Pequeno Lebrel Italiano (Galgo Italiano): Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Pequeno Lebrel Italiano

Galgo Italiano

Quero esta raça

Ficha do Pequeno Lebrel Italiano

Pequeno Lebrel Italiano

O Pequeno Lebrel Italiano, também conhecido como Galgo Italiano, é o menor cachorro do grupo lebrel que existe.

Origem

Diz-se que os ancestrais do galgo italiano já existiam há mais de cinco mil anos, estes cães existiam na época dos faraós do antigo Egito. Por muitos séculos, na Europa, este pequeno Lebrel foi muito apreciado. Seu tamanho passou a diminuir no final do século XIX, quando o Whippet, um lebrel de tamanho reduzido, ficou mais popular. Para não confundir as duas raças, os criadores decidiram reduzir o tamanho do lebrel italiano até que o tamanho que conhecemos hoje.

Comportamento

O Pequeno Lebrel Italiano é amigável, submisso, obediente e carinhoso. Ele adora pular, correr, escalar e saltar. É um cão muito sensível, por isso cuide para não levantar a voz, nem submetê-lo a algumas situações estressantes. É por isso que não é o melhor candidato para brincar com crianças pequenas. Esta raça precisa de um ambiente limpo, discreto, silencioso e muito tranquilo.

Aspecto

O Pequeno Lebrel Italiano tem o corpo elegante e compacto, cabeça e o focinho alongados. Tem orelhas pequenas e dobradas em ângulos retos. Sua cauda é fina e afina ainda mais na ponta. O pelo é curto, brilhante e macio e pode ser preto ou cinza.

Cuidados específicos

É importante socializar com o Pequeno Lebrel Italiano quando filhote, para evitar a extrema timidez. É um cão que tende a sentir frio, recomenda-se proteger do frio e da chuva.
O cão da raça Pequeno Lebrel Italiano é de fácil cuidado em relação a higiene, um banho e aparo das unhas uma vez ao mês é o suficiente para mantê-lo limpo. Ele é propenso à formação de tártaro, de modo que será necessário escovar os seus dentes, pelo menos, uma ou duas vezes por semana, usando pasta de dentes especial para cães.

Saúde

O Pequeno Lebrel Italiano tem alguns problemas congênitos. Uma das maiores preocupações são as condições relacionadas com a tireóide e os membros durante o período de crescimento.


História do Pequeno Lebrel Italiano

Trazido para a Europa pelos fenícios há milhares de anos, o Pequeno Lebrel Italiano é uma versão menor do Greyhound, criado a fim de obter-se um caçador mais compacto e companheiro. Com o passar dos anos, estes galgos menores conquistaram os corações de muitos nobres europeus, especialmente os italianos. Durante a Primeira Guerra Mundial, a raça tornou-se quase extinta na Inglaterra. Felizmente, a raça tornou-se bem estabelecida nos Estados Unidos, e os criadores americanos foram capazes de ajudar a repor os números ingleses.


Características do Pequeno Lebrel Italiano

Os cães da raça Pequeno Lebrel Italiano são muito adaptáveis a viver, facilmente, em casa ou em apartamentos. Eles são limpos, relativamente calmos e bastante fáceis de treinar, mas às vezes podem quebrar as regras para ver se eles podem escapar das consequências. Tudo isso por diversão, o Pequeno Lebrel Italiano é sempre confiável e ansioso para agradar.

Galgos italianos não devem ser deixados sozinhos por períodos longos de tempo. Eles precisam de companhia humana para se sentirem centrados e seguros. Apesar de terem dentes fracos quando filhotes, eles desenvolvem caninos muito resistentes quando crescem. No entanto, os dentes ainda devem ser manuseados com cuidado.

Estes cães são sensíveis a temperaturas frias. Alguns deles irão evitar caminhadas em dias de chuva. Se possível, os vista com um suéter para protegê-los da temperatura, e lembre-se sempre de mantê-los em uma coleira. Estes cães são facilmente distraídos e extremamente rápidos.

Galgos italianos são elegantes, com uma aparência musculosa. Sua cabeça é longa e estreita e o focinho é fino, as orelhas são pequenas e dobradas e os olhos escuros. Eles têm o pescoço longo e, de certa forma, um pouco angular com uma inclinação para baixo. Eles têm o rabo fino que curva ligeiramente. No geral, o Pequeno Lebrel Italiano comporta-se com elegância e equilíbrio.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Afghan Hound

    Difícil de acreditar que o penteado Galgo Afegão, ou simplesmente Afghan Hound, um dos...

    Leia Mais
  • Borzoi

    O Borzoi, que aparenta ser um cão muito calmo e preguiçoso, era um caçador de lobos...

    Leia Mais
  • Galgo Espanhol

    O Galgo Espanhol está muito unido à cultura espanhola. Uma prova disso são as infinidades...

    Leia Mais
  • Greyhound

    O Greyhound, também conhecido como Galgo Inglês, é usado principalmente como cão de...

    Leia Mais