Pequeno Cão Leão (Löwchen) - Tudo sobre Raçaes de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Pequeno Cão Leão

Löwchen

Quero esta raça

Ficha do Pequeno Cão Leão

Pequeno Cão Leão

O Pequeno Cão Leão – também conhecido em outros países como Löwchen – tem esse nome devido ao seu belo corte de pelo, que é realizado de uma maneira semelhante à de um leão. Com o pelo do corpo aparado, ele tem uma juba espessa no peito e na cabeça, além de enfeites peludos nos pés e na cauda.

 

Origem

É conhecido muito pouco sobre os antepassados do Pequeno Cão Leão, alguns aficionados pela raça afirmam que eles possuem parentesco com a família dos Bichons. Essa raça é conhecida na França desde o século XIV, onde era usada como cão de companhia. Um fato interessante é que as damas da corte costumavam utilizar esses cães para aquecer os pés e às vezes até edredons, a sua pelagem tosada também evitando que esses cães transmitissem carrapatos e outras infestações.

A única informação razoavelmente precisa que temos sobre a raça é que ela data do século XV e que seu nome Löwchen significa “pequeno leão” em alemão, mas não sabemos qual é sua origem. Alguns aficionados pela raça dizem que eles têm origem na própria Alemanha, porém outros dizem que seus antepassados remontam para a região mediterrânea. Essa raça é famosa por ser um cão de companhia agradável por séculos, também aparecendo em várias pinturas através dos tempos. Apesar de ter sido tão apreciada pela aristocracia, essa raça quase desapareceu no século XIX, sobrevivendo graças aos esforços incansáveis de um criador belga que manteve a raça e garantiu que ela continuasse existindo.

 

Comportamento

O Pequeno Cão Leão é um cão dócil, brincalhão, alegre, fiel, tranquilo e inteligente. Ávido por agradar, esse cão aprende com facilidade (bem educado, não podemos permitir que eles comecem a latir em excesso no quintal ou que cave buracos no jardim). Esse é um excelente companheiro, sendo uma raça que tem como característica ser sociável, afetuoso e amável com seus donos, se relacionando muito bem com as crianças e com outros cães mascotes da casa. Por ter um instinto de territorial muito forte esses cães costumam ser bastante reservados com pessoas desconhecidas. Além disso, eles não gostam de ficarem sozinhos em casa.

O Pequeno Cão Leão tem uma visão muito animada sobre a vida; amigável com quase todo mundo, ele traz alegria e felicidade para todos que convivem com ele. Sensíveis e amorosos, eles precisam de afeição e atenção dos membros da família. Os cães dessa raça são muitíssimo inteligentes, bem fáceis de treinar e têm necessidade de agradar.

Apesar de tudo isso eles não são os cães de companhia típicos – apesar de adorarem carinhos sem fim – o Pequeno Cão Leão possui uma veia destemida e forte. Ele vai se levantar e se colocar no caminho para proteger sua família e seu território. Garanta que o seu Pequeno Cão Leão tenha uma boa caminhada diária, sem esquecer a coleira; esses cães possuem uma afeição especial por esquilos.

 

Aspecto

Os cães dessa raça são pequenos, com um corpo curto e bem proporcional. Sua cabeça é curta e larga, com olhos redondos e escuros, orelhas longas, que ficam caídas perto de seu rosto, com mechas de pelos abundantes nela. O seu pelo é bastante fino, sedoso, longo e ondulado, podendo ser de várias cores, tanto unicolor quanto combinações com manchas pretas ou limão. O corte de sua pelagem é semelhante a pelagem de um leão, porém se o seu cão não for um cão que participe de exposições ele pode ter um corte mais “caseiro” e menos trabalhoso.

 

Cuidados específicos

Cães da raça Pequeno Cão Leão se adaptam perfeitamente bem a vida dentro de casa em troca de passeios diários longos com seus donos. Apesar de sua aparência, esse não é o típico cão de colo; ele é um cão muito resistente ao frio e que adora sair de casa para brincar, seja nas ruas de uma cidade, no campo ou montanhas.

Para que o Pequeno Cão Leão conserve a sua aparência “leonada” é necessário que seu pelo seja aparado e retocado a cada quatro ou seis semanas. O cão dessa raça precisa de uma boa escovação semanal para prevenir que seus pelos formem nós e embaracem – se você encontrar tempo para escová-los diariamente será ainda melhor. O Pequeno Cão Leão é conhecido pelo corte de sua pelagem semelhante ao de um leão, curto nas costas e no corpo, com uma juba grande na cabeça e peito, assim como pequenos enfeites nas patas e no rabo, mas caso o seu cão não seja um cão de exposições é aconselhável que consulte um profissional para saber qual o melhor estilo de tosa para seu cão.

 

Saúde

Cães da raça Pequeno Cão Leão são cães com uma saúde muito boa devido à sua limitada base de criação, mas apesar disso foram detectados problemas como a atrofia progressiva de retina e luxações de rótula e patela.


História do Pequeno Cão Leão

Apesar de sua origem ser desconhecida – alguns aficionados afirmam que essa raça surgiu na Alemanha, outros dizem que os antecessores desses cães vieram da região do mediterrâneo – o Pequeno Cão Leão é uma raça conhecida há pelo menos 400 anos, fato que pode ser comprovado pelas esculturas de dois cães dessa raça na Catedral de Amiens.

O Pequeno Cão Leão era usado como cão de companhia das damas da aristocracia, que apreciavam muito tanto sua pelagem quanto a companhia amável e muito inteligente, chegando a usar esses cães para aquecer os pés. Apesar da popularidade da raça, no século XIX a raça quase desapareceu e só sobreviveu pelos esforços de um criador belga. Graças a ele a raça alcançou um patamar onde a criação é bastante controlada, o que ajuda a prevenir e tratar possíveis doenças genéticas, o que torna esse cão bastante resistente.




Características do Pequeno Cão Leão

O Pequeno Cão Leão é um cão extremamente inteligente, que adora agradar e receber carinhos. Muito vivaz e alegre, além de animado e obediente, esse cãozinho não pensa duas vezes antes de tentar proteger seus donos de algum possível perigo. Além disso, apesar de sua aparência amigável e seu animo, esses cães são muito territoriais e não gostam de pessoas estranhas.

Cães da raça Pequeno Cão Leão são ótimos cães de companhia, fáceis de serem treinados e que não têm tendência a ficar latindo no quintal. Sua característica mais marcante é a sua pelagem sedosa e encaracolada, que é tosada de uma forma que ele tenha a aparência de um leão, com uma juba que domina sua cabeça e peito, com a parte traseira do cão tosada rente à pele. Suas patas e rabo possuem enfeites peludos para dar o toque final ao seu corte.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas