Pharaoh Hound - Saiba tudo sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Pharaoh Hound

Quero esta raça

Ficha do Pharaoh Hound

Pharaoh Hound

Com exceção do ser humano, o Pharaoh Hound é o único mamífero capaz de ficar corado. Quando ele se emociona – pode ser de felicidade ou também de vergonha –, esse cão fica com o nariz ruborizado e as suas orelhas adquirem uma cor rosada intensa e brilhante, semelhante à cor de uma linguiça.

 

Origem

O Pharaoh Hound é um cão que veio da Ilha Malta. Seus ancestrais são da região do Antigo Egito, onde é possível encontrar representações desses cães em hieróglifos nas paredes das tumbas dos faraós, daí o nome da raça, que traduzido para o português nada mais é que “Cão de caça do Faraó”. Acredita-se que essa raça chegou até Malta através das embarcações dos mercadores fenícios, se espalhando por todo o Mediterrâneo pelos mares. Durante séculos, os camponeses nas zonas rurais de Malta usaram esses cães para caçar coelhos e outras pequenas presas em jogos, sendo criados com cuidado para não perderem suas características físicas e também de caça. Atualmente, o Pharaoh Hound é conhecido por ser um ótimo cão de companhia, sendo usado como cão de terapia para ajudar na recuperação de pessoas com dificuldades físicas ou mentais.

 

Comportamento

O Pharaoh Hound é vivaz, amigável e muito inteligente. Essa raça também é um pouco tímida, suscetível, sensível e não gosta de ser assediada ou de grandes tumultos ao seu redor. Por outro lado, com o seu dono e os outros membros da família ele é um cão leal, carinhoso e bastante brincalhão. Devido ao seu forte instinto de caçador, ele não costuma se relacionar muito bem com outros animaizinhos pequenos.

O cão Pharaoh Hound é um cavalheiro na sua vizinhança. Sua atitude tranquilamente regular o torna brincalhão sem ser indisciplinado, vocal sem ser exagerado ou alto demais, além de afeiçoado, mas sem ser pegajoso demais. Essa raça se dá muito bem com crianças, mas eles tendem a ser um pouco reservados com estranhos. Apesar de serem extremamente leais e constantes, eles não são considerados bons cães de guarda.

Cães dessa raça são bastante atléticos e sociáveis. Eles ficarão felizes em um apartamento desde que possam ter passeios diários bem vigorosos. É também bom lembrar que eles não devem ser deixados sozinhos o dia todo, eles gostam de ter atenção de sua família e de ficar junto dela.

O Pharaoh Hound é também um cão muito observador e inteligente. Eles sabem o que é “normal” e o que está “fora do lugar” em alguma situação. Quando isso acontece, mesmo que eles não sejam bons cães de guarda, prontamente eles vão avisar seus donos de qualquer situação estranha ou fora do comum.

Adaptáveis e inteligentes, eles precisam de estímulos para sua inteligência, que podem ser desde caminhadas em lugares novos até novos jogos inteligentes que possa inventar. Eles também parecem ter certo senso de humor, que eles usam quase constantemente. No geral, cães dessa raça são excelentes companhias.

 

Aspecto

É uma característica para os cães dessa raça terem uma expressão alerta e desperta. Seu peito é baixo, as costelas muito arqueadas e as extremidades lonas, finas e fortes. A cabeça é longa, com um stop pouco marcado e com o focinho com uma cor de carne. Suas orelhas são medianas, finas e erguidas. A cauda vai se estreitando desde a base até a ponta. O seu pelo é curto, liso, brilhante e de cor fogo ou castanho, com preferência para exemplares que tenham manchas na ponta da cauda e no peito.

O contorno do Pharaoh Hound é magro, de tamanho mediano. Seus olhos são ovais e quando está feliz ele tende a corar – um efeito que ocorre com seu nariz e orelhas ficando vermelhos. Eles têm um pescoço magro, costas retas e sua cauda fica para baixo. No geral, essa raça tem um porte nobre, atlético e ágil.

 

Cuidados específicos

O Pharaoh Hound se adapta perfeitamente bem a uma vida dentro de um apartamento, apesar de que é preferível que ele tenha um espaço amplo em que possa se mover livremente. Ele precisa passear todos os dias e fazer exercícios com regularidade para manter seu corpo em forma. É importante que eles socializem desde filhotes para evitar que eles se tornem extremamente tímidos. Essa raça é muito limpa e tudo que precisa fazer são escovações eventuais para manter seu pelo brilhante e eliminar os possíveis pelos mortos.

 

Saúde

Em alguns casos cães Pharaoh Hound podem viver até os 15 anos com relativamente poucos problemas genéticos. É importante que tome muito cuidado com medicamentos e inseticidas, pois os cães dessa raça são muito sensíveis a eles. Devido à fragilidade de sua cauda, ela pode sofrer algumas fraturas e eles também podem desenvolver calos em seus cotovelos. De resto é um cão muito saudável, seu dono apenas tendo que tomar cuidado com seus olhos e ouvidos para evitar infecções neles.

 


História do Pharaoh Hound

O Pharaoh Hound era uma raça conhecida no Antigo Egito por volta do ano 3000 a.C, sendo possível encontrar registros delas em hieróglifos nas tumbas dos faraós egípcios, além de ser uma das raças mais antigas que existem hoje em dia.

Acredita-se que a raça Pharaoh Hound se dispersou pelo mar Mediterrâneo com a ajuda das embarcações fenícias, se tornando um cão típico da Ilha de Malta, onde eram criados e utilizados pelos camponeses locais para a caça de coelhos.

Hoje em dia essa raça é mais apreciada como cão de companhia, mas mantém o seu porte atlético e seu gosto por caçar pequenas presas.


Características do Pharaoh Hound

Uma característica interessante que destaca o Pharaoh Hound das outras raças é que ele é o único mamífero além do ser humano que fica corado. Quando os cães dessa raça estão felizes ou muito envergonhados o seu focinho e suas orelhas ficam de um tom rosa bem forte, semelhante à cor de carne.

Assim, é possível concluir que o Pharaoh Hound é um cão tímido, que precisa conviver com outras pessoas e outros cães desde pequeno para não ser dominado por essa característica. Além disso, eles são muito inteligentes e atléticos, sendo uma ótima companhia para corridas diárias e ainda assim conseguirem viver dentro de um apartamento.

Seu pelo é brilhante, curto e liso, leonado e com possíveis marcações brancas no peito e na ponta da cauda. Apesar dessa raça sofrer trocas de pelos no outono e primavera, no geral essa é uma raça extremamente limpa.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Akita

    No Japão o Akita Inu é considerado como parte do patrimônio natural nacional, assim como...

    Leia Mais
  • Akita Americano

    O Akita Americano, conhecido também como Grande Cão Japonês, é um cão muito limpo,...

    Leia Mais
  • Basenji

    O Basenji é certamente o cão mais malicioso dentre todos e não late, pois há quem diga...

    Leia Mais
  • Cão Pelado Mexicano

    OrigemO Cão Pelado Mexicano também é conhecido como Xoloitzcuintle, um nome que faz...

    Leia Mais