Pastor Bergamasco - Saiba tudo sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Pastor Bergamasco

Quero esta raça

Ficha do Pastor Bergamasco

Pastor Bergamasco

De origem italiana, o Pastor Bergamasco, ou Pastor de Bérgamo, era basicamente usado apenas para conduzir e cuidar de rebanhos de ovelhas, apesar de também ter sido usado por um período pela polícia italiana como cão farejador e também como cão de resgate.

 

Origem

O Pastor Bergamasco é uma das raças de cães mais antigas da Itália, sendo mais numerosa e comum na região dos Vales Bergamascos, local que deu origem ao seu nome e onde a criação de ovelhas era muito desenvolvida. Acredita-se que esse cão seja descendente dos grandes molosos e principalmente, dos grandes molosos húngaros. As caravanas bárbaras que atravessavam os Alpes naquela época causaram a dispersão dos ancestrais dessa raça e proporcionaram que eles pudessem cruzar com os outros cães típicos daquelas regiões, o que no futuro daria origem, entre vários, ao Pastor Bergamasco.

 

Comportamento

Essa é uma raça tranquila, paciente, inteligente e franca. Sempre está alerta e quando a situação requer isso. Ele sabe se decidir rapidamente e é muito valente quando precisa, mas sem ser violento.

A função do Pastor Bergamasco é de conduzir e cuidar do rebanho, trabalho para o qual demonstra uma excelente disposição graças a sua vigilância, concentração e equilíbrio psicológico. Sua facilidade de aprender e sua determinação, combinados com sua paciência fazem dele um excelente cão de guarda e de companhia, apto para os usos mais diversos. Além disso, eles estabelecem uma relação bem estreita com o homem.

 

Aspecto

O Pastor Bergamasco é um cão de tamanho mediano, de aspecto rústico, com uma pelagem abundante por todo o corpo, forte, mas bem proporcionado. Seu aspecto geral é de um cão de proporções medianas cujo corpo tende a ser quadrado. É harmônico tanto em sua dimensão quanto em seu perfil. Sua cauda é grossa e forte na base e vai diminuindo progressivamente até seu extremo. Ela é coberta de um pelo ligeiramente ondulado e é pouca coisa maior que a metade do tamanho de sua cernelha.

A cauda do Pastor Bergamasco chega facilmente na altura de seu cotovelo quando ele está em posição normal, mas é preferível que ela seja um pouco mais curta que isso. É engraçado reparar que essa raça costuma abanar a cauda quando está em movimento. A pele dele deve ser fina em todo o corpo, sem pender em local nenhum, ficando firme o tempo todo. O colo não pode ter papada nem sua cabeça pode ter rugas.

Seu pelo é muito abundante, longo e de textura diferente de região para região. Sua textura é áspera, principalmente sobre a parte anterior do tronco. Da metade do peito até a parte posterior e sobre todas as extremidades o pelo tende a formar mechas que se transformam em dreads naturais com a idade. Eles devem sair da parte superior do corpo e cair dos lados do tronco. Sobre a cabeça o pelo é menos áspero e cobre os seus olhos.

O seu pelo deve estar distribuído uniformemente sobre as extremidades, formando mechas suaves que chegam até o chão. O sub pelo deve ser tão curto que não permite ver facilmente a sua pele e ele deve ser suave ao tato. A pelagem deles deve ser de um cinza uniforme, com manchas que podem ser de qualquer tom do cinza ao preto. Algumas poucas manchas brancas são permitidas, mas a cor totalmente branca não.

Seus olhos são grandes, com íris marrom – que deve ser bem escuro, de acordo com a cor de sua pelagem. Os olhos estão situados sobre o mesmo plano frontal. Suas sobrancelhas são pouco proeminentes. Suas orelhas são inseridas altas, semi caídas e com um formato triangular. Quando o cão está alerta, as orelhas se erguem um pouco na base. O peito do Pastor Bergamasco deve ser amplo, bem arqueado, descendo até a altura dos cotovelos

Cães da raça Pastor Bergamasco têm uma expressão doce, atenta e suave, com um caminhar rápido e longo, seu trote é sua forma de andar favorita. Por sua conformação essa raça pode correr facilmente e por um longo tempo, o que era favorável para eles durante o seu trabalho com o pastoreio das ovelhas.

 

Cuidados específicos

Essa é uma raça muito inteligente e fácil de adestrar, desde que não tentem lhe dar ordens sem sentido.

Um cão da raça Pastor Bergamasco não necessita de nenhum cuidado em particular, os rastafáris se formam de maneira natural em seu pelo a partir de um ano ou um ano e meio de vida. Eles devem se tocar o mínimo possível, porque os pelos tem uma tendência a se enroscar e formar blocos, que devem ser separados com as mãos. A base dos dreads deve ser larga e eles devem ser levemente separados para poderem cair até o chão e a pelagem definitiva tende a estar completa quando eles têm três anos de idade.

 

Saúde

O Pastor Bergamasco é um cão muito resistente e não se conhecem enfermidades hereditárias que sejam comuns nessa raça.

 


História do Pastor Bergamasco

Conhecidamente um cão italiano, o Pastor Bergamasco é provavelmente um descendente dos grandes molosos húngaros, que se espalharam pelas regiões dos Alpes com ajuda das expedições bárbaras na região e que, com isso, puderam cruzar com os cães que viviam naquelas regiões, dando origem à novas raças, o Pastor Bergamasco sendo uma delas.

Depois disso, a grande função do Pastor Bergamasco foi no pastoreio de ovelhas nos vales italianos, sendo especialmente bons nisso por sua paciência e inteligência, respondendo bem aos comandos de seus donos desde que não fossem comandos sem sentido. Por um tempo foram usados pela polícia como cães de resgate e farejadores, mas nunca deixaram sua função original de pastoreio, além de serem ótimos cães de companhia para seus donos.


Características do Pastor Bergamasco

O Pastor Bergamasco é um cão tranquilo e paciente, tipicamente usado para o pastoreio de ovelhas nos vales italianos. Sua pelagem característica varia entre o cinza claro e o preto, com mechas no estilo rastafári que se formam naturalmente a partir do primeiro ano de idade do cão, a cor dos olhos é sempre de um castanho que varia entre tons mais claros e mais escuros de acordo com o tom de sua pelagem. Sua cauda é caída e não é aconselhável que passe a linha dos cotovelos.


Cães da raça Pastor Bergamasco 
não costumam ter nenhum problema de saúde comum que atinja toda a raça nem nenhuma doença hereditária.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas