Norwich Terrier - Saiba tudo sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Norwich Terrier

Quero esta raça

Ficha do Norwich Terrier

Norwich Terrier

Um dos menores Terriers usados para o trabalho, assim como o seu irmão Norfolk Terrier, o Norwich Terrier é alerta e sociável. Dentro de casa os cães dessa raça são bastante carinhosos e afetuosos, além de possuírem um temperamento bastante calmo e tranquilo, se adaptando bem à qualquer situação que poderia ocorrer em suas vidas. O Norwich Terrier se relaciona muito bem com praticamente qualquer um, principalmente se forem crianças que estejam sempre prontas para brincar.

 

Origem

Criadores de cães da Grã Bretanha desenvolveram através de uma ampla mistura entre vários Terriers conhecidos na época uma raça de Terrier pequenina, que era excelente para ser utilizada na caça aos ratos e perseguições a raposas nas fazendas da Inglaterra no século XIX. Essa pequena raça foi chamada de Norwich Terrier. Por muitas décadas essa raça bastante diversificada possuía muitas corres, tipos de pelagem e orelhas caídas para frente, assim como orelhas pontudas e erguidas.

Em 1914 essa raça quase desapareceu, apesar do motivo não ser conhecido e mesmo após o seu ressurgimento, essa raça é bem menos conhecido que sua raça irmã, o Norfolk Terrier. O Norwich Terrier foi aceito no livro de registros do Kennel Club em 1932 e em 1964 o English Kennel Club organizou essas duas variedades em duas raças distintas, o Norwich Terrier era agora a variedade com as orelhas erguidas, enquanto a variedade com orelhas caídas ficou conhecida como Norfolk Terrier.

 

Comportamento

O Norwich Terrier é uma raça que até pode ser treinada, mas eles respondem mais facilmente a um treinador que seja firme em seus comandos, sempre claro e nunca deixando espaço para o cão contestar sua autoridade. Eles precisam estar sempre perto de seus donos e familiares, sempre querendo ficar junto e fazer companhia para eles. Se essa raça for deixada sozinha por muito tempo, esses cães podem ser tornar inquietos e destrutivos por estarem entediados, não importa se estiverem dentro ou fora de casa.

O Norwich Terrier é uma raça bastante tranquila e amável no ambiente doméstico, mas no campo de caça é um cão muito confiante e valente, que não foge de adversários mais fortes e maiores que estejam nas tocas que invadem. Apesar de todo seu destemor, comportamento ativo e sua força, não é uma característica dos cães dessa raça começar nenhuma briga com outros cães.

Esses cães possuem um temperamento forte, por isso precisam ser bem treinados para não tentarem tirar a autoridade de seus donos. Além disso, o Norwich Terrier não costuma latir muito, sendo um bom companheiro para aqueles que vivem em apartamentos, desde que sempre o levem para caminharem e se exercitarem em passeios por parques ou até mesmo pela vizinhança.

 

Aspecto

O Norwich Terrier possui um corpo pequeno e compacto, coberto por uma pelagem curta e com uma textura aramada apesar de ser liso, que pode ser de qualquer tom de vermelho, tigrado, acinzentado e preto e fogo. Seus pelos são mais longos e ásperos na região do pescoço e ombros, enquanto o pelo é mais macio e curto em sua cabeça. Esses cães possuem um sub pelo bastante espesso. E os pelos mais compridos em volta de seu pescoço e ombros dão a impressão que eles possuem uma juba em forma de gravata. A sua cabeça é ligeiramente arredondada e larga, de stop bem definido e com o focinho em forma de cone, ficando mais fino conforme se aproxima da trufa. O bigode e as sobrancelhas dos cães dessa raça são bastante pronunciados. Eles possuem olhos escuros, geralmente pretos ou avelã, pequenos e ovais, além, é claro, de suas orelhas eretas, inseridas bem afastadas entre elas, bastante pontiagudas.

Eles possuem pescoços fortes, que descem para o seu peito que é bastante descido, seguindo em direção ao seu dorso curto e retilíneo, pernas pequenas e fortes além de caudas de um comprimento médio que são carregadas altas. A sua parte traseira é larga e bastante forte, formando um conjunto que dá uma boa impressão de força apesar de seu tamanho. Sua cauda pode ser amputada ou não, com uma base grossa que vai afinando na direção da ponta. Se for amputada ela deve ser portada ereta, com a metade de seu comprimento origina. No geral, o Norwich Terrier possui uma aparência robusta, mas fácil de lidar.

 

Cuidados específicos

Os cães dessa raça requerem pouquíssimos cuidados; uma escovação diária é tudo que eles precisam para estarem limpos e com uma boa aparência. Banhos só devem ser dados quando for estritamente necessário, uma vez que xampus e sabonetes podem afetar a sua pelagem resistente à umidade e eles não costumam se sujar propositalmente. O Norwich Terrier possui um pelo bastante rente ao seu corpo, por isso eles não precisam de tosa.

 

Saúde

O Norwich Terrier pode viver até 14 anos com poucos problemas de saúde, principalmente os de origem genética, mas apesar disso, alguns exemplares dessa raça podem desenvolver algum tipo de problema nos olhos.




História do Norwich Terrier

A única coisa que distingue o Norwich Terrier do Norfolk Terrier – além de seus nomes, que são os nomes da cidade e do condado em que ambas as raças foram criadas – é a sua orelha, que é ereta para o Norwich Terrier e caída para frente no caso do Norfolk Terrier.

As origens reais do Norwich Terrier são um pouco obscuras, mas acredita-se que eles possuem o sangue de vários cães Terriers em sua linhagem, como o Border Terrier e o Cain Red Terrier. Essa raça foi criada para ajudar no combate a predadores nocivos à vida na fazenda, como ratos, raposas e até mesmo texugos.

O Norfolk e o Norwich Terrier foram reconhecidos como raças distintas nos Estados Unidos como raças diferentes apenas em 1979.


Características do Norwich Terrier

O Norwich Terrier, assim como sua raça irmã o Norfolk Terrier, é um cão muito leal aos seus donos, corajoso e destemido. Os cães dessa raça não pensam duas vezes antes de encararem um adversário mais forte que eles e levam as suas cicatrizes do trabalho com orgulho.

Os cães da raça Norwich Terrier são cães afetuosos e cheios de vida, que adoram ficar na companhia de humanos, principalmente se puder ficar perto de sua família. Eles adoram brincar com crianças, das mais quietas às mais agitadas. Esses animais precisam de pelo menos um passeio diário onde possam se exercitar caso vivam na cidade, se adaptando muito bem a qualquer situação que possa se apresentar para eles.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas