Pequeno Basset Griffon da Vendéia - As Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Pequeno Basset Griffon da Vendéia

Quero esta raça

Ficha do Pequeno Basset Griffon da Vendéia

Pequeno Basset Griffon da Vendéia

Ao redor da casa o Pequeno Basset Griffon da Vendéia espalha felicidade e diversão. Constantemente explorando e procurando por pessoas livres para brincarem com ele, esses cães são impossíveis de ignorar. Você nunca estará realmente sozinho quando um Pequeno Basset Griffon da Vendéia estiver na sua casa. Eles amam atenção e afeição, mas eles também apreciam muito ter seu próprio espaço na casa, para não mencionar brinquedos mastigáveis para brincar sempre que quiserem. Os cães dessa raça são bastante fáceis de serem treinados, mas de vez em quando eles tentam pensar por eles mesmos.

 

Origem

De volta ao século XVI na França, o Pequeno Basset Griffon da Vendéia era uma raça usada nos jogos de caçada através dos terrenos áridos e pedregosos do oeste da França. Muitos detalhes sobre os cães dessa raça são descritos em seu próprio nome; Petit Basset Griffon da Vendéia significa, simplesmente, pequeno cão baixo até o chão da Vendéia, a região da França onde a raça foi criada.

Durante muito tempo o padrão utilizado para essa raça era o mesmo padrão do Grand Basset, apesar das duas raças possuírem tamanhos diferentes, porém isso não funcionava muito bem porque os cães da raça Pequeno Basset Griffon da Vendéia se tornavam cães curvados e tão pesados quanto o Grand Basset.

O Pequeno Basset Griffon da Vendéia é um cão de caça que utiliza primariamente o seu olfato para rastrear e localizar as suas presas. Essa é uma raça bastante ousada e alerta, com a sua cauda sendo portada alta como um sabre, tendo sido especificamente desenvolvida para suportar os terrenos difíceis da Vendéia com muita energia mentalmente e fisicamente. Esses cães são uma das muitas variedades de cães do tipo Hound que foram criados na França, podendo ser traçada de volta até o século XVI, de volta para o Griffon da Vendéia, o seu ancestral maior e mais poderoso. Essa raça foi desenvolvida para pequenos jogos de caça, como, por exemplo, caça à coelhos e lebres sobre os terrenos difíceis encontrados na região da Vendéia.

As maiorias dos cães do tipo caçador que têm origem na França apresentam versões pequenas e grandes da mesma raça, que são usados para diferentes presas. O Grande Basset Griffon da Vendéia era usado para jogos de caça maiores, com presas como veados e lobos, enquanto o Pequeno Basset Griffon da Vendéia era utilizado para farejar e capturar pequenas presas como coelhos, na França e em outros países europeus, além dos Estados Unidos e Canadá. Não foi até a década de 50 que a Societé de Venerie publicou um novo livro de padrões, no qual o Pequeno Basset Griffon da Vendéia teve o seu próprio padrão oficial divulgado e passou a ser considerado uma raça separada do Grande Basset Griffon da Vendéia. Em 1975 o cruzamento entre cães da variedade grande e pequena passou a ser proibido.

 

Comportamento

Apesar de serem bastante independentes, os cães da raça Pequeno Basset Griffon da Vendéia ainda sentem uma grande vontade de agradar os seus donos.

Confiante, feliz e extrovertido o Pequeno Basset Griffon da Vendéia se adapta melhor com donos que sejam bastante ativos e tenham experiência com cachorros e crianças mais velhas, além de um grande quintal cercado. Essa raça não é daquelas que gostam de passar o dia inteiro deitadas em um sofá e precisa de exercícios diários – senão eles podem expressar seu descontento usando sua “voz de caça” ou criando diversões para eles mesmos.

 

Aspecto

O Pequeno Basset Griffon da Vendéia possui um contorno pequeno, comprido e resistente, coberto por uma pelagem áspera, de comprimento médio a longo, com pelos geralmente nos tons branco com amarelo, laranja, preto, grisalho ou com manchas pretas. Esses cães possuem a cabeça estreita e arredondada, com olhos ovais e escuros, orelhas suaves e focinho escuro. Sua cauda é de tamanho médio e deve ser portada alta sempre. No geral, o Pequeno Basset Griffon da Vendéia possui uma aparência robusta e alerta.

 

Cuidados específicos

O Pequeno Basset Griffon da Vendéia é um cão que irá viver perfeitamente feliz em um apartamento, desde que seu dono se certifique que eles tenham exercícios abundantes todos os dias. Se deixar o seu Pequeno Basset Griffon da Vendéia correr pelo quintal sem nenhuma supervisão, fique avisado: essa raça gosta muito de cavar e provavelmente irá tentar fazer isso por todo seu quintal.

Se o seu cão da raça Pequeno Basset Griffon da Vendéia possuir a pelagem dura correta, é aconselhável que ele seja escovado pelo menos uma vez por semana para se manter em plenas condições.

 

Saúde

Os cães da raça Pequeno Basset Griffon da Vendéia podem viver até os 15 anos com relativamente poucos problemas genéticos. Eles devem ser escovados semanalmente para manterem os nós em sua pelagem e a perda de pelos em um nível mínimo. E não se esqueça de verificar as suas longas orelhas ocasionalmente para verificar se não há nenhum sinal de infecção nelas.


História do Pequeno Basset Griffon da Vendéia

O Pequeno Basset Griffon da Vendéia é uma raça de origem francesa, mais precisamente da região da Vendéia, onde era utilizado para jogos de caça de lebres e coelhos nos terrenos acidentados e difíceis dessa região.

A sua variedade maior, o Grande Basset Griffon da Vendéia era utilizado para a caça de veados e lobos naquela região. É comum para os franceses desenvolverem pelo menos uma variedade grande e uma pequena de cada raça tipo Hound criada por eles, para cada um possuir um tipo de presa específico. O Pequeno Basset Griffon da Vendéia é usado na França na caça de lebres e coelhos desde o século XVI.




Características do Pequeno Basset Griffon da Vendéia

Os cães da raça Pequeno Basset Griffon da Vendéia são cães muito alegres e animados, que sempre estarão por perto querendo algum afago ou atenção de seu dono ou algum membro de sua família. Apesar disso os cães dessa raça são cães independentes e que gostam de ter o seu próprio espaço com seus brinquedos favoritos.

O Pequeno Basset Griffon da Vendéia é muito inteligente e fácil de ser treinado, mas não deve ser deixado sozinho no quintal, pois pode ficar entediado e começar a cavar buracos para se distrair.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas