Pastor Maremano Abruzês - Conheça sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Pastor Maremano Abruzês

Quero esta raça

Ficha do Pastor Maremano Abruzês

Pastor Maremano Abruzês

No começo essa raça não existia dessa forma, já que os pastores italianos diferenciavam duas raças bastante parecidas fisicamente: o Pastor Maremano e o Pastor de Abruzês, que possuía o pelo mais longo. Em 1951 as duas raças foram fundidas em uma só raça, dando um grande passo para a raça que hoje é conhecida como Pastor Maremano de Abruzês.

 

Origem

Do mesmo jeito que outros cães de pastoreio brancos como o Kuvasz, o Tchuvatch Eslovaco e o Pastor Polaco de Podhale, o Pastor Maremano de Abruzês poderia ser descendente dos Dogos do Tibet que seguiram os unos e os mongóis em suas invasões pela Europa. Na Itália, os pastores utilizaram esses cães para conduzir e defender os seus rebanhos e também para guardar a sua propriedade.

 

Comportamento

O Pastor Maremano de Abruzês é um cão discreto, vivaz, valente, inteligente, protetor e alerta. Apesar de não gostar de ser tratado como um brinquedo, o cão dessa raça é bastante tolerante e paciente com as travessuras das crianças. Esse é um cão amável e afetuoso com seus donos e que se mostra muito distante com pessoas que ele não conhece.

 

Aspecto

Os cães da raça Pastor Maremano de Abruzês são grandes e robustos, com uma constituição sólida e com um dorso reto e largo. Esses cães estão cobertos por uma pelagem branca, bastante espessa, um pouco áspera e ligeiramente ondulada. Suas orelhas são pequenas e em forma de “v” – não podendo nunca ter as pontas arredondadas, como ocorre em algumas outras raças de cães – e pendentes, inseridas bastante altas em sua cabeça grande e larga, de formato cônico. O stop desses cães é levemente acentuado.  Os olhos desses cães devem ser de cor marrom escuro ou ocre, de tamanho médio e com uma expressão vigilante e inteligente. A sua cauda por outro lado é inserida baixa, com uma grande quantia de pelos, podendo chegar até a parte de baixo de seu jarrete, sem possuir nenhum tipo de franja. Quando o cão está em repouso, a cauda deve ficar pendente em relação ao seu corpo, porém em movimento ela deve ser portada na linha do dorso do cão.

 

Cuidados específicos

O Pastor Maremano de Abruzês não é uma raça de cães que pode ficar presa dentro de casa. Esses cães precisam de um quintal para correr e de um dono que o leve para dar grandes passeios todos os dias. Esses cães não suportam bem o calor, portanto é bom recomendável que no quintal haja um espaço com sombra para que ele possa se proteger do sol.

Para evitar problemas de pele potenciais em seu Pastor Maremano de Abruzês e manter sua pelagem em bom estado, é recomendável escovar seu pelo com regularidade, principalmente nas épocas de troca de pelos, que ocorrem na primavera e outono.

Esse é um cão pouco submisso e que por isso deve ser educado com firmeza por seu dono desde filhote.

 

Saúde

Como na maioria das raças de porte médio e grande, os problemas nos ossos são os mais preocupantes. Apesar de ser um cão bastante forte, o Pastor Maremano de Abruzês pode sofrer de displasia coxofemoral, acondroplasia e também luxação de rótula.




História do Pastor Maremano Abruzês

De origem italiana, o Pastor Maremano de Abruzês na verdade é uma raça que surgiu da junção de outras duas raças muito parecidas que coexistiam na Itália: o Pastor Maremano e o Pastor de Abruzês, as duas raças que deram origem ao que é conhecido hoje como Pastor Maremano de Abruzês.

Acredita-se que os cruzamentos entre essas duas raças aconteceram através dos encontros entre os cães dos dois tipos durante as migrações sazonais dos rebanhos de ovelhas, principalmente após 1860, dando origem ao Pastor Maremano de Abruzês.

Ainda hoje essa raça é utilizada como cães pastores de ovelhas na região de Abruzês, onde o pastoreio de ovelhas ainda prospera. Além disso, também continuam sendo utilizados na região de Lazio e da Toscana.

 


Características do Pastor Maremano Abruzês

O Pastor Maremano de Abruzês é um cão de grande porte, com uma pelagem caracteristicamente branca, uma estrutura óssea forte, bastante musculoso e robusto. Esse cão possui uma aparência física robusta e pesada, mas que ainda assim possui certo ar majestoso.

Com a família os cães da raça Pastor Maremando de Abruzês são bastante leais, sendo muito pacientes com as crianças e suas brincadeiras, apesar de não gostarem de serem tratados como brinquedos. Com desconhecidos esses cães se mostram bastante distantes e seu comportamento sempre atento e alerta é o que o torna um excelente pastor além de guardião da fazenda e da casa de sua família.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas