Podengo Canário - Guia Completo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Podengo Canário

Quero esta raça

Ficha do Podengo Canário

Podengo Canário

É um cão com uma incrível capacidade de adaptação; consegue resistir a altas temperaturas e utiliza de seus sentidos de visão, audição e olfato bem apurados para caçar, sendo mais empregado na caça de coelhos. Por seu um cão de rastro, não costuma latir ou abater sua presa enquanto a rastreia. É incansável, sendo capaz de trabalhar durante o dia inteiro sem qualquer sinal de fadiga. Por ser resistente, o tipo de terreno não é um problema para ele, não importa se é pedregoso, arenoso ou montanhoso, ele vai dar conta do problema.

O Podengo Canário é também conhecido como Canary Warren Hound ou Podenco Canario. É um cão ativo, audacioso, rápido e excelente no desempenho da função de rastreador graças ao seu esplendido olfato. Não é uma raça para ser criada em espaços pequenos e apresenta dificuldades para lidar com a vida na cidade. É um bom companheiro, mas não desempenha bem a função de cão de guarda.

 

Origem

Esse cão teve sua origem nas Ilhas Canárias, local do qual herda seu nome e onde é muito conhecido, estando presente em grande quantidade em todas elas. É muito antigo, com registros datando da época dos faraós, e provavelmente foi levado para as Ilhas por fenícios, egípcios, gregos ou cartaginenses. É basicamente de descendência egípcia, sendo muito parecido com o Cão do Faraó (também conhecido como Pharaoh Hound).

Nas Ilhas Canárias é o cão Podengo Canário é encontrado principalmente nas maiores ilhas: Grande Canária e Tenerife. Atualmente é uma raça rara e ainda desempenha a função de cão de caça, principalmente na caça de coelhos.

 

Comportamento

Essa raça é valente, inquieta e nervosa, mas nunca se apresenta agressiva. Nobre e extremamente fiel e dedicado ao seu dono. Consegue aguentar grandes jornadas de trabalho sem apresentar qualquer sinal de cansaço. Também é inteligente, bastante vivo e independente, o que pode lhe dar um temperamento arisco em determinados momentos, apesar disso costuma agir de forma amigável na presença de desconhecidos.

Apesar de ser um cão de caça, o Podengo Canário é um animal de estimação tranquilo e agradável. Quando criado e socializado desde cedo costuma lidar muito bem com crianças maiores, tendo um bom senso de companheirismo com a família na qual é criado. Com outros cachorros também consegue conviver bem se for logo introduzido a esse tipo de convívio. Pode ser difícil de treinar.

 

Aspecto

Cão de porte médio, sendo levemente mais longo do que alto. Ligeiro, delgado e muito resistente, tem o esqueleto bem desenvolvido. Não apresenta camadas de gordura o que permite a visualização de alguns de seus ossos, como costelas, coluna e quadril. Os músculos são bem desenvolvidos e é possível observar sua contração através da pele. Seu andar em trote é leve e ágil. A pele é ajustada ao corpo, firme e sem rugas. O pelo é curto, denso e liso, de tom vermelho e branco. O vermelho pode variar de laranja até mogno (escuro). A altura na cernelha varia de 53 cm (fêmeas) até 64 cm (machos), mas é aceitável que varie 2 cm para cima ou para baixo destes valores.

A cabeça é alongada, crânio mais longo do que largo, no formado de cone truncado, proporcional ao seu corpo. A trufa é cor de carne, larga e com narinas pouco abertas. O focinho é um pouco mais longo do que o crânio, também cor de carne, podendo variar de tonalidade de acordo com a cor de sua pelagem. Os dentes são bem desenvolvidos e com mordedura em tesoura perfeita. A intensidade da cor dos olhos varia com a pelagem, sendo de cor âmbar, lhe conferindo um olhar nobre e astuto. São olhos oblíquos e pequenos. As orelhas são grandes, largas na base e mais afinadas nas extremidades, quando o cão está em estado de atenção ficam levantadas e quando em repouso ficam inclinadas para trás. O pescoço não apresenta barbelas, é reto, musculoso e com pele lisa. A cauda da raça Podengo Canário é inserida baixa, como uma continuação da garupa, indo até abaixo dos jarretes, sua ponta é mais afilada e de cor branca. Durante o trote é desejável que a cauda não se levante demais.

 

Cuidados específicos

Cuidar da alimentação desse cão é muito importante para garantir sua agilidade e resistência. Por ser bastante ativo precisa correr sempre que possível e fazer atividades físicas constantes; sendo-lhe difícil a adaptação em pequenos espaços. Não necessita de tosa, no entanto exige escovação regular de seu pelo.

 

Saúde

O Podengo Canário é um cão muito resistente e que consegue suportar variados tipos de climas, ainda assim pode desenvolver doenças e problemas que são comuns a uma grande variedade de raças como a displasia coxofemoral, a displasia de cotovelo e a torção gástrica, essa última é bastante comum em cães de porte grande e deve ser tratada cirurgicamente, pois pode levar o cachorro a morte quando não tratada.




História do Podengo Canário

Existente há aproximadamente sete mil anos, é uma das raças mais antigas encontradas nos dias de hoje. Sua origem é egípcia e chegou às Ilhas Canárias provavelmente levado por fenícios, gregos, cartaginenses ou pelos próprios egípcios. Existem registros da raça em museus como o Louvre e o Museu Britânico, além de ser encontrado em desenhos e outros artefatos em tumbas de faraós.

Atualmente Podengo Canário, ou Podenco Canario, é um cão de caça raro e que se apresenta de maneira geral nas Ilhas que lhe deram seu nome.




Características do Podengo Canário

Esse raro cão de caça espanhol tem uma das histórias mais antigas em termos de raças de cachorros. Seu temperamento audacioso, agitado e inteligente, seu andar rápido, corpo resistente e seu ótimo olfato que consegue encontrar sua presa em tocas, gretas, etc., o tornam um excelente cão para rastreamento. No entanto, também é muito apegado e amigável, o que lhe torna um ótimo companheiro.

Ativo, precisa de atividade constante e espaço, não sendo do seu perfil a vida na cidade. Quando adaptado desde cedo é muito bom com crianças e outros cachorros. Apresentando poucos problemas de saúde e necessidades especificas, o cão da raça Podengo Canário é um companheiro agradável e excelente caçador de coelhos.



Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Akita

    No Japão o Akita Inu é considerado como parte do patrimônio natural nacional, assim como...

    Leia Mais
  • Akita Americano

    O Akita Americano, conhecido também como Grande Cão Japonês, é um cão muito limpo,...

    Leia Mais
  • Basenji

    O Basenji é certamente o cão mais malicioso dentre todos e não late, pois há quem diga...

    Leia Mais
  • Cão Pelado Mexicano

    OrigemO Cão Pelado Mexicano também é conhecido como Xoloitzcuintle, um nome que faz...

    Leia Mais