Pastor Beauceron ou Pastor de Beauce? Saiba mais aqui! | CachorroGato

Guia de Raças

Pastor Beauceron

Pastor de Beauce

Quero esta raça

Ficha do Pastor Beauceron

Pastor Beauceron

O Pastor Beauceron, que também é conhecido como apenas Beauceron, Pastor de Beauce ou Bas Rouge, é um dos cães mais valorosos da França, graças a sua aptidão para exercer o papel de cão de guarda e de defesa. Ele é o primo de pelos curtos do Pastor de Brie, outra raça francesa muito conhecida; ambos também eram bastante utilizados para o pastoreio de ovelhas em fazendas por toda a Europa.

 

Origem

O Pastor Beauceron é a versão de pelo curto de seu primo, o Pastor de Brie, que tem pelo longo. De origem francesa, essas duas raças têm uma procedência tão antiga que se acredita que eles são descendentes de um cão pré-histórico. Eles eram utilizados basicamente para caçar lobos e para guiar rebanhos de ovelhas. Até 1896 não havia sido escrito um padrão que diferenciasse essas duas raças entre si.

Os primeiros registros do Pastor de Beauce datam para a era renascentista na França, onde passaram séculos pastoreando ovelhas e gado nas fazendas de toda a Europa, mas eram mais utilizados e reconhecidos em seu país de origem.

 

Comportamento

O Pastor Beauceron é tenaz, sociável, curioso e sente um grande apego por seus donos. Ele é inteligente, tem uma grande memória e é muito obediente. Apesar disso, eles não aceitam imposições sem sentido, mesmo que por seus donos. Devido ao seu passado como cão pastor e a sua desconfiança com pessoas estranhas, ele é um cão de guarda nato. Essa raça adora brincar e fazer exercícios com seus donos.

O cão Beauceron trabalha com empenho e é muito determinado, principalmente em situações de pastoreio como está acostumado a trabalhar há séculos, porém dentro de casa ele é gentil e sociável, sempre pronto para brincar, fazer uma caminhada ou simplesmente trocar carinhos e descansar no sofá.

Um pouco reservado e desconfiado com pessoas de fora do circulo familiar, o Pastor de Beauce tem instintos protetores poderosos. Eles tendem a ser especialmente protetores e vigilantes com as crianças da família. Com um treinamento e socialização corretos, o Pastor Beauceron pode se dar muito bem com outros cães e até mesmo gatos.

 

Aspecto

O Pastor Beauceron é rústico, musculoso, potente e muito resistente. Ele tem a cabeça longa, os olhos redondos e as orelhas implantadas altas, semi erguidas ou caídas ao lado da cabeça e seu comprimento deve ser sempre a metade do comprimento de sua cabeça, elas não podem ficar coladas às bochechas e nem serem totalmente erguidas. A sua cauda é caída, descendo até alcançar a ponta de seu cotovelo. Sua pelagem é curta, grossa, forte e pode ser preta e fogo ou arlequim.

O seu contorno é largo e atlético – musculoso, mas sem exageros – coberto por pelos curtos, densos e com uma cor preta e fogo. Sua cabeça possui um focinho longo e feições limpas e suaves, de modo que quando ele é visto por seu perfil é notável que as linhas do focinho e do crânio são paralelas.

Os seus olhos podem ser arredondados ou ligeiramente ovais, de íris variando entre os tons de marrom escuro e avelã escuro, podendo ter algumas manchas vermelhas claras – a variedade arlequim pode ter olhos porcelanizados.

O pescoço do Pastor Beauceron é musculoso, terminando de forma harmoniosa em seus ombros, com um peito profundo que combina perfeitamente com a sua cauda, que pende para o chão e não pode ser cortada. Quando o cão não está em repouso, a cauda pode ser portada um pouco mais alta, mas nunca ultrapassando a sua linha superior.

 

Cuidados específicos

O Pastor Beauceron precisa viver em espaços abertos, do contrário ele precisa que seus donos o proporcionem passeios diários longos e intensos pelo campo ou por regiões abertas para que possa exercitar seu corpo e mente e se manter são.

Para manter seu pelo e pele sãos, é preciso que ele seja escovado semanalmente. O Pastor de Beauce tem uma personalidade forte e é um pouco independente, por isso é conveniente que desde filhote eles sejam educados e socializem com outras pessoas e outros animais, até mesmo para garantir um bom convívio entre ele e outros animais no futuro, se for preciso.

É muito simples para manter o seu Pastor Beauceron com uma boa aparência e com sua pelagem saudável. Escovações regulares e banhos ocasionais são suficientes para essa raça. Durante o outono e a primavera, que são estações de troca de pelos, as escovações devem se tornar mais regulares para eliminar o excesso de pelos – inclusive é recomendado fazer isso do lado de fora de casa para os seus pelos não caírem pela casa. Essa raça também precisa de exercícios diários e a sua alimentação deve ser feita em pequenas porções para evitar que eles fiquem estufados demais ou que comam em excesso e fiquem com sobrepeso.

 

Saúde

O Pastor Beauceron é uma raça que não apresenta problemas de saúde específicos, mas alguns exemplares podem padecer de displasia coxofemural.




História do Pastor Beauceron

Conhecido como Cão de Beauce, Beauceron, Bas Rouge e Pastor de Beauce, o Pastor Beauceron era chamado de todas essas formas no final do século XIX por toda a Europa, onde esse cão era conhecido por seu pelo duro no corpo e liso na cabeça.

Sua origem foi nas planícies francesas, onde o Pastor Beauceron era usado para pastorear e guardar ovelhas e gado. As manchas vermelhas nas pontas de suas patas eram sua grande característica marcante, o que explica o nome Bas Rouge, que em francês significa meias vermelhas.




Características do Pastor Beauceron

O Pastor  Beauceron é um cão sociável e curioso, que leva a sério o seu trabalho de guarda, principalmente se forem criados em uma família com crianças, com os quais eles são muito protetores.

Essa raça de grande porte é sólida, bem construída, musculosa e forte, sem serem pesados demais. Sua expressão é sempre sincera e calma, nunca demonstrando medo ou raiva, o seu temperamento sempre gentil. Cães da raça Pastor Beauceron precisam de espaço para se divertir e exercitarem, não se acostumando bem à vida na cidade se não puderem ter longas caminhadas diárias onde possam gastar as suas energias.

Seu corpo é bem proporcionado e a pelagem é curta, arlequim ou preta e fogo. A troca de pelos acontece duas vezes por ano, na primavera e no outono e nesses períodos eles precisam de mais escovações para manter a pele e pelagem do Pastor de Beauce saudáveis.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas