressão viva e inteligente. Quando o cão está atento, sua cauda é curvada para frente sobre o dorso, em repouso, caiu para o jarrete. Seu pelo é grosso, pesado, denso, flexível e costuma ser branco.

Cuidados Específicos

Se há gatos por aí, você precisa treiná-lo para que ele entenda que os gatos são companheiros ou vão caçá-los sem qualquer contemplação. Você tem que escovar o pelo do Samoieda, muitas vezes durante o dia. Ele precisa de exercício diário para manter a forma, desde que seja bem protegido do sol e calor.

Saúde

Geralmente, um Samoieda não apresenta muitos problemas de saúde, mas pode sofrer de displasia coxofemoral, surdez, nanismo, atrofia progressiva da retina e outros problemas oculares.


História do Samoieda

Surgiu numa antiga tribo na Sibéria, chamada Samoieda, o que deu origem ao seu nome. Viveu caçando e trabalhou com habitantes dessa tribo durante séculos. Conhecido por suas habilidades de puxar trenó e temperamento quente, é considerado um ótimo ajudante e amigo confiável.


Características do Samoieda

O Samoieda tende a se relacionar melhor com seu dono, mas ele ama a todos na família, especialmente as crianças. Na verdade, o Samoieda ama a todos que encontra. Por esta razão, pode não ser considerado o melhor cão de guarda.

No geral, gosta de estar perto de pessoas, no meio da "bagunça". Não o deixe sozinho por muito tempo ele pode ficar entediado e começar a mastigar as coisas.

O Samoieda precisa de uma caminhada diária para se manter saudável, mas vá com calma em dias quentes. Este cão é mais adequado para climas mais frios. É uma raça perfeitamente adaptável à vida em um apartamento, basta não esquecer-se de que se trata de um cão acostumado com o trabalho e que necessita de bastante exercício.

Seu pelo fofo tende a cair muito durante a primavera e outono, e por isso requer alguma atenção. Escová-lo diariamente e dar-lhe o banho ocasional já ajuda. Não se esqueça de secá-lo bem, para evitar que a pele fique úmida e propensa a dermatites diversas.

Os Samoiedas são cães de estrutura sólida, musculosos, cobertos por um espesso e branco acabamento resistente ao tempo. Seus olhos, lábios e nariz são pretos. Seu pescoço é forte, possui dorso curto e uma cauda bem peluda.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Akita

    No Japão o Akita Inu é considerado como parte do patrimônio natural nacional, assim como...

    Leia Mais
  • Akita Americano

    O Akita Americano, conhecido também como Grande Cão Japonês, é um cão muito limpo,...

    Leia Mais
  • Basenji

    O Basenji é certamente o cão mais malicioso dentre todos e não late, pois há quem diga...

    Leia Mais
  • Cão Pelado Mexicano

    OrigemO Cão Pelado Mexicano também é conhecido como Xoloitzcuintle, um nome que faz...

    Leia Mais