Norfolk Terrier - Saiba tudo sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Norfolk Terrier

Quero esta raça

Ficha do Norfolk Terrier

Norfolk Terrier

Um dos menores Terriers que trabalham, o Norfolk Terrier é arrojado, alerta e sociável. Dentro de casa eles são afeiçoados e possuem um temperamento controlado, se adaptando a praticamente qualquer situação em que possa viver. Essa é uma raça que pode ficar absurdamente apegada aos seus donos.

 

Origem

No começo do século XX, criadores da Inglaterra oriental desenvolveram uma pequena raça para caçar ratos e raposas nas fazendas, que foi batizada como Norwich Terrier. Por muitas décadas, essa raça bastante diversificada – durante seu desenvolvimento foram utilizados cães como o Dandie Dinmont Terrier, Glen of Imaals e o Red Cain Terrier – possuiu tanto orelhas caídas quanto orelhas apontadas para cima, para não mencionar a grande variedade de cores e tipos de pelagens que foram resultados de todos esses cruzamentos. Em 1964, o English Kennel Club categorizou a variedade que possuía as orelhas caídas como uma nova raça, que se tornou o Norfolk Terrier e a variedade que possui as orelhas em pé continuou com o nome de Norwich Terrier. Nos Estados Unidos essa diferenciação não é utilizada e a raça é conhecida como um dos dois tipos de Norwich Terrier.

 

Comportamento

Os cães da raça Norfolk Terrier são bastante fáceis de treinar, mas eles só respondem aos professores que tiverem um comando forte e claro, que mantenha os treinamentos claros e positivos. Eles anseiam por companhia e proximidade com os humanos de sua família. Se forem deixados sozinhos por muito tempo, seja dentro ou fora de casa em um quintal ou em um jardim, os cães dessa raça podem se tornar entediados, inquietos e destrutivos. Esses cães possuem uma aparência rechonchuda, mas apesar disso eles são considerados como grandes sapecas entre os Terriers (principalmente levando em conta seu pequenino tamanho), já que é extremamente agitado e brincalhão. Apesar disso, essa raça é bastante amável e carinhosa, sempre alertas e destemidos.

Apesar de seu tamanho, o Norfolk Terrier possui uma disposição sem fim, não tem medo de nada e mesmo assim, é um Terrier bastante controlado, que não utiliza isso para começar nenhuma briga e guarda sua disposição para a caça de ratos, raposas e às vezes até mesmo texugos. Essa raça fornece trabalhadores incansáveis, que não se intimidam quando encontram um alvo feroz.

 

Aspecto

O Norfolk Terrier é um dos menores Terriers que trabalham em fazendas como caçadores. Esse cão compacto de pernas curtas e corpo sólido possui um contorno pequeno, forte e áspero, coberto com uma pelagem de comprimento médio, que pode ser vermelho, tigrado, cinzento ou preto e marrom. O seu pelo é aramado, sendo mais áspero e longo no pescoço e nos ombros do cão e, em contra partida, é mais liso e curto na região das orelhas e na cabeça. Essa raça possui bigodes pequenos e sobrancelhas, que são as exceções quanto ao pelo liso em toda a cabeça, sendo bastante ásperos. A sua cabeça é ligeiramente arredondada e larga, com um stop bem definido. Eles possuem um focinho em forma de cone, pontudo na ponta. Os seus olhos são escuros e um pouco ovais, podendo ser marrons ou pretos; suas orelhas têm um tamanho médio, sendo ligeiramente arredondadas nas pontas, que possuem o formato de um “V”, caindo para frente, próximas às bochechas. O pescoço dos cães dessa raça tem um comprimento médio, bastante forte, descendo para seu peito com costelas bastante arqueadas.

Seu dorso é curto, com um tronco bastante compacto. Suas pequenas pernas são bastante fortes, combinando com sua cauda que possui um comprimento médio e que é carregada para cima, podendo ser cortada ou não. Se ela for cortada isso deve ser feito na metade de seu comprimento, com ela inserida na altura da linha superior do cão, portada reta; se não for cortada, sua cauda deve ser de um comprimento mediano, para não causar a impressão de desequilíbrio para o cão, sendo bastante grossa na raiz e afinando conforme se aproxima da ponta, sendo tão reta quanto for possível, portada de um jeito elegante. É importante notar que a tosa excessiva nos cães da raça Norfolk Terrier não é recomendada, sendo aceita apenas no que diz respeito à sua higiene. As conhecidas “cicatrizes de honra”, obtidas durante seu trabalho são permitidas nessa raça e constam em seu padrão oficial.

 

Cuidados específicos

Essa raça precisa de pouquíssimos cuidados além de uma escovação diária, que é muito recomendada. Eles só devem tomar banho quando for extremamente necessário, já que o sabonete ou xampu pode remover a proteção contra umidade da pelagem do Norfolk Terrier. A tosa higiênica pode ser feita para evitar possíveis infecções na região dos olhos, orelhas e genitais do cão, mas uma tosa completa não é estimulada em seu padrão.

Além disso, para que possam viver tranquilamente na cidade é recomendado que os cães da raça Norfolk Terrier possam fazer passeios freqüentes para gastarem suas energias e se exercitarem.

 

Saúde

O Norfolk Terrier pode viver até os 14 anos com quase nenhum problema de saúde, principalmente problemas genéticos.




História do Norfolk Terrier

Criado na Grã Bretanha, no condado de Norfolk, o Norfolk Terrier é uma das menores raças de cães Terriers que são usados para o trabalho. Essa raça foi obtida pelo cruzamento de diversos cães Terriers que existiam na região, o que resultou esse cão com uma pelagem variada, tanto na textura e comprimento dela quanto em suas cores, além de existirem exemplares com as orelhas caídas para frente e outros com as orelhas eretas.

Nos Estados Unidos todas as variedades são conhecidas como Norwich Terrier, mas o English Kennel Club separou essa raça em duas raças distintas apenas pelo porte de suas orelhas, sendo a variedade de orelhas eretas mantida com o nome de Norwich Terrier enquanto a variedade de orelhas caídas para frente ficou conhecida como Norfolk Terrier.




Características do Norfolk Terrier

Apesar de ser um ótimo cão de caça, podendo trabalhar em bandos ou não em suas tarefas para encontrar raposas, texugos e ratos, o Norfolk Terrier é um cão bastante calmo e amável com sua família, sendo especialmente meigo com as crianças.

As orelhas do Norfolk Terrier são o seu diferencial em relação à sua raça irmã, o Norwich Terrier. Ambos foram criados na Grã Bretanha e por muito tempo foram considerados como variações de uma mesma raça. As suas orelhas são caídas para frente, próximo às bochechas. Apesar de seu temperamento tranquilo, esses pequenos cães exigem um treinamento firme e aceitam bem cicatrizes obtidas durante seu serviço como uma prova de sua valentia.



Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas