Parson Russell Terrier - Saiba tudo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Parson Russell Terrier

Quero esta raça

Ficha do Parson Russell Terrier

Parson Russell Terrier

O Parson Russell Terrier frequentemente é confundido com o Jack Russell Terrier. As duas raças tem a mesma origem e são quase iguais, exceto pelo tamanho de suas patas, o Parson Russell tem as patas longas e o Jack Russell tem as patas mais curtas (tipo Basset).

Origem

Ambas as raças devem sua existência ao inglês John (Jack) Russell, um reverendo aficionado por caça. No começo do século XIX, Russell comprou uma Terrier tipo Fox quase completamente branca para utilizá-la em caçadas de raposas, lebres e texugos. Russell consagrou sua reputação como caçador de raposas e como criador de Fox Terrier que não pesavam mais que 7kg em temporadas de caça.

Com os anos, esses cães foram se diferenciando em relação ao tamanho e formação do clássico Fox Terrier e, antes de 1900, já se desvincularam da raça. Esses exemplares receberam o nome Jack Russell Terrier, mas pouco a pouco, dentro dessa nova raça, foram se desenvolvendo duas variedades. Uma com as patas bastante longas para correr atrás dos cavalos e dos galgos (Parson Russell Terrier) e outra com as patas mais curtas, adaptadas para o rastreio (Jack Russell Terrier).

Comportamento

O Parson Russell Terrier é brincalhão, amável, atlético e inteligente. Usado para a caça desde suas origens, este cão herdou o caráter tenaz, alerta e valente de seus ancestrais. É um Terrier independente, mas às vezes também requer atenção de seus donos.

Aspecto

Ele é ágil, resistente e com extremidades longas, fortes e musculosas. Tem as orelhas pequenas em forma de “v” caídas para frente. A cauda e forte, reta e fica sempre para cima. Seu pelo pode ser liso e duro e as suas marcas limitadas à cabeça ou a base da cauda.

Cuidados específicos

De origem caçadora, o Parson Russel Terrier é tão ativo que precisa fazer muito exercício para estar contente e saudável, preferivelmente em espaços abertos. O ideal seria que pudesse correr por um quintal e assim esgotar grande parte de suas energias.

Tem que tomar cuidado com os que vivem na cidade. Se de repente ele detecta um rastro, em um segundo pode desaparecer atrás dele sem se dar conta do trânsito ou das ordens do dono.

Saúde

É uma raça muito resistente e saudável, ainda que possa ter luxações de retina e cataratas.


História do Parson Russell Terrier

O Parson Russell Terrier é um cão que foi criado para trabalhar embaixo da terra e fazer sair os animais grandes e pequenos, roedores e outros animais que poderiam ser uma peste para a vida campestre.

Todas as raças do grupo dos Terrier tiveram sua origem nas ilhas britânicas, com excessão do Schnauzer Miniatura. Muitas dessas se derivam de um antepassado similar e, ainda que eles possam variar a respeito de sua constituição, são cães valentes que perseguiam a bicharada e que, além disso, são bons companheiros para seus donos.

Não existia antes uma raça concreta de Terrier, os cães eram apenas criados para se enfiarem embaixo da terra com valentia e convicção. Os que não eram capazes de fazer isso eram sacrificados, e os que podiam fazer isso eram cruzados entre si, sem prestar atenção em seus aspectos.

Os que criavam e cuidavam de cães tinham um trabalho específico para uma raça concreta. Eles buscavam cachorros que tivessem patas longas para velocidade ou bem curtas para que entrassem debaixo da terra, além de uma pelagem dupla para protegê-los dos elementos e, algo comum para todos os Terrier, sempre eram criados em busca de uma boa dentição.


Características do Parson Russell Terrier

Seus aspectos essenciais estão bem resumidos nas descrições das distintas normas dessa raça. A norma que o Kennel Club usa consta adjetivos como competente, ativo, ágil, valente e amistoso para ilustrar o temperamento e personalidade gerais desses cães. Em todo o mundo, a raça Parson Russell é conhecida por ser ativa e cheia de confiança, sempre enfatizando a conservação de seu instinto de trabalho.

De todas as raças de Terrier, ele é o que mais tem permanecido perto do objetivo para o qual foi criado: caçar, perseguir raposas e tirar texugos de suas tocas. Eles adoram o campo e espaços abertos, e podem correr durante todo o dia. É um cão forte e saudável que não gosta de ficar preso. É resistente, adaptável e muito rápido.

Se trata de uma raça cheia de energia que fará de seu dono sua casa, se tiver essa oportunidade. Uma advertência importante é que nunca se deve permitir que eles pensem que estão mandando. Deve receber uma liderança constante por parte do dono. Tem uma tendência de ficar vagueando por aí se não ficar restrito a um só lugar e não deve ser deixado sozinho com aves nem roedores, ainda que possam se dar bem com gatos se forem apresentados de maneira correta.

Essa raça tem pontos negativos, mas no geral eles também possuem aspectos muito positivos. É um cão muito adaptável, que pode modificar com facilidade seus hábitos de vida. É muito inteligente, resistente, e um companheiro carinhoso e alegre, que se junta rapidamente à diversão familiar. Se trata de um excelente companheiro e trabalha sem dificuldades e muito bem como cão de terapia.

Ele pode se adaptar entre um cão de caça e um caseiro bem educado, mas deve ser adestrado constantemente para se comportar como todo bom cavalheiro.
Os cachorros devem estar bem sociabilizados e esse é um fator importante ao selecionar um criador de Parson Russell Terrier. O comportamento agressivo com outros cães ou pessoas não deve ser tolerado. Não se deixe enganar por um deles que tenha visto na televisão ou em filmes.
São cães que se distraem com facilidade e se interessam por outras coisas, mas é um cão inteligente que responde ao adestramento. Ainda que no geral Terriers tenham uma boa saúde, vários deles sofrem com problemas genéticos característicos daquela raça, o que no geral não é o caso do Parson.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas