Pastor Briard (Berger de Brie) - Veja em Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Pastor Briard

Pastor de Brie, Berger de Brie

Quero esta raça

Ficha do Pastor Briard

Pastor Briard

De origem francesa, o Pastor Briard ou Pastor de Brie é um cão antigo, encontrado em ilustrações de tapeçarias do século VIII e em muitos documentos dos séculos seguintes. Fiel e protetor, o Pastor de Briard pode até ser criado como companhia, mas requer um dono dedicado para que possa desenvolver um bom comportamento. Além disso, a pelagem longa necessita de cuidados diários. Com estranhos costuma ser bem reservado.

Origem

A raça Pastor de Briard ou Brie é muito popular na França, sendo esta a sua terra natal. A data da sua origem ainda não é certa, mas segundo alguns estudiosos esta raça deve ter nascido na Idade Média. Sobre o seu nome há também muitas confusões, uns dizem que foi por ter nascido em Brie, região perto de Paris, o que não é muito provável. Outros acreditam, numa lenda em que o cão, após ganhar um duelo contra o assassino do seu dono, ficou conhecido por pastor d’Aubry, e mais tarde se transformou este nome em Pastor de Brie.

Comportamento

O Briard é equilibrado, calmo e muito carinhoso com seus donos. Muito dócil e paciente com as crianças da casa, pode ser parceiro na hora de brincar, e os adultos podem desfrutar de sua companhia em todas as suas viagens e excursões. É um cão que pode ser facilmente adaptado a todas as situações e é suspeito de estranhos, mas de nenhuma maneira agressiva.

Aspecto

Seu porte é grande e musculoso, com boa ossatura rústica. Ele tem uma longa cabeça e orelhas eretas, bem separadas e cobertas com cabelos longos. A cauda é de inserção baixa, muito peluda e forma um gancho na ponta. O pelo é abundante, longo, ondulado e fino. A cor da pelagem deve ser uniforme e não são aceitas cores como branco, marrom, mogno e tons imprecisos.

Cuidados específicos

Sendo um cão de pelos compridos, o proprietário deve dedicar parte de seu tempo para a escovação diária, mantendo assim os pelos do seu Briard limpos, sem nós.

Saúde

Esta raça pode chegar aos 13 anos de idade, pois é bastante resistente, mas pode vir a sofrer de torção do estômago, e também atrofia progressiva da retina, cataratas e displasia da anca.


História do Pastor Briard

O Pastor Briard é um cão francês de origem muito antiga. É possível ver um cão bastante semelhante a ele - um grande cão com pelagem rude - em tapeçarias de mais de 1.200 anos aos pés do Imperador Carlos Magno. Alguns acreditam que ele seja um cruzamento de cães da raça Beauceron e Barbet.

O Pastor Briard tornou-se popular após um desfile canino que ocorreu no ano de 1863. No início eram cães pertencentes à aristocracia francesa e era utilizado para a caça e a guarda. Após a revolução francesa estes cães foram levados às fazendas onde adquiriram sua função atual de pastor e guarda de rebanho.

Durante a primeira guerra mundial esta raça serviu como guarda devido a sua audição muito desenvolvida. Para homenagear seu heroísmo, a cabeça de um Briard foi moldada na porta metálica de um cemitério de guerra francês. Na Segunda Guerra Mundial ele transportava os sobreviventes, procurava pessoas machucadas e a exemplo da Primeira Guerra, serviram como guardas.

Em 1896 o primeiro clube da raça foi fundado na França e o primeiro padrão oficial foi publicado em 1897. O Pastor de Brie foi introduzido nos Estados Unidos por Thomas Jefferson (na época ministro dos Estados Unidos em Paris) em 1789, pouco antes da Revolução Francesa.


Características do Pastor Briard

O Pastor Briard é um cão vivo que adora pastorear e brincar com a família. É extremamente protetor, o que implica que tenha de ser bem socializado com outras pessoas e animais. São uma ótima companhia com crianças, por serem extremamente gentis, contudo, devido ao seu porte grande, as brincadeiras podem se tornar brutas.

Destemido, o Pastor Briard é um excelente cão de guarda. Não são tímidos, mas desconfiam de estranhos. Independente e inteligente, a boa memória desse cão facilita o treino. Contudo, este pastor não é indicado para donos inexperientes. O Briard necessita de um líder que o treine convenientemente e lhe dê um trabalho para desempenhar.

Pastores Briards são cães adaptáveis, vivem confortavelmente na cidade ou no campo, desde que sejam suficientemente exercitados. Só amadurecem aos 18 meses e até atingirem essa idade não devem ser demasiadamente exercitados. Enquanto adultos, as brincadeiras não devem ser negligenciadas. Adoram nadar e correr e necessitam de bastante atenção. Gostam de viver dentro de casa com o resto da família e não se habituam a viver do lado de fora, embora adorem brincar em gramados, gostam de passar a noite dentro de casa.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas